Boletim do NPC

9 de junho de 2017

Notícias do NPC

24 de julho: Dia da Comunicação Popular!

Na quinta-feira, dia 1º de junho, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a inclusão da data 24 de julho, Dia da Comunicação Popular, no calendário oficial da cidade. A data marca o falecimento, em 2015, de Vito Giannotti, fundador do NPC, metalúrgico, escritor e comunicador popular. O Projeto de Lei é do mandato do vereador Renato Cinco, do PSOL.

Notícias do NPC

Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular promove aula e troca de experiências na favela Santa Marta

O 10º encontro do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular em 2017 aconteceu no sábado, dia 3, no auditório do grupo ECO, na favela Santa Marta, em Botafogo. A aula sobre “a comunicação popular no Rio de Janeiro” foi ministrada pela jornalista Tatiana Lima. Também participaram o Repper Fiell, artista e morador do local, e mais três representantes de veículos de comunicação comunitários: Arley Macedo, da TV Tagarela; Renato Dória, do Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá e Thainã de Medeiros, do coletivo Papo Reto. Eles dividiram com a turma parte de suas experiências na comunicação popular.

Artigos

Tempos sombrios

[Por Clovis Nascimento* - 06.06.2017] Uma nuvem sombria paira sobre o horizonte dos brasileiros. Não bastasse a Reforma da Previdência acabar com as perspectivas de aposentadoria da maior parte da população, a Reforma Trabalhista pretende tornar o caminho até lá ainda mais duro. Em discussão no Congresso Nacional, o PL 6787 é mais um retrocesso imposto por um governo que está construindo uma ponte para o passado. O que está sendo proposto é uma completa alteração nas relações de trabalho, enfraquecendo direitos, asfixiando sindicatos e a justiça trabalhista, e permitindo a superexploração em todos os níveis de atividades.| Continue lendo.

Entrevistas

30 dias por Rafael Braga

Foi lançada na última quinta-feira, dia 1º de junho, em São Paulo, a campanha “30 dias por Rafael Braga”, que debate as políticas de drogas, racismo e segurança pública no Brasil. Em entrevista à TVT, a historiadora Suzane Jardim, uma das organizadoras da campanha, fala sobre o caso do ex-catador de latas Rafael Braga e a explica a campanha.| Assista a entrevista.

Proposta de Pauta

Músicos gaúchos lançam CD Pássaro Poeta com poemas musicados do cubano Antônio Guerrero no dia 13 de junho

Será lançado na próxima terça, dia 13 de junho, às 20h, no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22 - Porto Alegre/RS), o CD “Pássaro Poeta”, com poemas de Antônio (Tony) Guerrero, musicados pelos artistas gaúchos: Dão Real, Pedro Munhoz, Raul Ellwanger e Zé Martins.| Saiba mais.

De Olho Na Mídia

A Caros Amigos precisa do seu apoio

Em abril deste ano, a revista Caros Amigos completou 20 anos. Para se manter na disputa de narrativas com a mídia hegemônica e continuar a oferecer aos leitores um conteúdo jornalístico crítico, independente e de qualidade, a revista precisa do seu apoio. Se você é contra o jornalismo conservador e a favor do jornalismo de esquerda, participe da campanha de financiamento coletivo. | Saiba como apoiar a Caros Amigos.

Radiografia da Comunicação Sindical

ANDES-UFRGS mantém programa semanal de rádio há três anos

No dia 6 de agosto de 2014, entrou no ar o programa de rádio Voz Docente. O programa semanal do ANDES-UFRGS elaborado em parceria com a ADUFPEL e a Regional do ANDES no Rio Grande do Sul. Neste ano também conta com a parceria da Seção Sindical da FURG (Rio Grande).| Saiba mais.

A Comunicação que queremos

Imigrantes haitianos produzem websérie para combater esterótipos

Para combater estereótipos, um grupo de imigrantes haitianos, em Santo André-SP, produziu a websérie "HQ: O Haiti é aqui".| Acesse o material para ler ou baixar em PDF.

De Olho Na Vida

MTST faz campanha para realizar Chá de Bebê coletivo

A Frente de Saúde Popular do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realiza uma campanha de financiamento coletivo para promover, em 9 de julho, um chá de bebê para 17 mães que participam do MTST. A maioria são negras e solteiras.| Saiba como apoiar a iniciativa.

De olho no mundo

Após 26 dias de greve, professores colombianos ocupam ruas de Bogotá

Em greve desde o dia 12 de maio, os professores colombianos ocuparam as ruas de Bogotá na terça, dia 6, para pressionar o governo a negociar com a categoria. A greve é organizada pela Federação Colombiana de Educadores (Fecode), que reúne cerca de 330 mil trabalhadores no país. Estima-se que mais de 100 mil pessoas participaram da manifestação nesta terça. Os professores reivindicam reajuste salarial, ganho real e o pagamento de uma bonificação acordada em 2015. A categoria também luta por jornada única, mudanças nas políticas educativas, melhorias na infraestrutura das escolas e mais agilidade na contratação de serviços de saúde para os trabalhadores.

Democratização da Comunicação

STF discute bloqueio do WhatsApp e Marco Civil da Internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou audiências públicas, nos dias 2 e 5 de junho, para discutir dispositivos do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e a suspensão do aplicativo WhatsApp por períodos específicos, determinados em decisões judiciais. As audiências foram conduzidas pelos ministros Rosa Weber e Edson Fachin e contou com a presença de 23 especialistas de diferentes setores. Brian Acton, engenheiro e cofundador do WhatsApp, foi um dos expositores. A decisão do STF está prevista para o segundo semestre.| Saiba como foram os dois dias de debate.

Memória

A história do nascimento do novo Sindicalismo Brasileiro em 13 episódios

A história do novo Sindicalismo Brasileiro é contada na série “Chão de Fábrica”, exibida pela TVT, em 13 episódios, no período de 10 de março a 2 de junho deste ano. A série tem direção e reflexões de Renato Tapajós, cineasta que acompanhou e registrou quase 40 anos de história dos movimentos sociais e dos trabalhadores.| Assista aos episódios!

NPC Informa

Adenilde Petrina receberá o título de Doutora Honoris Causa

Adenilde Petrina Bispo, 64 anos, historiadora e líder do movimento negro em Juiz de Fora/MG, vai receber o título de Doutora Honoris Causa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex-aluna da UFJF, Adenilde cursou filosofia na instituição, entre 1970 e 1974. A data da homenagem ainda não foi divulgada. O título é concedido à pessoas que se destacam em áreas como arte, ciências, política, causas humanitárias, dentre outras.

NPC Informa

Filme sobre juventude de Karl Marx estreia em junho no Brasil

A partir de 15 de junho de 2017, brasileiros poderão assistir ao longa “O Jovem Marx”, do diretor Raoul Peck. O filme conta a ida de Karl Marx para o exílio junto com sua esposa, Jenny. Em Paris, ele conhece Friedrich Engles, que investigou o nascimento da classe trabalhadora inglesa. O filme mostra como os dois desenvolveram suas ideias sobre o movimento operário e se dedicaram não apenas a conhecer, mas a transformar o mundo.| Assista ao trailer!

Dicas

Documentário sobre a cartunista Laerte estreou na Netflix

O primeiro documentário produzido pela Netflix no Brasil trata da vida da famosa cartunista que se assumiu como transexual em 2010. "Laerte-se", de Lygia Barbosa, em sua produção artística e atuação política, busca dar visibilidade a questões até pouco tempo atrás consideradas um tabu, como as discussões de gênero e sexualidade.

Dicas

Livro recém-lançado reúne 15 cordéis sobre heroínas negras brasileiras

Desde 2012, a cearense Jarid Arraes tem pesquisado a trajetória das muitas mulheres negras que fizeram a história do Brasil mas que, durante muito tempo, ficaram desconhecidas. Para divulgá-las, a autora tem escrito diversos cordéis sobre a vida e a atuação delas. Recentemente, alguns desses textos foram reunidos no livro “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”.| Saiba mais.

Pérolas

Por Almeida Garrett

"No fim de tudo isto, o que lucrou a espécie humana? Que há mais umas poucas de dúzias de homens ricos. E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico?". [Por Almeida Garrett, escritor português do século 19, em ‘Viagens na minha terra’]

Pérolas

Por Michael Zweigm

Dar nome aos bois é essencial…. “Minha insistência na identificação de uma classe trabalhadora não é um jogo de palavras. Não é apenas uma questão de semântica afirmar que os trabalhadores constituem a classe trabalhadora, não a classe média. É uma questão de poder. Para exercer o poder, você precisa saber quem você é. Você também precisa saber quem é seu adversário, o alvo do conflito. Quando a classe trabalhadora desaparece dentro da classe média, os trabalhadores perdem uma parte vital da sua identidade. Em termos políticos, sociais e culturais, não sabem mais quem eles são. Para piorar a situação, eles também perdem o sentido do inimigo, quando a classe capitalista desaparece entre "os ricos". À medida que a classe capitalista desaparece de vista, o alvo da luta desaparece, também.” [Michael Zweigm, no livro The Working Class Majority: America's Best Kept Secret]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 336

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação:Ívina Costa

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link