Boletim do NPC

16 de maio de 2017

Notícias do NPC

Rio: Festival vai reunir meios de comunicação popular na Cinelândia

Se você ainda não anotou na agenda, escreva aí: 25 de maio é o dia do 1º Festival de Comunicação Popular e Sindical! O evento começa às 10h, com a apresentação do coral do Sindipetro-RJ e uma visita guiada às barracas, onde estarão expostos diversos materiais, como jornais, cartilhas, livros. Esse é o nosso principal objetivo: dar visibilidade à comunicação alternativa e, dessa forma, fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação. I Fique por dentro do Festival!

Entrevistas

Entrevista: Luisa Santiago fala sobre os objetivos do Festival

[Por Fania Rodrigues - Brasil de Fato RJ - 15.05.2017] Comunicação popular, teatro e música. Tudo junto em um evento aberto na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. Essa é a proposta do 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular que será realizado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), no dia 25 de maio, das 10h às 20h. Uma oportunidade da população ter contato direto com jornalistas, comunicadores, formadores de opinião e pessoas que lutam por meios de informação mais democráticos. I Saiba mais.

Artigos

Homenagem do MST a Nelson Xavier

[Por MST - 12.05.2017] O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), rende homenagens a Nelson Xavier, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro do século XX. Protagonista da cena teatral desde os anos 1950, Nelson Xavier integrou o elenco do Teatro de Arena, e foi autor, em conjunto com Augusto Boal, Dalton Trevisan e Modesto Carone, da primeira peça do teatro brasileiro em que a luta camponesa pela terra assume o protagonismo da cena, “Mutirão em Novo Sol”. I Continue lendo.

NPC Informa

História de luta dos trabalhadores no Brasil é tema da 8ª aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular

A história das lutas dos trabalhadores no Brasil foi o tema da 8ª aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular, realizada no sábado, dia 13 de maio, no no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (SENGE/RJ). Substituto de Vito Giannotti desde o ano passado, o professor da UFRJ JOSUÉ MEDEIROS falou sobre lutas que marcam a conquista de direitos, muitos deles em risco de serem extintos, atualmente, por meio das reformas do governo Temer.

Proposta de Pauta

Uma homenagem a Antonio Candido, nosso eterno mestre

[Por Sheila Jacob - 15.05.2017] Na semana passada, ficamos tristes com a notícia do falecimento do professor Antonio Candido. Sociólogo e crítico literário, suas ricas análises teóricas eram feitas de forma simples e objetiva, já que falar para todos era uma de suas principais preocupações. É o que percebemos em algumas de suas obras fundamentais, como "Formação da literatura brasileira" e as coletâneas de ensaios "Literatura e sociedade" e "Educação pela noite". I Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Noam Chomsky desmente colunista da Folha de S. Paulo

O linguista e marxista estadunidense Noam Chomsky enviou, em 05 de maio, uma nota ao jornal Folha de S. Paulo em que, para corrigir artigo publicado pelo jornal, afirma que 'conquistas reais' foram alcançadas no Brasil durante o governo Lula e também em outras partes da América Latina. I Saiba mais.

Radiografia da Comunicação Sindical

Fisenge lança campanha para denunciar o machismo na profissão

"Onde está o engenheiro?". "A engenheira sou eu". Frases como estas são comuns no cotidiano de mulheres engenheiras. Para relatar esse tipo de dificuldade e combater o machismo na profissão, o Coletivo de Mulheres da Fisenge - Federação Interestadual de Sindicatos e Engenheiros - lançou uma campanha com fotos e vídeo em que retrata a luta enfrentada pelas engenheiras no dia a dia. I Assista o vídeo!

A Comunicação que queremos

Conheça o Terra Sem Males

[Por Ívina Costa - 15.05.2017] Na mitologia guarani, a expressão “terra sem males” se refere à uma terra onde não há fome, guerras ou doenças. Trata-se de um lugar intocado, sem rivalidades, violência e falta de reciprocidade. A expressão pode parecer utópica, mas tem força. Saiu direto das aldeias indígenas para dar nome e inspirar um jornal alternativo lá do Paraná, o Terra Sem Males que faz da comunicação um meio para dar voz a trabalhadores, povos e movimentos sociais. I Continue lendo.

De Olho Na Vida

Saiba como a militarização afeta o cotidiano nas comunidades cariocas

Realizada pelo Instituto PACS - Políticas Alternativas para o Cone Sul, a segunda matéria da série "Militarização do cotidiano: um legado olímpico" mostra como a presença das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) afeta a vida e os sonhos nas favelas cariocas. I Leia a matéria.

Memória

UFRJ realiza exposição e seminário sobre a Revolução Russa de 1917

De 3 de maio a 28 de julho, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza o seminário “A Revolução em Imagens”. O evento terá exposição de fotografias e cartazes e exibição de filmes, seguida de debates, sobre a Revolução Russa de 1917. O acervo que a ser apresentado contém cerca de 30 imagens impressas e mais outras 50 em mídias audiovisuais. A exibição acontece no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, no 2º andar do prédio da Decania do CFCH. I Saiba mais sobre o evento.

Dicas

HQ conta a luta dos Guarani pela demarcação de terras na cidade de São Paulo

A luta dos Guarani pela demarcação de terras na cidade de São Paulo é contada no HQ Xondaro, uma publicação feita quadrinista e ilustrador Vitor Flynn Paciornik em parceria com a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), Fundação Rosa Luxemburgo São Paulo Buenos Aires e Editora Elefante. / Saiba mais informações e leia o HQ.

Pérolas

Música “Ainda é possível” – DNA VIANA

Outra vez mudou nosso destino / Fazem tudo sem permissão / Enchem de pedras o nosso caminho / impondo a todos muita opressão Anos difíceis estamos vivendo / Mas, não é hora de lamentar / Agora é refazer o caminho / corrigir o passado, unir e lutar. I Conheça a música!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 334

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti e Ívina Costa

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link