Boletim do NPC

25 de abril de 2017

Notícias do NPC

Semana Antonio Gramsci!

Nesta quinta-feira, dia 27/04/2017, completam-se 80 anos da morte do filósofo marxista, jornalista e político italiano Antonio Gramsci. Para marcar a data, o NPC e a Livraria Antonio Gramsci realizam duas atividades nesta semana. Não perca!

Notícias do NPC

“Poder, Estado e Política: Gramsci hoje” – debate com Virgínia Fontes

No dia 26, às 18h, vai acontecer, na Livraria Antonio Gramsci, o debate “Poder, Estado e Política: Gramsci hoje” com a historiadora e professora da UFF, Virgínia Fontes.

Notícias do NPC

Lançamento do livro “Gramsci e a questão dos intelectuais”

Na quinta-feira, dia 27, às 18h, também na Livraria Antonio Gramsci, haverá o lançamento do livro “Gramsci e a questão dos intelectuais", de André Malina. Na obra, o autor nos convida a discutir o conceito de intelectual com base nas reflexões de Antonio Gramsci buscadas a partir do desafio político e histórico que representava a ascensão do fascismo na Itália contemporânea. O evento terá início com uma entrevista concedida pelo autor e transmitida ao vivo pelo Facebook.

Notícias do NPC

Curso de Oratória em Aracaju nos dias 29 e 30 de abril

A coordenadora do NPC, Claudia Santiago Giannotti, vai a Aracaju no próximo final de semana, dias 29 e 30 de abril, para ministrar um curso de oratória para professores. A organização é do SINTESE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe.

Notícias do NPC

NPC participa de Encontros do Poder Popular na UFF

A coordenadora do NPC, Claudia Santiago Giannotti, participa, amanhã (26/04), às 16 horas, da primeira atividade do evento “Encontros do Poder Popular”, na Universidade Federal Fluminense. O tema desse primeiro encontro é "Movimentos sociais: Comunicação e Socialização Política" e também contará com a participação de Charles Dread, dirigente da Nação Hip Hop no Rio. |Saiba mais!

Notícias do NPC

Está chegando o 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular!

A galera aqui do Núcleo Piratininga de Comunicação - NPC teve uma ideia, mas pra tirar ela da cabeça precisamos que vocês embarquem nessa também! O 1° Festival da Comunicação Sindical e Popular será uma grande intervenção cultural, livre e democrática, para celebrar os veículos de comunicação sindicais e populares. O evento terá exposições das mídias produzidas por sindicatos, movimentos e coletivos de mídia alternativa, além de shows de música, teatro e dança e aulas públicas. Colabore com a nossa campanha de financiamento coletivo e chega mais com suas contribuições, materiais e intervenções artísticas. Vai ser gratuito, vai ser na praça, vai ser nosso! Vamos juntos? Estamos no mês final de arrecadação! Para colaborar, acesse: https://benfeitoria.com/npc. As contribuições também podem ser feitas na conta do NPC. | Saiba mais!

NPC Informa

Websérie relembra o massacre de Eldorado dos Carajás

[Por Redação NPC - 22.04.2017] Para marcar os 21 anos do assassinato de 19 trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás (PA), a Companhia Estudo de Cena lançou a web-série "A FARSA: ENSAIO SOBRE A VERDADE". A história será contada em 21 episódios, de aproximadamente cinco minutos cada. O primeiro episódio foi lançado em 17 de abril, data em que ocorreu o massacre, há 21 anos. O lançamento de cada episódio acontece em locais públicos, como assentamentos, universidades, praças e parque de nove cidades do estado de São Paulo. Depois, eles são publicados no canal do Youtube: A farsa: ensaio sobre a verdade. | Continue lendo.

Artigos

Uma, nove ou dez pós-verdades sobre a mídia, por Gabriel Priolli

[Por Gabriel Priolli - Nocaute - 20.04.2017] A pós-verdade, definitivamente, é o esporte do momento. Os brasileiros gostaram tanto desse novo horizonte do conhecimento humano, em que não há mais limite entre o que é certo e o que é falso, que ele já virou até joguinho de internet. Na rede social que é acusada de liderar a ofensiva da Pós-Verdade, os usuários divertem-se em contar nove verdades e uma mentira. Irmanado com os seus concidadãos, neste momento de ápice na evolução de nossa espécie, quando deixamos para trás o peso de milênios de sabedoria para nos lançar desassombradamente no reino do tanto-faz e do pode-ser, este colunista adere à onda. Oferece a seguir um conjunto de afirmações extraídas dos projetos editoriais, manuais de redação e notas oficiais da grande imprensa brasileira. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Entrevista traz análise e histórias de corrupção na ditadura militar

[Redação Agência Pública - 07.04.2017] Há 53 anos o país mergulhava nos 21 anos mais complicados de sua história: a ditadura militar. Na entrevista a seguir, conduzida pela codiretora da Pública, Marina Amaral, o tema não é menos denso. Como se engendrou a corrupção no período de exceção? Quem corrompia? Como? Na conversa, o ex-editor do jornal Movimento Raimundo Pereira e o historiador Pedro Campos explanam suas visões sobre o tema. Campos, autor de Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988, coloca em foco o crescimento e a consolidação das principais empresas do setor de construção pesada no Brasil, entre elas a big three Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Odebrecht, investigadas na operação Lava Jato, da Polícia Federal. Do lado jornalístico, Raimundo conta como foi driblar a censura para relatar os casos de corrupção no período. “A campanha anticorrupção contra o Jango serviu para derrubar um governo legítimo. O golpe de 64 foi um desastre, e um de seus instrumentos de mobilização foram as denúncias de corrupção”, afirma. | Leia a entrevista completa.

Proposta de Pauta

Dia 28/04: Greve Geral contra as reformas do governo Temer

Centrais sindicais e movimentos sociais estão convocando uma greve geral para o dia 28/04. A chamada é para que a classe trabalhadora paralise suas atividades, faça greves, protestos, atos e manifestações contra as propostas de reformas da Previdência e Trabalhista e contra o projeto de terceirização aprovado na Câmara dos Deputados. Vamos às ruas! Mobilizações estão sendo marcadas para várias cidades no Brasil. Confira a agenda de lutas de algumas capitais.

De Olho Na Mídia

TV Cultura censura grupo Aláfia

[Por Redação NPC - 25.04.2017] Uma semana após ter censurado a música “Liga nos de Cem”, da banda Aláfia, por críticas políticas aos tucanos Geraldo Alckmin e João Dória, a TV Cultura recuou de seu posicionamento e exibiu a íntegra do episódio no programa “Cultura Livre” na madrugada dia 21 de abril. A obra fala sobre a segregação racial que existe na cidade de São Paulo, uma cidade negra, mas que tenta esconder essa população. Por outro lado, a cidade exalta os bairros nobres, que legitima uma elite opressora e cita Alckmin e Dória como representantes dessa elite. Foi justamente esse o trecho cortado pela edição final, antes de colocar o programa no ar. A edição foi tão sutil que poderia ter passado despercebida, se não fosse a indignação da própria banda. | Saiba mais.

Radiografia da Comunicação Sindical

FENAFISCO lança a plataforma “Radar da Previdência” contra a PEC 287

[Por Sindifisco-SE - 20.04.2017] Centenas de pessoas fortaleceram o ato público contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287 – “Não é reforma. É o fim da Previdência”, realizado pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), com o apoio de seus trinta sindicatos filiados, nesta quarta-feira (12), na Câmara dos Deputados. Sob o mote: “O voto é deles. O poder é do povo”, a iniciativa teve como objetivo ampliar a discussão a nível nacional sobre os principais retrocessos contidos na proposta do governo federal e contribuir para o processo de persuasão parlamentar, contra a reforma em curso. Na oportunidade, a Fenafisco lançou o Radar da Previdência, ferramenta atualizada em tempo real, que indica à sociedade brasileira o posicionamento dos deputados federais em relação à PEC 287/2016 , que prevê o desmonte da Seguridade Social. | Saiba mais.

A Comunicação que queremos

Mulheres indígenas criam agências de notícias

Na última semana, no México, um grupo de mulheres comunicadoras apresentou a Agência de Notícias de Mulheres Indígenas e Afrodescendentes, a Notimia. O grupo tem o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e da ONU-Mulheres. A Notimia vai estar presente à sexta sessão do Fórum Permanente para as Questões Indígenas da ONU, de 24 de abril a 5 de maio. A ideia é difundir notícias dos povos indígenas e dos afrodescendentes. A rede já possui 200 colaboradoras profissionais de todo o continente americano, bem como da África, Ásia e Oceania. Para conhecer a agência acesse: http://notimia.com/. [Com informações da Agência Pulsar]

De Olho Na Vida

Audiência pública debate abusos policiais no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro

[Por Luisa Santiago - NPC] Ontem, dia 24/04, aconteceu uma audiência pública sobre os abusos policiais no Complexo do Alemão, zona norte da cidade, na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Com o tema “Casas Invadidas, Vidas Violadas e Outros Abusos Policiais no Complexo do Alemão”, a audiência teve como objetivo discutir as denúncias de invasões de casas da comunidade por parte da polícia. Na falta de locais para se abrigarem, os policiais passaram a expulsar moradores de suas casas para usar, desde fevereiro, os terraços e lajes como base da UPP Nova Brasília. Estavam ali muitos moradores, militantes de movimentos sociais e policiais. Ao final, o representante da PM se comprometeu em desocupar as casas até o final do dia de hoje, 25/04.| Continue lendo.

De olho no mundo

25 de abril de 1974: Revolução dos Cravos

Hoje, 25 de abril de 2017, completam-se 43 anos da Revolução dos Cravos. Para homenagear essa data, a TV Cidade Livre vai exibir, às 23:30h, um documentário sobre a revolução. Assista no Canal 12 da NET ou no site www.tvcomunitariadf.com.

Democratização da Comunicação

Entidades e parlamentares entram com representação contra privatização de satélite brasileiro

[Por Redação NPC - 25.04.2017] No dia 19 de abril, entidades da sociedade civil e parlamentares entregaram uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra a privatização do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). De acordo com o edital lançado em março pelo Governo Federal, a privatização do satélite poderá ser realizada sem exigências prévias de universalização da banda larga, ou fixação de preço mínimo para venda. A aquisição de um satélite próprio para as comunicações civis e militares brasileiras foi uma decisão tomada durante o governo Lula, encampada pelos militares e executada no governo Dilma Rousseff “para garantir a soberania nacional”. O equipamento adquirido pela Telebrás seria usado para comunicações estratégicas do governo e para ampliação da oferta de banda larga no país. Esse é o único satélite de alta capacidade em banda Ka com cobertura totalmente nacional. A vida útil do equipamento é de 18 anos. O satélite terá dois centros de controle (em Brasília e no Rio de Janeiro), além de contar com cinco estações terrestres com equipamentos que fazem o tráfego de dados do satélite instalados em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campo Grande e Salvador. As operações devem começar no segundo semestre de 2017. O SGDC já está no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, de onde será lançado. | Continue lendo.

Memória

25 de abril de 1974 – PORTUGAL

Irrompe a Revolução dos Cravos, um movimento de capitães contra a ditadura portuguesa. CELESTE CAEIRO foi a mulher que ofereceu a flor a um dos rebelados, colocando-a em uma espingarda, o que deu nome ao movimento. Outras pessoas seguiram seu exemplo, e os cravos de esperança se espalharam por Lisboa. [Fonte: Agenda NPC 2017]

Dicas

Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em cena!

[Por Redação NPC - 19.04.2017] Entrou em cartaz, no Teatro Dulcina, no centro do Rio de Janeiro, a peça "Salve ela! Carolina Maria de Jesus em cena". Nascida em Sacramento-MG, Carolina mudou-se para São Paulo, onde viveu na favela do Canindé. Para ter o que comer e alimentar os três filhos, catava papel e, em cadernos achados no lixo, relatava a fome e miséria na favela, até ser descoberta pelo Repórter Audálio Dantas. A partir daí, ela tem sua obra publicada em mais de treze idiomas. Inspirado no livro "Quarto de despejo" e em relatos de sua vida, “Salve ela! Carolina Maria de Jesus em cena” é uma homenagem à essa mulher que não teve voz para falar, mas, com suas mãos, teve forças para escrever sobre suas inquietações. | Saiba mais!

Pérolas

Grândola Vila Morena, por Zeca Afonso

Grândola, vila morena; Terra da fraternidade; O povo é quem mais ordena; Dentro de ti, ó cidade [...] Em cada esquina, um amigo; Em cada rosto, igualdade; Grândola, vila morena, Terra da fraternidade [...] À sombra duma azinheira, Que já não sabia a idade; Jurei ter por companheira, Grândola, a tua vontade. ["Grândola Vila Morena", tema que José Afonso escreveu a 17 de Maio de 1964, praticamente dez anos antes da revolução, quando conduzia um automóvel com que regressava a Lisboa, acompanhado pelos guitarristas Fernando Alvim e Carlos Paredes, de uma apresentação na inspiradora vila alentejana. O tema seria depois gravado em França, em 1971, como parte do álbum Cantigas do Maio, que contou com produção de José Mário Branco.]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 332

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Ívina Costa e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link