Boletim do NPC

04 de maio de 2017

Notícias do NPC

Ato-show em homenagem à comunicação dos trabalhadores dia 25, na Cinelândia, Rio de Janeiro

O NPC vai realizar ato-show no dia 25 de maio, quinta, na Cinelândia, a partir das 10h. O evento será uma grande intervenção cultural, com shows de música, apresentações teatrais e aulas públicas. Serão mais de dez horas de programação com palco, telão e barracas. Tudo para informar e dar visibilidade aos veículos de comunicação alternativa. Um encontro super importante num momento em que reformas como a trabalhista e previdenciária voltam a nos atormentar. Convidamos todos e todas a estarem conosco na praça nesse dia. Será oferecido certificado de participação nas atividades. Clique aqui e saiba mais! [Na foto: Jornal Conquista, da CUT-RJ, de 1996]

NPC Informa

Conheça a programação do dia 25 de maio…

Saiu a programação do ato show da Comunicação Sindical e Popular! Confira e não fique de fora dessas super atividades: 10h – Abertura da Feira da Comunicação Sindical e Popular com visita guiada às barracas. // 11h – Aula pública sobre a greve geral de 1917 no Brasil e a luta pela redução da jornada de trabalho. // 12h – Aula pública sobre a história dos 100 anos da Revolução Russa 1917.// 13h – Apresentação do Grupo Teatral En La Barca Jornadas Teatrais com a peça “Antonio de Gastão: memória é trabalho”. // 14h30 – Aula pública: Globalização, Trabalho e Comunicação. // 15h30 – Apresentações de experiências de Comunicação Sindical e Popular // 17h – Roda de Funk e Rap. // 18h30 - Show de encerramento com o grupo “É PRETA” em homenagem à greve das tecelãs na Rússia, em 1917.

NPC Informa

Jornalista Tatiana Lima convida para o 1° Festival de Comunicação Sindical e Popular

A jornalista Tatiana Lima fala sobre a importância do 1° Festival de Comunicação Sindical e Popular. Assista o vídeo completo!

Artigos

Roda de conversa sobre comunicação sindical e popular

[Por Claudia Santiago Giannotti] Você quer mudar o mundo? Quer ajudar na construção de um mundo justo e solidário? Nós também. Que tal tentarmos convencer um monte de gente dessas nossas ideias de igualdade, solidariedade e justiça? Gostou? Então vem com a gente. Vamos produzir milhares, milhões de boletins, jornais, vídeos, memes, áudios, blogs e tudo mais que as tecnologias da comunicação permitirem. Precisa de inspiração? Pronto. Encontrou o lugar certo. Uma mostra do que é produzido por sindicatos, movimentos sociais e coletivos populares estará em exposição no dia 25 de maio, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Divididos em barracas, expositores de vários estados do país vão conversar sobre o processo de produção da comunicação feita pelos trabalhadores. Às 15h, uma roda de conversa vai reunir gente bacana que faz a comunicação alternativa no nosso país e que batalha pela democratização da comunicação nos sindicatos, nas favelas e em diversos grupos sociais. Mas antes e depois das 15h, muita coisa vai acontecer.

Proposta de Pauta

Mais um dia pra lutar!

O 1° Festival da Comunicação Sindical e Popular pretende ser um espaço de encontro da nossa cultura contra-hegemônica na luta pela democratização da mídia. Um grande evento com música, teatro e dança, para expor os mais diversos trabalhos de comunicação realizados por sindicatos, coletivos e movimentos sociais. Mas, para ele acontecer, o seu apoio é fundamental! Acesse a nossa campanha de financiamento coletivo: https://benfeitoria.com/npc. Preparamos recompensas especiais e de luta para as nossas apoiadoras e apoiadores e queremos todos juntos conosco no dia 25 de maio! Saiba mais!

De olho na Comunicação Popular

Jornal O Cidadão da Maré: uma história de amor

"Ao final da pequena subida à direita da plataforma oito da Avenida Brasil, é possível avistar os muros azuis do Ceasm no meio de uma imensidão de tijolos terracota e concreto frio. Em uma das salas do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, juntamente a cartazes, exemplares antigos do jornal e uma estrutura simples, mas organizada; os jornalistas d’O Cidadão fazem história e resgatam a memória da Maré." Confira a matéria de Ana Luísa Vasconcellos sobre o jornal O Cidadão Comunicação Comunitária para o Cadernos de Reportagem.

Democratização da Comunicação

Vito Giannotti, fundador do NPC, fala sobre a importância da regulação das comunicações

“Faz muito tempo que eu não rezo mais. Mas, estou começando a rezar de novo para termos no Brasil a Lei dos Meios, igualzinha a la Ley de Medios da Argentina ou a Lei dos Meios do Uruguai. Para mim, não é preciso mais que isso. Só que isso é uma revolução no Brasil." Em abril de 2013, entrevista à ApesTV, TV da Associação dos Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora, (MG), o escritor Vito Giannotti, fundador do NPC, falou sobre a importância da regulação das comunicações. Confira a entrevista completa!

Memória

Aulas públicas vão recontar marcos das lutas dos trabalhadores no Brasil e no Mundo

Grandes marcos das lutas dos trabalhadores no Brasil e no mundo serão temas de estudo em duas aulas públicas durante o 1º Festival de Comunicação Popular e Sindical. A primeira, às 11h, será uma aula sobre a greve geral de 1917 no Brasil e a luta pela redução da jornada de trabalho. Às 12h, será a vez de uma aula sobre os 100 anos da Revolução Russa. [Na foto: Marcha para o enterro de José Ineguez Martinez, operário espanhol morto pela polícia e mártir da Greve Geral de 1917 / Autor desconhecido]

Pérolas

Por Claudia Santiago Giannotti, coordenadora do NPC

“Nós sabemos que os trabalhadores têm uma imprensa volumosa e têm o que mostrar. Queremos participar da democratização da comunicação e trazer para a Cinelândia essas inúmeras vozes da cidade que fazem comunicação.”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 333

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link