Boletim do NPC

31 de maio de 2017

Notícias

1º Festival da Comunicação Sindical e Popular

No dia 25 de maio, nós, do Núcleo Piratininga de Comunicação, realizamos o 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.| Saiba mais sobre o festival!

Notícias do NPC

Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular tem aula sobre vídeo-reportagem

A 9ª aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular aconteceu neste sábado (27/05), no auditório do SISEJUFE/RJ. Os alunos aprenderam a produzir uma vídeo-reportagem, com o jornalista DANIEL CLIMACO. Foram abordadas questões sobre noções de enquadramento e iluminação, gravação de off, sonoras e passagem. Após a parte teórica, a turma foi às ruas entrevistar os camelôs que trabalham na Av. Uruguaiana, no Centro do Rio de Janeiro, para uma matéria sobre o mercado informal de trabalho.

Artigos

A imprensa de sinhô e iaiá quer indiretas já

[Gabriel Priolli - Nocaute - 29.05.2017] A imprensa senhorial brasileira sempre decepciona quem espera que ela atue de acordo com os seus próprios projetos editoriais e manuais de redação. Ela é especialista em redigir essas peças de ficção e vendê-las a incautos como algo real. Mas nem por isso a imprensa dos sinhôs e das iáiás deixa de ser confiável. Ao contrário. | Continue lendo.

Entrevistas

TVT entrevista Mino Carta e Lalo Leal

Na última semana, a TVT entrevistou os jornalistas Mino Carta e Laurindo Leal Filho. Na pauta, o papel da mídia na conjuntura atual. Confira!

Proposta de Pauta

Privatização do primeiro satélite nacional pode frear inclusão digital no Brasil

A Telebras, empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), anunciou um plano de vendas que inclui a privatização das operações do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), o único e primeiro satélite para fins civis e militares controlado pelo país. O SGDC é um projeto da Telebras em parceria com o Ministério da Defesa e foi lançado recentemente, no dia 4 de maio de 2017. Seu objetivo é fornecer conexões para serviços de telefonia, televisão e internet para fins civis e militares. Isso facilitaria, entre outras coisas, a universalização do acesso à internet banda larga no Brasil, que pode ser inviabilizada pela privatização. | Saiba mais.

De Olho Na Mídia

1º Festival da Comunicação Sindical e Popular é notícia em TVs dos trabalhadores

O 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular foi notícia na TVT e na Telesur, redes de televisão comprometidas com as lutas dos trabalhadores na América Latina. | Confira os vídeos!

Banner

Fisenge lança cartilha sobre a Reforma Trabalhista

Foi lançada este mês a cartilha "Reforma Trabalhista para quem? - um tira-dúvidas sobre as principais mudanças na lei", feita pelo NPC em parceria com a FISENGE.| Acesse aqui.

A Comunicação que queremos

Documentário: Rafael Braga – O homem que foi condenado por porte de pinho sol

Produzido pelos coletivos MIC e Mariachi, o documentário “Rafael Braga - O homem que foi condenado por porte de pinho sol” conta a história do morador de rua Rafael Braga, único preso após as manifestações de junho de 2013. | Assista o documentário!

De Olho Na Vida

A comunicação popular ganhou o Rio de Janeiro

[Por Paula Zarth Padilha e Joka Madruga - Terra Sem Males] Na última quinta-feira, 25 de maio, militantes da comunicação popular e sindical, artistas que cantam a voz das favelas, intelectuais e historiadores, atenderam ao chamado de Claudia Giannotti, coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, e, com muita ousadia, ocuparam a Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, para fazer do 1º Festival de Comunicação Popular e Sindical um sucesso. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Ocupa Brasília: cobertura fotográfica do ato pela Revista Vírus

Na última quarta-feira, 24 de maio, milhares de pessoas ocuparam Brasília contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e pedindo a saída do presidente Michel Temer (PMDB). A Revista Vírus esteve presente e registrou o ato e a forte repressão policial sobre os manifestantes. Confira as fotos de Annelize Tozetto, de Curitiba. | Clique aqui.

De olho no mundo

Congresso Nacional Indígena e Movimento Zapatista lançam candidata à Presidência do México

Quase 1.500 delegados, conselheiros e observadores de 58 povos indígenas do México se reuniram em San Cristóbal de las Casas, Chiapas, para escolher a candidata do movimento à Presidência nas eleições de 2018. Com apoio do EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional), foi anunciado o nome de María de Jesus Patricio Martínez, conhecida como Marichuy. Para formalizar a candidatura de Martínez junto ao órgão eleitoral do México, o movimento precisa recolher cerca de 1 milhão de assinaturas.

Democratização da Comunicação

3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação

Terminou neste domingo, 29/05, em Brasília, o 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3ENDC). Realizado pelo FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), com apoio da UNB, o encontro reuniu cerca de 280 pessoas e durou três dias. Os debates, painéis e grupos de debate foram marcados pela defesa do direito à comunicação e à liberdade de expressão. Ao final do encontro, aconteceu a 20ª plenária do FNDC, na qual foi redigida a Carta de Brasília. O foco da carta é denunciar o crescente número de casos de violação à liberdade de expressão no Brasil. Confira a cobertura na página do FNDC: https://www.fndc.org.br.

Memória

Ministério do Trabalho cria comissão da verdade para investigar perseguições a sindicatos durante a ditadura militar

O Ministério do Trabalho criou uma comissão da verdade para investigar perseguições a sindicatos e violações de direitos sindicais por agentes do Estado durante a ditadura militar. O período investigado vai de 1946 até 1988. A primeira audiência pública do processo aconteceu na quarta, dia 31, em São Paulo. Outras audiências também serão realizadas em Belém (05/07), Rio de Janeiro (25/07), Recife (12/09), Porto Alegre (26/09) e Brasília (21/11). A comissão da verdade é coordenada por Antônio Artequilino. Ele afirma que o próprio Ministério e as delegacias regionais do trabalho foram responsáveis pelas perseguições que serão investigadas. A entrega do relatório final acontece no dia 5 de dezembro.

Dicas

Fotojornalismo em exposição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro

Fica em cartaz até o dia 18 de junho, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, a exposição “World Press Photo 2017”, que reúne 154 imagens impactantes do fotojornalismo mundial sobre diversos temas. De terça a domingo, de 10h às 21h. Av. Almirante Barroso, 25 - Centro, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Dicas

História de trabalhadores escravizados pela OAS no aeroporto de Guarulhos vira documentário

Com estreia marcada para esta quinta, dia 1º, o documentário "Terminal 3", narra o drama vivido por 150 trabalhadores submetidos a trabalho análogo à escravidão nas obras de ampliação do aeroporto de Guarulhos, em SP. Muito citada no noticiário brasileiro por envolvimento em casos de corrupção, a construtora OAS foi a responsável pelas obras do terminal 3, realizadas em função da Copa do Mundo de Futebol.| Saiba mais!

Pérolas

Por Lucia Avelar

“Acho que o clube do bolinha partidário oligárquico que rege o Brasil é muito forte. É forte demais. A organização regional da política, no centro, é muito difícil de mudar. Acho que, sem dúvidas se olharmos a representação da Câmara e no Senado, vemos que é o mesmo tipo de representação, que sobreviveu a vários regimes políticos, sobreviveram ao café com leite, à ditadura e continuam firmes e fortes”. [Lúcia Avelar, cientista política e organizadora do livro “50 anos de feminismo - Argentina, Brasil e Chile”, em entrevista à Carta Capital.]

Pérolas

Por João Pedro Stedile

“A Rede Globo se transformou no principal partido da burguesia brasileira. Ela cuida dos interesses do capital, utilizando sua força de manipulação da opinião pública e articulando os setores ideológicos da burguesia, que inclui o poder judiciário, alguns procuradores, a imprensa em geral, etc”. [João Pedro Stedile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Frente Brasil Popular, em entrevista ao jornal Brasil de Fato.]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 335

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação:Ívina Costa e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link