Boletim do NPC

29 de março de 2017

Notícias do NPC

Jornalista e historiadora Claudia Santiago Giannotti será homenageada com a medalha Chiquinha Gonzaga

[Por Redação NPC] A jornalista e historiadora Claudia Santiago Giannotti, coordenadora do NPC, será homenageada com a medalha Chiquinha Gonzaga nesta quinta (30.03), às 18h, no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107 – Lapa – Rio de Janeiro). Durante o evento, organizado por Renato Cinco, vereador do PSOL, Claudia falará sobre a luta das mulheres ao longo da história e a origem socialista do “Dia Internacional da Mulher”. | Saiba mais.

Notícias do NPC

Livro do jornalista Gustavo Barreto será lançado hoje na Livraria Antonio Gramsci

Será lançado nesta quarta (29.03), às 19h, na Livraria Antonio Gramsci, o livro ‘Cidadania e Internet - Entre a representação midiática e a representatividade política’. A obra, escrita pelo jornalista das Nações Unidas, professor e doutor Gustavo Barreto, traz informações sobre a nova dinâmica de comunicação, em curso desde os anos 1990 com a ascensão da internet. Como a rede mundial se desenvolveu a partir das ideias de seus primeiros fundadores? E quais rumos está tomando? Estão são algumas das questões abordadas no livro. Em sua pesquisa, o autor busca explicar como essa nova comunicação pode ampliar a cidadania e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, contextualiza essa relação por meio da breve história dos conceitos que envolvem a reivindicação coletiva por cidadania, a partir da utilização de aparatos tecnológicos e comunicacionais. Outra questão abordada se refere à forma como a comunicação comunitária ou alternativa tem se beneficiado da rede. Para contribuir com esse debate, o autor toma como exemplo a Revista Viração, publicação que foi tema de diversos estudos e já é considerado um dos mais destacados projetos de comunicação comunitária em nível nacional. Para se aprofundar neste tema, venha ao lançamento do livro na Livraria Antônio Gramsci (Rua Alcindo Guanabara, 17 - Cinelândia - Rio de Janeiro), nesta quarta (29.03), às 19h. Durante o evento, o autor vai dar uma entrevista, que será transmitida ao vivo pelo Facebook do NPC e, posteriormente, disponibilizada também em nosso site.

Notícias do NPC

‘A limpeza étnica da Palestina’ – Livro do historiador israelense Ilan Pappé é lançado na Livraria Antonio Gramsci

Foi lançado nesta sexta (24.03), na Livraria Antonio Gramsci, o livro “A limpeza étnica da Palestina”, do historiador israelense Ilan Pappé. Soraya Misleh, doutoranda em Estudos Árabes pela USP e coordenadora da Frente em Defesa do Povo Palestino, fez a apresentação da obra e falou sobre o histórico de luta e resistência na Palestina. A partir da abertura de arquivos oficiais israelenses, Pappé debruçou-se em reexaminar criticamente os acontecimentos de 1948 e o sionismo enquanto projeto político. Nesta obra, alia documentos oficiais à memória palestina para demonstrar que a criação de Israel como Estado judeu, na escolha de suas lideranças, promoveu limpeza étnica, ou seja, expulsão deliberada dos palestinos. O autor é um dos mais importantes entre os chamados novos historiadores israelenses. Professor da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Filho de imigrantes judeus alemães, nasceu em Haifa em 1954, apenas seis anos após a criação do Estado de Israel – para os palestinos, a Nakba (termo árabe que significa catástrofe). Lecionou na Universidade de Haifa entre 1984 e 2007. |Continue lendo.

Notícias do NPC

NPC realiza o terceiro encontro do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular

O terceiro encontro do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular aconteceu neste sábado (25.03). A aula foi ministrada pelo jornalista, professor e doutor Gustavo Barreto, no auditório SISEJUFE/RJ (Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro). Na parte da manhã, os alunos aprenderam a criar e administrar um blog e, à tarde, tiveram uma introdução ao audiovisual. Gustavo Barreto é autor do livro 'Cidadania e Internet - Entre a representação midiática e a representatividade política', que será lançado no dia 29 de março, às 19h, na Livraria Antonio Gramsci (Rua Alcindo Guanabara, 17 - Térreo - Cinelândia). O pré-lançamento do livro aconteceu no sábado, durante a aula, e cada aluno do curso recebeu um exemplar.

Artigos

A informação como fonte de poder político  

[Por Laurindo Lalo Leal Filho - Revista do Brasil - Março/2017] Faz pouco mais de cem anos. Em 1910, o sociólogo alemão Max Weber propôs ao 1º Congresso da Associação Alemã de Sociologia uma nova pesquisa. Ele queria saber se “o crescente capital fixo da imprensa significaria também um aumento do poder que permite moldar a opinião pública arbitrariamente”. No início do século 20, nos primórdios do cinema, antes do rádio e da TV e muito distante da internet, apenas os jornais serviam como meio de comunicação de amplo espectro. Ainda assim já eram percebidos por Weber como fortes instrumentos de poder, na medida em que acumulavam capital e dominavam áreas maiores do mercado. No entanto, na mesma época e pelas décadas seguintes esse poder seguiu camuflado pela ideia de que a imprensa seria um quarto poder, capaz de acompanhar criticamente as ações dos poderes institucionais. Até que, em alguns momentos, ela exerceu esse papel . Mas, a medida em que as empresas de comunicação cresciam, incorporavam novas tecnologias, agregavam sob uma mesma direção novos veículos, o rumo editorial mudava gradualmente de direção. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Lei da terceirização acaba com concurso público, diz procurador-geral do Trabalho

[Por Camila Rodrigues da Silva - Brasil de Fato SP - 23.03.2017] A Lei que regulamenta a terceirização ampla no país, aprovada nesta quarta-feira (22) na Câmara dos Deputados, seria o fim do concurso público e um incentivo ao nepotismo nos municípios, no Estado e na União. Essa é a avaliação do procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ronaldo Fleury, que enumera consequências negativas para os trabalhadores, para o serviço público e até para o capital. "Não vai ter mais concurso público porque todos esses serviços poderão ser terceirizados", avalia Fleury. O procurador projeta o futuro a partir de dados sobre os atuais terceirizados."Os índices de acidentes de trabalho são muito altos: de cada dez trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho fatais, oito são terceirizados. Por quê? Porque eles têm menos treinamento, existe um compromisso menor com o meio ambiente do trabalho", exemplifica. | Leia a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

A Revolução Pernambucana em quadrinhos    

[Por Roberta Jansen/ Carta Capital - 26.03.2017] Pouco antes de se tornar oficialmente independente de Portugal, o Brasil abrigou, durante 74 dias, uma pequena república libertária e abolicionista, muito diferente da monarquia absolutista vigente. Único movimento separatista do período colonial que ultrapassou a fase conspiratória, a Revolução Pernambucana de 1817 é pouco conhecida entre o grande público. Mas isso pode, aos poucos, mudar. Desenhista da Marvel e da DC Comics, o pernambucano Thony Silas acaba de lançar A Noiva, uma história em quadrinhos sobre a revolta republicana, que está completando 200 anos. O livro chega no próximo mês às livrarias.| Saiba mais.

De Olho Na Mídia

Violação do sigilo da fonte: atentado ao direito à comunicação

[Por Tatiana Stroppa - Intervozes - 24.03.2017] Na terça-feira, 21, o blogueiro Eduardo Guimarães, autor do Blog da Cidadania, foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal de São Paulo, além de ter computadores e celulares apreendidos por ordem do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em inquérito que apura o suposto vazamento de informações da 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em março de 2016. Na época, Eduardo Guimarães antecipou informações sobre a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acerca de diligências de busca e apreensão na sede do Instituto Lula. A Justiça Federal no Paraná, como os membros do Ministério Público Federal, que atuam na Lava Jato, emitiram notas para explicar a situação. Segundo a JF, “Eduardo Guimarães não é jornalista e seu blog destina-se apenas a permitir o exercício de sua própria liberdade de expressão e a veicular propaganda político-partidária”; “não é necessário diploma para ser jornalista, mas também não é suficiente ter um blog para sê-lo” e “a proteção constitucional ao sigilo de fonte protege apenas quem exerce a profissão de jornalista, com ou sem diploma”. | Continue lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Fisenge e NPC lançam cartilha sobre a Reforma Política  

[Por Ívina Costa – NPC] A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) lançam a cartilha REFORMA POLÍTICA, com o objetivo de fortalecer o debate deste tema tão caro à população e cada vez mais imprescindível no cenário político brasileiro. “O Brasil adota hoje um sistema político que precisa ser revisto e a cartilha trata disso. Ela explica o atual sistema, que a gente tem profundas divergências, e apresenta algumas bandeiras fundamentais, como, por exemplo, a adoção do financiamento público de campanha”, explica Clovis Francisco, diretor presidente da Fisenge. Para ele, a correlação de forças no país é perversa, uma vez que o capital domina o Congresso Brasileiro. Para aumentar a representatividade do povo na política, são apresentadas outras propostas, como a democratização da comunicação e a abordagem do sistema político e eleitoral brasileiro nas escolas. “Quem está encastelado hoje no Congresso não quer esse debate. Então, precisamos enfrentar isso nos sindicatos, nas fábricas e em todos os recantos do país”, explica Clovis. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Democracia já tem quase 2 mil assassinatos políticos no campo

[Por Cauê Seigner Ameni - MST - 20.03.2017] O ano de 2016 deixou uma marca de retrocessos pelo país. No campo a situação não foi diferente: o número de assassinatos causados por conflitos de terra retroagiu 13 anos. Com 60 mortes, 20% a mais que o ano anterior, 2016 tornou-se o ano mais violento no campo desde 2003, quando 71 pessoas foram assassinadas por lutarem pela reforma agrária e por seus territórios tradicionais, de acordo com o relatório Conflitos no Campo Brasil em 2016, da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Como nos anos anteriores, a violência se concentrou nas bordas da Amazônia. Dos 60 assassinatos, 49 aconteceram na região. Rondônia disparou na frente como o estado mais violento, com 21 mortes. O Maranhão ficou em segundo lugar, com 13 assassinatos. Antigo líder, o Pará ficou em terceiro, com seis mortes. Tocantins somou três assassinatos; Amazonas, Alagoas e Mato Grosso, dois. Na sequência de regiões com mais conflitos agrários aparecem o Nordeste, o Centro-Oeste, o Sudeste e a região Sul. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Ocupação Sem-Teto inaugura rádio, salão de beleza e bazar em SP

[Por Laio Rocha - Mídia Ninja - 27.03.2017] Às 10 horas da manhã a carne já começava a assar na Ocupação Povo Sem Medo do Capão, do MTST, no bairro do Capão Redondo, periferia de São Paulo. A fumaça que tomava o topo do morro em que o acampamento aportou há cinco meses, era sinal de festa. O povo entendeu e logo os barracos estavam lotados. O motivo da comemoração foi a abertura de três novos empreendimentos da ocupação: uma rádio, um salão de beleza e um bazar. Os barracões inaugurados ficam localizados na entrada do morro. Esses são os maiores do acampamento e tiveram uma força tarefa especial para a sua construção, que aconteceu em cerca de uma semana cada um. Esse que é a mais recente ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto na capital de São Paulo, contêm 1.500 famílias, de acordo com os números da coordenação. I Continue lendo.

De olho no mundo

A crescente violência mundial prejudica os progressos do desenvolvimento humano

[Remi Barroux, Le Monde / Tradução de Clarisse Meireles/Carta Maior - 22.03.2017] O exercício é sempre delicado: destacar os progressos realizados nas últimas décadas no que diz respeito ao desenvolvimento humano no nível global e, ao mesmo tempo, alertar sobre os novos perigos que o ameaçam. No "Relatório do Desenvolvimento Humano 2016", apresentado nesta terça-feira, 21 de março, em Estocolmo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tenta dar conta, na justa medida, das duas coisas. I Continue lendo.

Democratização da Comunicação

Publicação denuncia violações ao direito à comunicação no Brasil

[Por Marina Schneider / NPC – 27.03.2017] O Coletivo Brasil de Comunicação Social – Intervozes lançou, no dia 23 de março, na Casa Pública, no Rio de Janeiro, o relatório “Direito à Comunicação no Brasil 2016”. A publicação reúne seis grandes reportagens que abordam os retrocessos vividos no campo da comunicação no Brasil no ano passado. No evento, a coordenadora do Intervozes, Bia Barbosa, ressaltou que vivemos um momento de escalada do cerceamento à liberdade de expressão e, por isso, foi preciso dar um passo atrás na campanha por um novo marco regulatório das comunicações, da qual o Intervozes faz parte, e priorizar a denúncia desses casos e o apoio aos que vêm sofrendo ameaças. Isso pode ser feito por meio da campanha Calar Jamais!, criada no ano passado. I Continue lendo.

Memória

Editora UNB lança o livro “Paixão de Honestino” sobre a trajetória do líder estudantil Honestino Guimarães

[Por Isabella Andrade - Correio Braziliense - 27.03.2017] Escrito entre histórias, memórias e fatos históricos, a obra de Betty Almeida, intitulada como Paixão de Honestino, reúne vivências da própria escritora, amiga de um dos mais importantes líderes estudantis do país. Trazendo à tona a biografia permeada por discussões de elementos retirados de suas lembranças e experiências, o livro mostra o cotidiano do estudante em seu período resistência à repressão na Universidade de Brasília (UnB). I Continue lendo.

Memória

Anatomia de um crime

[Por Rogério Daflon - Agência Pública - 23.03.2017] O Maracanã era a casa coletiva dos cariocas e dos brasileiros apaixonados por futebol. O mítico templo do esporte bretão nunca intimidou o torcedor; ao contrário, era ali que ele se sentia à vontade. No dia 2 de junho de 2013, porém, o estádio mais popular do planeta – já reformado para acolher a próxima Copa do Mundo – se apresentou tão metamorfoseado que chocou frequentadores. “Fiquei catatônico”, disse o historiador e antropólogo Marcos Alvito à Pública. “Eu, que me sentia tão pertencente àquele lugar, de repente tive a sensação de estar perdido, deslocado. Minha então namorada me disse que fiquei cinco minutos calado e perplexo.” I Continue lendo.

Dicas

Está em cartaz a Exposição ‘Meus Caros Amigos – Augusto Boal – Cartas do Exílio’

Está em cartaz no Sesc Vila Mariana a exposição ‘Meus Caros Amigos - Augusto Boal - Cartas do Exílio’. Em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), a exposição reúne parte da correspondência de Augusto Boal (1931-2009), criador do Teatro do Oprimido, durante os anos de seu exílio político, de 1971 a 1986. I Continue lendo.

Dicas

“A Repressão Militar-Policial no Brasil: o livro chamado João”

Foi lançado este mês, no Museu de Arte da Bahia, o livro “A Repressão Militar-Policial no Brasil: o livro chamado João”. A obra é uma construção coletiva de autores presos políticos, que sentiram na pele o regime ditatorial de 1964. Escrito por Aton Fon Filho, Carlos Lichtszejn, Celso Antunes Horta, Gilberto Luciano Beloque, Pedro Tierra, José Carlos Vidal, Manoel Cyrillo, Paulo de Tarso e Reinaldo Morano, o material propõe uma leitura e reflexão para o campo acadêmico e toda classe trabalhadora que está nas ruas lutando contra a retirada de direitos. Editora Expressão Popular.

Dicas

‘Mandela: o caminho para a liberdade’ estreia na Netflix

O filme, disponível desde o dia 1º de março na Netflix, é inspirado na autobiografia do ex-presidente sul-africano publicada em 1994. Os espectadores acompanham a vida de Nelson Mandela desde sua infância até a chegada à presidência da África do Sul. O longa apresenta o início do trabalho político em defesa dos direitos humanos e pelo fim do Apartheid. Também trata dos 27 anos em que esteve preso. O filme também está disponível, dublado, no youtube. Assista!

Pérolas

Por Frei Betto, quando questionado por que um frade dominicano como ele se envolve tanto na política

"Porque sou discípulo de um prisioneiro político. Que eu saiba, Jesus não morreu de hepatite na cama nem de desastre de camelo numa esquina de Jerusalém. Morreu como tantos presos políticos na América Latina das décadas de 1960 a 1980: foi preso, torturado, julgado por dois poderes políticos e condenado a ser assassinado na cruz. A pergunta é outra: que fé cristã é essa que não questiona a desordem estabelecida e ainda canoniza ditaduras e acções bélicas? É bom não esquecer que Hitler, Salazar, Franco e Pinochet se diziam cristãos... Além disso, não há ninguém que não se envolva em política. Há quem, ingenuamente, se julgue neutro, isento ou alheio a ela."

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 329

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti e Ívina Costa

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link