Boletim do NPC

Você estava esperando fevereiro chegar para comprar a agenda na promoção?

Olha aí. Chegou! Vem com a gente e saiba como comprar a sua.

6 de fevereiro de 2017

Artigos

A inclusão digital no Brasil serve ao consumo e não à cidadania

[Por Marina Pita - Intervozes] Uma das belezas de a Rede Mundial de Computadores (World Wide Web) ter se consolidado em tão poucos anos é que seu criador, Tim Berners-Lee, segue vivo e trabalhando para que a internet alcance seu potencial transformador. Berners-Lee está vivo, tem 61 anos e tem deixado bem registrado o que pensa sobre as mudanças de orientação da rede. Entre as características que ele defende é que a Web deve permanecer aberta. Mas, infelizmente, essa é uma batalha que ele – e nós – estamos perdendo para interesses corporativos e ausência de um Estado eficaz em defender os interesses de grande parte da população. O que Berners-Lee fez, em 1989, foi juntar a ideia de hipertexto com as ideias de Protocolo de Controle de Transmissão e Sistema de Domínios e Nomes e daí nasceu a Web, uma rede, uma teia, em que os assuntos vão se interligando, criando os mais diversos percursos de conhecimento possíveis. Infinitos. Esta Web já não é realidade para muitas pessoas. Para boa parte do mundo “em desenvolvimento”, a internet é o Facebook, conforme aponta pesquisa, e isso não está acontecendo simplesmente apenas porque as pessoas são tragadas para o “livro das caras”, mas como resultado de uma escolha política e que deve se acentuar ainda mais no próximo período. Leia o artigo completo.

Entrevistas

Entrevista com Lívia Perez, diretora de ‘Lampião da Esquina’, documentário sobre o primeiro jornal LGBT do Brasil

[Por Vanessa Panerari - Revista Fórum] Leia aqui a entrevista exclusiva para a Rede Fórum com Lívia Perez, diretora de “Lampião da Esquina”, documentário sobre o primeiro jornal LGBT do Brasil. Nascido em um contexto de imprensa alternativa, o jornal “Lampião da Esquina”, conhecido na época como “Lampião”, circulou entre os anos de 1978 e 1981, período de abrandamento dos anos de censura da ditadura civil-militar. Durante o festival “É Tudo Verdade”, que aconteceu em agosto de 2016, Lívia Perez lançou seu documentário Lampião da Esquina, que resgata a história do primeiro jornal LGBT do Brasil, o homônimo Lampião da Esquina. O filme acabou sendo escolhido destaque do evento e, por isso, foi exibido também nas itinerâncias do Festival que acontecem em capitais como Recife, Belo Horizonte e Brasília. Alguns meses depois, foi exibido no 24º Festival MIX Brasil de Diversidade, onde recebeu uma menção honrosa. Confira a entrevista!

A Comunicação que queremos

Revista Radis, da ENSP/Fiocruz, debate a Reforma da Previdência

A edição de fevereiro da revista Radis (ENSP/Fiocruz) traz um debate sobre a Reforma da Previdência e coloca em pauta os riscos que as mudanças oferecem à Seguridade Social. Na reportagem assinada por Luiz Felipe Ferreira Stevanim, especialistas discutem como as modificações se refletem na vida de cada um dos brasileiros e trabalhadores relatam a preocupação com a possível aprovação de um novo regime e seu impacto na saúde e no futuro. Confira a edição completa.

De Olho Na Mídia

Sardenberg articula o pensamento da Globo em tempos de Eike e Odebrecht

[Por Portal Viomundo] Em comentário na rádio CBN, Carlos Alberto Sardenberg colocou o milionário Eike Batista no colo de Lula e Dilma. Referiu-se a fotos publicadas nos jornais “provando” a proximidade entre o trio e disse que Eike é o exemplo descarado do capitalismo “de favor”. Tomado por súbita amnésia, esqueceu que trabalha num império construído de braços dados com a ditadura militar. Primeiro, a ditadura destruiu o empresário Mario Wallace Simonsen, dono da TV Excelsior, “suspeito” de proximidade com o deposto João Goulart — em seu telejornal, a extinta emissora chamou o golpe de 1964 de golpe, não de “Revolução”. Depois, a ditadura ajudou a construir a Globo. Leia a nota completa.

Proposta de Pauta

Proposta de pauta: quem se beneficia com políticas sociais?

[Por Reginaldo Moraes - NPC/SP] Cotas? Ação afirmativa? Discriminação positiva? Tratamento desigual para desiguais? Todos esses temas viraram maldição para nossa classe média conformista. Agora está em marcha um programa federal de destruição e privatização da previdência e do SUS. As politicas de cotas são alvo de tiroteio, inclusive de um vereador negro de São Paulo, um garoto do MBL filiado ao DEM. Fiquem de olho nos programas especiais de TV que vão bater nessa tecla. Essa reação, aqui no Brasil, não é muito original. Podemos aprender alguma coisa vendo o que acontece na matriz. Coisa parecida aconteceu nos Estados Unidos quando foram votadas leis de apoio aos direitos civis dos negros. Para mostrar como essas reações eram “pouco informadas”, o estudioso americano Ira Katznelson disse que as políticas afirmativas tinham sido “brancas”. Desde muito tempo, no século XIX, a lei do acesso à terra era redigida de tal modo que só brancos podiam ser proprietários. Formalmente, negros também podiam se beneficiar da lei. Só que as regras... Mesmo no período de legislação mais avançada, o New Deal dos anos 1930, com Franklin Roosevelt, acabava por beneficiar, fundamentalmente, os brancos. Naquela ocasião, se fez uma lei sobre previdência social e direitos trabalhistas, por exemplo. Detalhe: ficavam fora os trabalhadores rurais e os trabalhadores domésticos. Adivinhem onde estavam os negros e negras? Em 1946, uma lei fantástica de bolsas para acesso ao ensino superior, a lei dos veteranos (o chamado GI Bill). Beneficiados? Quase todos brancos. Acesso à casa própria via financiamento de hipotecas? As normas eram tão bem definidas que beneficiavam apenas... os brancos. Leia o texto completo.

Proposta de Pauta

Mães lembram filhos mortos pela violência policial

No dia 16 de dezembro de 2016, mães de jovens mortos pela violência policial no Rio de Janeiro, montaram, na Cinelândia, uma árvore de Natal decorada com as fotos de seus filhos. O ato foi organizado pelos familiares e por militantes de movimentos de luta contra a violência de Estado, como a Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, Mães de Manguinhos e o Movimento Moleque. O Núcleo Piratininga de Comunicação esteve presente e entrevistou algumas dessas mães, que dividiram conosco um pouco de sua dor e de sua luta. Entre elas estava Janaína Mattos, moradora do Borel, mãe de Jhonata Dalber, morto pela UPP em junho de 2016 ao sair para comprar pipoca. Confira!

De olho no mundo

Entrevista com Francisco Louçã no 22º Curso Anual do NPC

Em entrevista durante o 22º Curso Anual do NPC, o economista, professor da Universidade de Lisboa e um dos fundadores do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, falou para a jornalista Najla Passos sobre o atual avanço do conservadorismo no mundo. Louçã também nos contou de que maneira a burguesia domina todo um sistema de produção de ideias dominantes e do senso comum no capitalismo, entre outras assuntos. Confira a entrevista com imagens do comunicador popular Eric Fenelon.

De Olho Na Vida

De trabalho escravo a marketing ambiental: a face agrária de Eike Batista

[Por Alceu Luís Castilho] Empresário admitiu produzir carvão com madeira de desmatamento; construiu em terras indígenas e adquiriu centenas de imóveis rurais. Leia em Outras Palavras.

De Olho Na Vida

Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) lança estudo da violência

O Observatório da Mulher Contra a Violência produziu uma compilação de indicadores nacionais e estaduais sobre a violência contra as mulheres. O objetivo do trabalho é saber a quantas anda esse tipo de violação, identificar suas particularidades regionais e locais e oferecer subsídios para a atuação do governo e da sociedade civil. Saiba mais!

Democratização da Comunicação

CNS aprova realização da 1ª Conferência Livre de Comunicação em Saúde

[Conselho Nacional de Saúde] O Plenário do Conselho Nacional de Saúde decidiu realizar a 1ª Conferência Livre de Comunicação em Saúde, que terá como tema “Direito à informação, garantia de direito à saúde”. O evento ocorrerá de 18 a 20 de abril, em Brasília, com o objetivo de discutir a democratização do acesso da população às informações sobre saúde. A conferência pretende reunir jornalistas, blogueiros, coletivos de comunicadores, estudantes, além de conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde e almeja subsidiar as ações do controle social em comunicação em Saúde; unificar o conceito de acesso à informação ao direito de acesso à saúde; estabelecer parâmetros de comunicação para comunicadores e militantes em Saúde, nas diversas plataformas de produção, edição e disseminação de informações. O evento também vai servir para lançar as bases de um sistema comum de comunicação em rede, por todo o país, para compartilhamento de informações e experiências em saúde pública; e consolidar uma narrativa em defesa do SUS, a partir de estratégias de disseminação de conteúdo via redes próprias, em contraposição ao discurso negativo da mídia hegemônica. Veja mais informações.

NPC Informa

Unicamp promove colóquio nos 80 anos de morte de Antonio Gramsci

Em 2017, completam-se 80 anos da morte de Antonio Gramsci. Para celebrar as ideias e a vida deste importante intelectual e dirigente político, a Unicamp sediará, entre os dias 22 e 25 de agosto, o I Colóquio Internacional Antonio Gramsci. Saiba mais!

NPC Informa

Seminário “Darcy Ribeiro 20 anos”

Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, no auditório do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, um seminário debaterá a vida, a obra e os legados de Darcy Ribeiro. Serão 4 mesas temáticas compostas por pessoas que conviveram com ele, foram parceiros de caminhada e estudaram sua trajetória. Nossa coordenadora, Claudia Giannotti, autora da monografia “CIEPS: resgate histórico no sonho de Darcy Ribeiro”, participará do seminário. Saiba mais!

Memória

Marisa Letícia, a companheira do ex-presidente Lula da Silva

[Por Frei Betto] Se há uma mulher que não pode ser considerada mero adereço do marido é Marisa Letícia Lula da Silva. Conta a fábula que, tendo sido coroado, o rei nomeou para o palácio um lenhador que, na infância, fora seu companheiro de passeios pelo bosque. Surpreso, o pobre homem escusou-se frente à tão inesperada deferência, alegando que mal sabia ler e não possuía nenhuma ciência que justificasse sua presença entre os conselheiros do reino. “Quero-o junto a mim – disse o rei – porque preciso de alguém que me diga a verdade”. Marisa não tem a vocação política de Lula, mas sua aguçada sensibilidade funciona como um radar que lhe permite captar o âmago das pessoas e discernir as variáveis de cada situação. Por isso, é capaz de dizer a Lula verdades que o ajudam a não se afastar de sua origem popular nem ceder ao mito que se cria em torno dele. A simplicidade talvez seja o predicado que ela mais admira nas pessoas. Leia o texto completo.

Dicas

Cinema: ERA DAS UTOPIAS

Penúltimo episódio da série ERA DAS UTOPIAS, dirigida por Silvio Tendler. Clique no link e assista online. Aproveite para navegar no canal produtora Caliban no youtube. Confira aqui!

Dicas

Teatro: Companhia do Latão apresenta peça sobre as greves do ABC paulista

Está em cartaz, no CCBB do Rio de Janeiro, a peça “O pão e a pedra”, encenada pela Companhia do Latão. O enredo apresenta esperanças, dúvidas e impasses de um grupo de trabalhadores durante a greve do ABC paulista, em 1979. Era o momento de pré-fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), e são abordadas questões relacionadas à organização dos operários, ao poder, ao sindicalismo, aos direitos e lutas trabalhistas. A peça vale muito a pena, principalmente em tempo de ataques aos direitos e de incentivos ao individualismo e ao neoliberalismo.

Dicas

Teatro: Espetáculo “Substânc Engenho de Dentro

No dia 08 de fevereiro o ESPAÇO TRAVESSIA receberá mais uma linda apresentação teatral, o solo narrativo - Substância Feminina - com a atriz Anna Fernanda. O ESPAÇO TRAVESSIA fica no Instituto Municipal Nise da Silveira, rua Ramiro Magalhães, 521, casa do sol, no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.

Dicas

Livro: Coletânea de textos de Frantz Fanon disponível na internet   

É possível ler e baixar, pela internet, o livro “Em defesa da revolução africana”, do psiquiatra e filósofo Frantz Fanon. Ele nasceu na Martinica mas foi para a Argélia para poder atuar profissionalmente e lutar do lado dos colonizados. A obra disponível na internet é um conjunto de textos políticos escritos por Fanon entre a publicação de duas de suas grandes obras: “Pele negra, máscaras brancas” (1952) e “Os condenados da terra” (1961). Tais artigos estavam dispersos e foram reunidos nesse grande livro, que merece ser lido para percebermos a atualidade do pensamento de Fanon e da necessidade de luta contra as diversas formas de opressão. Para baixar o livro, basta clicar aqui.

Pérolas

Por Nilson Lage

Não divulgue falas, imagens e o nome dessa gente. Vivem disso. Deixe que fiquem no seu gueto de ódio porque terminarão se odiando uns aos outros. [Sobre os discursos de ódio propagados na internet]

Pérolas

Por Angela Davis

Esta é uma Marcha das Mulheres e ela representa a promessa de um feminismo contra o pernicioso poder da violência do Estado. E um feminismo inclusivo e interseccional que convoca todos nós à resistência contra o racismo, a islamofobia, o anti-semitismo, a misoginia e a exploração capitalista. [Trecho do discurso feito durante a Marcha de Mulheres contra Donald Trump, em Washington, no dia 21.01.2017]

Pérolas

Por Boaventura de Sousa Santos

O fascismo não tem apenas a face violenta. Tem também a face benevolente da filantropia. Na filantropia quem dá não tem dever de dar e quem recebe não tem direito de receber. Em tempos recentes, a classe alta e média alta do Brasil ressentiu muito que as empregadas domésticas ou os motoristas já não precisavam dos favores dos patrões para comprar um computador aos filhos ou fazer um curso. Ressentiam o fato de os seus subordinados se terem libertado do fascismo social. Quanto mais vasto é o número dos que vivem em fascismo social, menor é a intensidade da democracia. [Publicado na Carta Maior em 19/01/2017]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 326

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link