Boletim do NPC

22 de fevereiro de 2017

Notícias do NPC

Programa Quintas Resistentes está de volta com entrevista sobre o 8 de março

O Quintas Resistentes volta a ser exibido no mês de lutas das mulheres. O programa vai ao ar, ao vivo, hoje, dia 16 de março, a partir das 18h, e depois estará disponível na internet. Nesta edição especial, a entrevistada é a historiadora Virgínia Fontes, professora da Fiocruz. O programa será dividido em três blocos. No primeiro, as entrevistadoras farão perguntas sobre mulheres revolucionárias no início do século 20. No segundo, será abordada a participação da mulher no enfrentamento à ditadura no Brasil (1964-1984). No terceiro e último, serão apontados os desafios do movimento feminista hoje. Para assistir, basta clicar em nucleopiratininga.org.br/aovivo.

Notícias do NPC

Livro ‘A limpeza étnica da Palestina’ será lançado na Livraria Antonio Gramsci

A Editora Sundermann e o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) convidam para lançamento e debate, com a participação de Soraya Misleh, do livro “A Limpeza étnica da Palestina”, do historiador israelense Ilan Pappé. O lançamento será dia 24 de março, às 19h, na Livraria Antonio Gramsci: Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia.

Notícias do NPC

Também será lançado, na Gramsci, o livro “Cidadania e Internet entre a representação midiática e a representatividade política”

A Editora Appris e o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) convidam para o lançamento do livro “Cidadania e Internet entre a representação midiática e a representatividade política”, do jornalista Gustavo Barreto. O lançamento será no dia 29 de março, às 19h, na Livraria Antonio Gramsci (Rua Alcindo Guanabara, 17 - Térreo, Cinelândia).

Notícias do NPC

Teve início a edição de 2017 do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular

[Por Ívina Costa - NPC] O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) abriu nesta quinta (09.03) a 12ª edição do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular. A aula inaugural foi realizada na livraria Antonio Gramsci (Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo - Cinelândia) e teve a participação de Cláudia Giannotti, coordenadora do NPC. Em alusão ao 8 de março, a jornalista falou sobre as conquistas e lutas travadas pelas mulheres ao longo da história. A primeira aula externa aconteceu no dia 11. Junto ao professor de Geografia, Leon Diniz, os alunos fizeram uma caminhada pelo Centro histórico do Rio, da Cinelândia até a Praça da Harmonia, na Gamboa. Durante o trajeto, refletiram sobre as transformações urbanas ocorridas, sobretudo nos últimos anos, em função da Copa e da Olimpíada. Alguns dos pontos de parada foram a Candelária, Morro do São Bento e o Instituto dos Pretos Novos (IPN). O Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular acontece de março a outubro, sempre aos sábados, de 15 em 15 dias, das 9h às 17h. Neste ano, também haverá aulas teóricas durante a semana, a partir das 18h. O objetivo é incentivar a produção de veículos alternativos e também colaborar para a melhoria e ampliação dos já existentes. Por isso, o público alvo são estudantes de comunicação, moradores de favelas, jornalistas, sindicalistas, comunicadores populares e lutadores sociais. Nesta edição, os alunos terão aulas práticas de redação, entrevista, pauta, produção de vídeos, web rádio, etc. Eles também vão participar de debates e reflexões sobre a importância da comunicação contra-hegemônica, análise crítica da mídia, democratização da comunicação, entre outros temas.

Artigos

Falta de comunicação ou falta de política?  

[Por Reginaldo Moraes-NPC] Quando é escassa, a informação, em sentido amplo, dá autoridade a quem a tem. Concentrada pela escassez. Assim, em certas sociedades, domínio de certos códigos e interpretações dos fenômenos dava aos feiticeiros o governo das almas inocentes. Bem, há feiticeiros e almas inocentes em todas as sociedades. Só mudam de cara. Quando os meios de difusão se multiplicam e “vulgarizam”, a autoridade da “fonte” diminui, dessacraliza-se. Primeiro, a fonte tradicional da informação é contestada. Depois, toda a informação, de toda e qualquer fonte, começa a ter o mesmo valor ou quase o mesmo valor – e quando é assim, toda verdade tende ao valor zero, isto é, tende a ser contestada e contestável. Contudo, no limite, isso levaria à proliferação de guetos de verdades, articulados em torno das diversas fontes. Uma torre de babel. A “explosão” da comunicação via tecnologias telemática é um fenômeno de poucas décadas. Ainda assim, a cada ano, ela duplica a informação disponível. Já havia e-mail e aplicações comerciais nos anos 1980. Os franceses tinham compra por Minitel. Mas os servidores de web surgiram em 1990. Os blogs são do final dessa década, quando também se generaliza a troca de música pelos MP3. Facebook é coisa de 2004. Mas isso mudou bastante a compreensão das coisas, o modo de falar e de produzir fatos. Essa explosão e geração de múltiplas fontes e suas respectivas verdades contribui para diminuir a autoridade, mas também para aumentar a incerteza. | Continue lendo.

Artigos

Mensagem do NPC à turma do Curso de Comunicação Popular sobre quem foi Vito Giannotti  

[Por Equipe NPC - 09.03.2017] Vida que transbordava. Uma torrente de água cristalina que arrastava gente que, assim como ele, gostava de viver. Tinha duas grandes paixões. A primeira, era a revolução. Lutou enquanto viveu por uma sociedade livre das amarras do capitalismo. Queria que as pessoas fossem felizes. E, por isso, fazia o bem por onde andava. | Continuar lendo.

Entrevistas

“Se reforma da Previdência fosse justa, valeria para políticos”, critica Stedile

[Por Vívian Fernandes/ Brasil de Fato] Alterar a idade mínima e o tempo de contribuição para a aposentadoria. Esses são alguns dos pontos da reforma da previdência promovida pelo governo de Michel Temer. A medida é polêmica pois mexe com a vida de trabalhadores da cidade e também com a dos trabalhadores rurais, principalmente das trabalhadoras rurais. Dessa forma ela vem sendo muito criticada por movimentos populares e por centrais sindicais. Para debater e entender melhor esse tema e outros da política nacional, o jornal Brasil de Fato entrevistou João Pedro Stedile, que faz parte da direção nacional do MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). | Confira a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

CMI Brasil está de site novo  

O Centro de Mídia Independente do Brasil acaba de lançar seu novo site após 16 anos de existência. A rede Indymedia, da qual o CMI Brasil faz parte, surgiu em 1999 como uma rede de produtoras e produtores independentes com o lema “Odeia a mídia? Seja a mídia!". Desde então, vem buscando oferecer “informação alternativa e crítica de qualidade, que contribua para a construção de uma sociedade livre, igualitária, mais justa, solidária e que respeite o meio ambiente”. Defende também a liberdade de acesso e produção de conhecimento. Visite o novo site do CMI Brasil e leia mais sobre a nova página

A Comunicação que queremos

Financiamento público às mídias alternativas é tema de debate no Rio

[Por Eric Fenelon] Na última sexta-feira, 10 de março, a Escola do Legislativo do Rio de Janeiro (ELERJ) foi palco de mais de um debate sobre comunicação popular. Dessa vez o tema foi "Mídia alternativa: como buscar saídas para o financiamento público" e teve como base a emenda do deputado estadual Flávio Serafini (PSOL). Para entender melhor a questão, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) esteve presente e conta essa história em um pequeno vídeo.

De Olho Na Mídia

‘Minha última coluna na Folha’: texto de Guilherme Boulos ao sair do jornal

[Por Guilherme Boulos - líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) - 09.03.2017] Recebi nesta quarta-feira (08.03) uma ligação da direção da Folha dizendo que esta seria minha última coluna. Não estranhei. Estranhei, na verdade, que essa ligação tenha demorado tanto tempo para acontecer. Tenho posições antagônicas às do jornal e, principalmente, uma militância que incomoda a maior parte dos leitores e anunciantes que o mantêm. | Continue lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

TVT estreia série sobre ‘novo sindicalismo’ brasileiro

[Por redação Rede Brasil Atual (RBA)] Para contar a história do chamado novo sindicalismo brasileiro, a TVT exibiu nesta sexta-feira (10.03), às 20h30, o documentário Chão de Fábrica. Dirigida por Renato Tapajós, a série contém 13 episódios e conta com a narração do ator José de Abreu. O documentário se inicia com as greves de 1979 e 1980, ocorridas na região do ABC, em São Paulo, que fundaram as bases para um novo jeito de fazer sindicalismo e política no Brasil. Por meio de uma "linha do tempo", o trabalho conta o que mudou na atividade sindical desde então até os dias de hoje. Para sintonizar a TV dos Trabalhadores: Canal 8.1 HD na região metropolitana de São Paulo. Quem for assinante de sinal a cabo na capital e na região do ABC, deve sintonizar o canal 12 NET. No youtube, para assistir ao primeiro episódio, basta clicar aqui.

Radiografia da Comunicação Sindical

CUT-RS denuncia censura após Justiça ordenar apreensão de jornal contra reforma da Previdência

[Por Redação site Sul21 - 04.03.2017] O juiz Assis Leandro Machado, da 3ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Sul, concedeu ao deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) uma liminar de busca e apreensão do jornal especial da CUT-RS contra a reforma da Previdência (PEC 287/2016). O alvo da ação foi a campanha da entidade que pede para que a população pressione os parlamentares em suas bases a votar contra a proposta do governo federal que tramita no Congresso. Uma das peças traz a imagem do parlamentar sugerindo que ele seria a favor da reforma, o que motivou a ação. A liminar foi concedida nesta semana e, segundo a CUT-RS, um oficial de justiça esteve na sede da entidade, em Porto Alegre, em busca dos exemplares, mas as 100 mil cópias já haviam sido distribuídas. A entidade, porém, teve que retirar de seu site e mídias sociais as publicações que faziam referência ao deputado. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

‘Lista de Transparência’ traz 250 nomes flagrados por trabalho escravo

[Por Leonardo Sakamoto] Obtida através da Lei de Acesso à Informação (LAI), a ''Lista de Transparência sobre Trabalho Escravo Contemporâneo'' traz dados de empregadores autuados em decorrência de caracterização de trabalho análogo ao de escravo e que tiveram decisão administrativa final. A solicitação busca garantir transparência à política de combate a essa violação aos direitos fundamentais enquanto o governo federal não voltar a divulgar a informação, como costumava fazer. Para saber mais e acessar a lista, acesse.

De olho no mundo

Cuba desenvolve aplicativo de celular sobre sistemas eleitoral e político do país

[Por Opera Mundi] Uma equipe da Universidade Central Marta Abreu de las Villas, em Cuba, desenvolveu um aplicativo de celular para ampliar o conhecimento da população sobre os sistemas eleitoral e político do país. O sistema está disponível para celulares Android. O aplicativo, chamado X Cuba (Por Cuba), contém textos, áudios, infográficos, imagens e frases que a população poderá consultar e compartilhar nas redes sociais. No programa, ainda estão o texto integral da Constituição e a Lei Eleitoral. Existe, também, uma seção com 170 perguntas e respostas. Para saber mais sobre o aplicativo e baixá-lo, basta acessar.

Democratização da Comunicação

Direito à comunicação e saúde em disputa

Disputar a narrativa sobre o direito à saúde é o principal objetivo da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará em Brasília entre os dias 18 e 20 de abril. Com o tema “Direito à informação, garantia de direito à saúde”, o evento deverá reunir 800 pessoas de todo o país para discutir a democratização do acesso da população às informações sobre saúde. De acordo com Ronald Santos, presidente do CNS, a conferência livre servirá para dialogar com a sociedade a necessidade de defender o SUS. As inscrições estão abertas. Confira!

NPC Informa

Djamila Ribeiro comanda entrevistas exibidas pelo Canal Futura

O canal Futura estreou a nova temporada do programa “Entrevista”, que vai ao ar de segunda a quinta, às 22h15. Comandada pela ex-secretária de Direitos Humanos de São Paulo e ativista do feminismo negro Djamila Ribeiro, a série traz conversas com personalidades ligadas à cultura, a questões étnico-raciais e juventudes. Entre os convidados, estão a cantora Liniker, a colunista do jornal “O Globo” Ana Paula Lisboa, a vereadora Marielle Franco e a MC Linn da Quebrada. Com 13 minutos de duração sem intervalos, as entrevistas abordam assuntos como arte, educação, políticas públicas, racismo, machismo, intolerância religiosa, preconceitos, luta por direitos, a questão da mulher trans, entre outros. É possível assistir a todos os episódios gratuitamente.

Memória

Greve Geral 100 anos: pauta bem definida, contra trabalho infantil e exploração das mulheres, parou São Paulo

[Por Isaías Dalle/CUT Brasil - 10.03,17] Em 2017, comemoram-se os 100 anos da primeira e mais bem-sucedida Greve Geral brasileira. O movimento, embora tenha atingido outras cidades do país, como o Rio de Janeiro, teve seu epicentro e auge na capital de São Paulo, o centro industrial mais avançado. Segundo diferentes autores que estudaram aquela Greve, um dos principais motivos do sucesso da paralisação – que em julho deixou São Paulo às moscas, como veremos em textos posteriores – foi a escolha acertada das bandeiras de luta, com destaque para a exploração do trabalho infantil e o trabalho opressivo, extenso e noturno das mulheres. Este momento histórico pode servir de exemplo e motivação para a construção da greve que se pretende realizar neste ano de 2017, um século depois. | Continue lendo.

Memória

Você sabia?

Na greve de l9l7, a primeira fábrica a parar foi o Cotonifício Crespi, no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo.

Dicas

Filme ‘Cúmplices? A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil’

Foi lançado, pela TV pública alemã, o documentário “Cúmplices? A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil”. O filme é centrado na história de Lúcio Bellentani, figura central no inquérito que corre no Ministério Público Federal. A produção está tendo grande repercussão na Alemanha por apresentar a cumplicidade da empresa com o regime de torturas e opressões que se instalou no Brasil em 1964. Os documentos apresentados no filme são fruto do trabalho da Comissão Nacional da Verdade, continuado pelo IIEP. Além da Volks, outras empresas serão investigadas. O filme, com legenda em português, pode ser visto aqui.

Dicas

Filme sobre Nise da Silveira

O filme "Nise: o coração da loucura", sobre a médica que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil, está disponível na Netflix.

Dicas

Antologia ‘A Revolução das Mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética’

A editora Boitempo lançou, no mês de março, a tão aguardada antologia de feministas russo-soviéticas, que contém artigos, atas, panfletos e ensaios de mais de 10 autoras revolucionárias. O livro foi feito integralmente por mulheres, da capa à edição, passando pela tradução, preparação, revisão, diagramação e produção gráfica. A obra contém textos inéditos de Alexandra Kollontai, Nadiéjda Krúpskaia, Olga Chapír, Anna Kalmánovitch e outras. No Rio de Janeiro, o livro está sendo vendido, entre outros lugares, na Livraria Antonio Gramsci: Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia. Também é possível comprar por nosso site.

Pérolas

Por Claudia Giannotti, no #15M, dia de luta nacional contra a Reforma da Previdência

Os ventos estão em nova direção. Nas ruas, as pessoas comentam as greves, lamentam os rodoviários não terem parado e torcem para que o ato de hoje seja bonito. Faz tempo que eu não via isso. A História se desenrola aos nossos olhos. Eu tô dentro. E você? Vem também. Vem!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 327

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link