Boletim do NPC

10 de abril de 2017

Notícias do NPC

NPC promove, no mês dos trabalhadores, o 1º Festival de COMUNICAÇÃO SINDICAL E POPULAR

O 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular será uma grande intervenção cultural, livre e democrática, para celebrar os veículos de comunicação sindicais e populares. O evento terá exposições das mídias produzidas por sindicatos, movimentos e coletivos de mídia alternativa, além de shows de música, teatro e dança. A programação contará também com aulas públicas sobre temas importantes para a cultura, a história e para a comunicação. Será realizado no dia 25 de maio, mês do trabalhador e da trabalhadora, na Cinelândia, e comemorará um marco importantíssimo na luta da classe: 100 Anos da Greve das Tecelãs na Rússia. O tema reúne grandes eventos históricos, como o 1º de Maio dos trabalhadores e a luta pela jornada de trabalho de 8 horas, o centenário da Revolução Russa e o 8 de Março das mulheres. Uma ampla celebração de lutas! Vai ser um evento aberto e gratuito, realizado a partir de uma campanha de financiamento coletivo e da sua participação. Por isso, é fundamental a colaboração de todas e todos que acreditam ser possível construir uma cultura transformadora e uma comunicação democrática. Saiba mais e colabore!

Notícias do NPC

NPC lança nova edição da cartilha do 1º de Maio  

O NPC lançou no último sábado (08.04), durante a aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular, a cartilha 1º de Maio - dois séculos de lutas operárias. A publicação conta a história de luta dos trabalhadores pela jornada de 8 horas. Muito mais do que recordar a origem da data, o texto nos ajuda a entender o que está em jogo no presente e nos mostra a força da classe trabalhadora organizada. Reviver a história é pensar na responsabilidade que temos no presente. Algo importante, principalmente neste ano de 2017, em que governo federal e o congresso tentam criar uma nova legislação trabalhista, que é um duro golpe nos direitos dos trabalhadores. Cada exemplar custa R$10. Saiba mais e veja como garantir a sua!

Notícias do NPC

Claudia Santiago Giannotti é homenageada no Rio

[Por Ívina Costa - NPC] Na última quinta-feira de março (30.03), mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a jornalista e historiadora Claudia Santiago Giannotti foi homenageada com a medalha Chiquinha Gonzaga. A comenda foi entregue no Rio de Janeiro, pelo mandato de Renato Cinco, vereador do PSOL-RJ. Antes, Claudia falou sobre a história de luta das mulheres e a origem socialista do 8 de março. Claudia coordena o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) - referência em comunicação para trabalhadores, professores e estudantes de todo país. Após atuar como coordenadora de comunicação em diversos sindicatos, fundou o Núcleo nos anos 1990, junto a seu companheiro Vito Giannotti. | Continue lendo.

Notícias do NPC

Comunicação popular e história das favelas são temas de estudo na 4º aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular

Foi realizado no sábado (01.04) o 4° encontro do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular. Desta vez, os temas estudados foram "Comunicação Popular" e "História das Favelas", ambos com foco no Rio de Janeiro. A primeira aula foi ministrada por CLAUDIA SANTIAGO GIANNOTTI. Jornalista, historiadora e coordenadora do NPC, ela explicou que "a comunicação popular deve existir de acordo com a demanda da comunidade e não deve estar desconectada das lutas populares". A origem de parte dessas lutas foram assunto na aula seguinte. Historiador e professor da PUC-RJ, MARIO BRUM falou sobre o surgimento das favelas no século 19. Ele explicou que as relações entre o Estado e a Favela foram sempre marcadas por repressão, clientelismo e resistência e destacou os processos de remoções. Os alunos também assistiram dois vídeos: "Grita Povo" e "Comunicação Popular no Rio: Quem faz", este último produzido pelo NPC. E, para se aprofundarem ainda mais nos assuntos estudados, ganharam dois livros: "Das favelas para as favelas", do repper Fiell, e "Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação", escrito por vários autores.

Artigos

O escárnio de Temer com as concessões de rádio e TV

[Por Bia Barbosa - Carta Capital/Intervozes - 29.03.2017] A imprensa toda noticiou e o empresariado de radiodifusão comemorou as mudanças no marco regulatório do setor, publicadas na quarta-feira, 29.03, no Diário Oficial da União. Para a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), foi “a maior vitória dos últimos 50 anos”. Quem quiser entender de fato o que mudou nas normas que as concessionárias devem respeitar – as poucas em vigor no país – não vai achar muita explicação nas matérias e reportagens. O discurso que prevaleceu foi o da “desburocratização para apoiar as empresas”. O ministro Gilberto Kassab falou em “liberdade para os empreendimentos”. E Michel Temer, na cerimônia de sanção da lei no Palácio do Planalto, chegou a afirmar que as novas regras são uma “contribuição à imprensa livre”. Com o perdão do trocadilho infame, só se for “livre de obrigações”. Uma simples leitura do texto da Medida Provisória sancionada – que agora já é lei – revela o tamanho do escárnio com que este governo passa a tratar o serviço de radiodifusão. Entre o envio para o Congresso Nacional no final de 2016 e a sanção nesta terça-feira, a MP 747 ganhou requintes de crueldade para qualquer um que acredita que o interesse público deveria ser o condutor dos processos de licenciamento das outorgas de rádio e TV no Brasil. Por incrível que pareça, num país em que as concessões sempre foram usadas como moeda de troca política, foi possível piorar o procedimento das licenças. E agora não é nenhum exagero afirmar que o empresariado da radiodifusão pode fazer o que bem entender com este bem que, vale lembrar, é público. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Marilena Chauí: “Universidades devem entender que fazem parte da luta de classes”

[Por Fania Rodrigues - Brasil de Fato RJ - 04.04.2017] Professora da Universidade de São Paulo (USP) e crítica assídua do modelo capitalista, a filósofa Marilena Chauí foi recebida essa semana por uma verdadeira multidão de jovens da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Auditório lotado, gente sentada no chão e escadas, porta entupida de espectadores e a entrada da universidade igualmente lotada, com alunos que assistiam à palestra em uma transmissão ao vivo, feita pela TV UERJ. Assim foi recebida Marilena, que falou sobre a crise nas universidades públicas brasileiras. | Confira a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

Campanha #MeuProfessorRacista denuncia racismo em locais de ensino

[Por Victória Damasceno - Carta Capital - 04.04.2017] Na sala de aula, ela tirou uma nota considerada boa. Com a prova corrigida, o professor fez Tati Ribeiro Nefertari refazer o exame ao seu lado, como prova de que havia conseguido atingir aquela nota sozinha. “Refiz a prova, tirei uma nota ainda maior, e não tive um pedido de desculpas”, conta Nefertari numa postagem em seu Facebook com a hashtag #MeuProfessorRacista. Com o intuito de fazer denúncias de professores que cometeram atos de racismo nas salas de aula, o coletivo Ocupação Preta da USP, formado por alunas e alunos negros da universidade, lançou a campanha #MeuProfessorRacista, em que negros e negras contam situações de racismo que sofreram nos ambientes escolares e universitários. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

MPF aciona a Record por racismo contra Ludmilla  

[Redação Carta Capital - 04.04.2017] O Ministério Público Federal acionou a TV Record de Brasília por racismo no caso envolvendo o apresentador do programa Balanço Geral DF, Marcos Paulo Ribeiro de Moraes, o "Marcão do Povo", e a cantora Ludmilla, chamada pelo comentarista de “macaca” durante o quadro "A Hora da Venenosa", no dia 9 de janeiro de 2017. O inquérito civil pede exibição de programação anti-racista por 10 dias no mesmo horário e duração do quadro original e indenização por dano moral coletivo no valor de R$500 mil. O inquérito civil contra a rede de televisão e o apresentador foi instaurado a partir de representação do coletivo Intervozes e Andi - Comunicação e Direitos. "É uma coisa que não dá para entender. Era pobre e macaca. Pobre, mas pobre mesmo”, disse o apresentador na ocasião, veiculada na capital federal, em suas cidades satélites e em três cidades de Goiás, enquanto comentava uma notícia sobre Ludmilla ter evitado fotos com fãs. “Eu sempre falo... eu era pobre e macaco também", continuou, tentando consertar a ofensa. "A expressão 'macaco' é diuturnamente utilizada na sociedade brasileira nas mesmas circunstâncias verificadas no caso, isto é, com propósitos evidentemente racistas, sempre visando à fragilização do negro com base na cor da pele que ostenta", diz ação do Ministério Público Federal. "A palavra macaco é uma das poucas expressões que consegue simbolizar com tanta força e clareza a discriminação racial e a perpetuação de uma cultura racista e preconceituosa", afirmam os procuradores. | Continue lendo!

Radiografia da Comunicação Sindical

Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) realiza seminário sobre comunicação, em Brasília, com participação de Claudia Giannotti

[Redação NPC - 06.04.2017] A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) realizaram na última quarta (05.04) e quinta (06.04) o 1º Seminário de Comunicação das Entidades, em Brasília. Além de debater a comunicação, o evento teve como objetivo criar um plano para o uso de instrumentos da comunicação nas lutas contra a privatização dos setores de saneamento e energia. Claudia Santiago Giannotti - jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) – fez a abertura do encontro com o tema: “Os desafios da comunicação sindical perante a hegemonia da grande mídia”. No período da tarde, Maísa Lima, assessora de comunicação da CUT-GO, falou sobre “a importância da formação das redes de comunicação sindical para o fortalecimento da luta dos trabalhadores”. Na última palestra do dia, o jornalista da TVT Hamilton Rocha falou sobre “a TV dos Trabalhadores como aliada na luta pela comunicação". O seminário terminou com a aprovação do plano de comunicação das entidades.

De Olho Na Vida

14º Acampamento Terra Livre, em Brasília, vai reunir cerca de 1,5 mil indígenas

[Redação NPC] Cerca de 1,5 mil lideranças indígenas de todo o país estarão reunidas no 14º Acampamento Terra Livre, de 24 a 28 de abril, em Brasília. A maior mobilização de povos indígenas do país acontece em meio a um grande ataque contra os direitos da população indígena, articulado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O tema do acampamento deste ano é “Unificar as lutas em defesa do Brasil indígena ” e seu objetivo é “ reunir em grande assembléia lideranças dos povos e organizações indígenas de todas as regiões do Brasil para discutir e se posicionar sobre a violação dos direitos constitucionais e originários dos povos indígenas e das políticas anti-indígenas do Estado brasileiro ”. | Continue lendo.

De olho no mundo

Greve geral na Argentina mostra força de trabalhadores contra presidente Macri

[Redação Brasil de Fato - 06.04.2017] A capital argentina, Buenos Aires, amanheceu parada nesta quinta-feira (6). A greve geral convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) e pelas Centrais de Trabalho da Argentina (a CTA e a CTA Autônoma) contou com a adesão de todos os sindicatos de trabalhadores em meios de transporte do país, além de diversas categorias, como professores e lixeiros, e grande parte do comércio. A mobilização é uma resposta às políticas de ajuste econômico implementadas pelo presidente Mauricio Macri, do Cambiemos, coligação neoliberal que governa o país. Os protestos se inserem em um cenário de 40% de inflação, salários desvalorizados, aumento do desemprego (que subiu dois pontos percentuais) e da pobreza (que atinge 32% da população do país). | Continue lendo.

De olho no mundo

‘Regime de Assad é uma desgraça moral’: Noam Chomsky sobre a guerra na Síria

[Por Gustavo Barreto - Fazendo Media - 07.04.2017] À medida que a indignação mundial se instala sobre um ataque de armas químicas na província de Idlib – ainda sem informações precisas –, que teria sido feito pelo governo Assad, o ‘Democracy Now!’ conversou o dissidente político, linguista e autor Noam Chomsky sobre o conflito em curso na Síria. Confira abaixo e, a seguir, breve análise do ataque feita por um autor sírio. | Confira a entrevista completa.

Democratização da Comunicação

Nesta segunda (10.04), Amarc Brasil lança livro sobre o futuro das rádios comunitárias

[Por Redação Pulsar Brasil – 10.04.2017] Nesta segunda-feira (10), a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil) realiza o lançamento do livro “Rádios Comunitárias em Tempos Digitais”. A publicação, que teve o apoio da Fundação Ford, reúne uma coletânea de artigos e entrevistas sobre temas que são desafios políticos e sociais para as rádios comunitárias. O evento será marcado por duas mesas de debate: “Os desafios da Comunicação Comunitária no século XXI” e “Rádios Comunitárias em Tempos Digitais”. Para saber mais sobre o que esperar dos debates, a Pulsar Brasil conversou com Lígia Apel, representante da Rede de Mulheres da Amarc, e com Marcelo Saldanha, presidente do Instituto Bem Estar Brasil. | Continue lendo.

Democratização da Comunicação

Pré-conferência aponta urgência de aprofundar o debate sobre o direito à comunicação como essencial à saúde

[Por Juliana Krapp, Marcelo Garcia e André Bezerra - Fiocruz - 07.04.2017] A necessidade de efetivar o direito à comunicação como prerrogativa básica e indissociável do direito à saúde deu o tom da Pré-Conferência Livre de Comunicação e Saúde, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (5/4), no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos. O encontro serviu como preparação para a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, a ser realizada de 18 a 20 de abril, em Brasília. | Continue lendo.

Memória

Série especial lançada pela TVT relembra o golpe civil-militar de 1964

"Lembrar e Resistir” – este é o nome da série documental produzida pela Rede TVT para relembrar o golpe civil-militar de 1964. Lançada nesta terça (04.04), a série especial contém quatro episódios com depoimentos de alguns funcionários da empresa Volkswagen sobre as perseguições que sofreram dentro e fora da fábrica. E, além disso, falam sobre a luta que travam na justiça, por uma reparação. Em 2015, o Ministério Público Federal recebeu das mãos de centrais sindicais uma série de documentos, provas físicas e testemunhais de que a empresa alemã Volkswagen colaborou diretamente com os militares durante a ditadura. Os documentos, organizados por ex-funcionários e comissões da verdade, indicam que a empresa fornecia informações sobre funcionários com atuação sindical e política para os órgãos de segurança da época. E também permitia torturas no interior da fábrica, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Leia os resumos e confira os episódios.

Dicas

Instituto Patrícia Galvão e Fundação Rosa Luxemburgo lançam o livro Feminicídio #InvisibilidadeMata  

A obra debate as características dos feminicídios, denuncia sua perpetuação no Brasil – o quinto país com a maior taxa de assassinatos femininos no mundo – e destaca ainda a urgência do enfrentamento às violências contra as mulheres. Com o objetivo de ampliar este debate urgente e necessário, o livro está disponível também para consultas, compartilhamentos e download na íntegra. Confira.

Dicas

Últimos lançamentos na Livraria Antonio Gramsci

A Livraria Antonio Gramsci fez o lançamento de dois livros no mês de março: “A Limpeza Étnica da Palestina" (R$62), do historiador israelense Ilan Pappé, e “Cidadania e Internet - Entre a representação midiática e a representatividade política” (R$32), escrito pelo jornalista Gustavo Barreto. Confira e garanta os seus exemplares!

Pérolas

Por Amelinha Teles

O ódio às mulheres era muito grande na ditadura. Os agentes do Estado acreditavam que elas queriam superar os homens. Para eles, as mulheres estavam pegando em armas para tomar o poder dos homens. Então, as militantes eram promíscuas e atentavam contra a moral e os bons costumes. Por isso, os militares tentavam fortalecer o estereótipo da mulher filha, esposa, amante. A mulher que fosse livre e que decidisse ir para a luta, inclusive a armada, era odiada pelos homens. [Amelinha Teles, militante presa e torturada pela ditadura militar do Brasil, participou do programa Aula Pública do site Opera Mundi]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 330

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Ívina Costa e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link