Boletim do NPC

16 de junho de 2017

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Popular do NPC vai ao Complexo do Alemão

O Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular (NPC) realizou sua 11ª aula, no ano de 2017, no Complexo do Alemão, no sábado, dia 10. Os estudantes conheceram a história do conjunto de treze favelas contada pelo Instituto Raízes em Movimento. Na ocasião a jornalista e professora Tatiana Lima ministrou oficina de reportagem. O objetivo, além de levar os alunos a conhecerem a história do Complexo, foi também confrontar a representação de violência.| Assista ao vídeo sobre a aula, produzido por Eric Fenelon, da equipe do NPC.

Notícias do NPC

Claudia Giannotti vai conversar sobre comunicação no Cursinho do Vito

A jornalista Claudia Giannotti vai a São Paulo nesta semana participar, no dia 23 de junho, de uma conversa com estudantes do Cursinho do Vito Giannotti. O cursinho é um espaço de resistência que tem por objetivo ajudar trabalhadores a entrarem nas universidades públicas, sem perder de vista o potencial emancipatório da educação popular e a necessidade de se discutir a sociedade de forma crítica.

Notícias do NPC

23º Curso Anual do NPC: data definida!

O 23º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação já tem data definida. Vai ser de 22 a 26 DE NOVEMBRO de 2017. Fiquem ligados que, em breve, divulgaremos o tema geral deste ano, a programação e as informações para inscrição.| Saiba mais.

Artigos

Ciência e transparência – desafios para as políticas públicas e para a universidade

A influência norte-americana em nossa sociedade, inclusive na educação, tem-nos obrigado, no nosso Instituto, a um acompanhamento permanente de algumas políticas de desenvolvimento daquele país. Em um livro de 2013 cheguei a formular essa tentativa com uma imagem ou provocação: e se pensássemos pensar os Estados Unidos como país em desenvolvimento? O que fizeram os americanos quando estavam a caminho desse “estado avançado”? | Continue lendo.

Entrevistas

Raoul Peck sobre ‘O Jovem Karl Marx’: “Vou ao passado para compreender a eleição de Trump”

Raoul Peck, diretor haitiano, fala sobre o filme “O Jovem Marx” e o documentário “Eu não sou o teu negro”, ambos dirigidos por ele.| Leia a entrevista.

Proposta de Pauta

2017: mais um ano de massacres no campo

A Comissão Pastoral da Terra está convencida de que houve um massacre na fazenda Santa Lúcia, município de Pau D´Arco, no Pará, onde dez agricultores foram mortos no dia 24 de maio. Sete eram da mesma família. A CPT questiona as informações da Polícia, de que havia ocorrido um combate no local.| Continue lendo e assista ao vídeo produzido pela TVT.

De Olho Na Mídia

Deu tilt na mídia

A mídia brasileira pirou. Acreditem, a Globo faz oposição ao governo (e não é governo Lula). A Veja faz tempo virou não-Veja, finja que viu. A IstoÉ já era e mudou para IstoFoi. A Folha foi levada pelo vento e não sabe se atira ou se defende o temeroso. O Estadão minguou tanto que virou municipiozinho. Pena é que nós não temos nem um jornalzinho nacional, nem uma rádio, uma tvzinha com sinal que vá além de uma cidade. O que vai sobrar desse furacão? O pior é que nessa toada vamos ter a Voz da América, ressuscitada e traduzida. O país se desagrega, o continente desmancha, vira uma grande feira... e a Sétima Divisão de Cavalaria vem colocar ordem na tribo, sob o comando do tenente Rip Master. Seria engraçado, se não fosse de chorar.... [Por Reginaldo Moraes, professor de Ciência Política na Unicamp].

Radiografia da Comunicação Sindical

Conheça a rádio do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense!

A Rádio NF é um importante instrumento de comunicação do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense com a base, sindicatos e movimento social em todo o país. “A Rádio NF teve programação e formatos definitivos a partir de 7 de dezembro de 2009, após um período de ajustes e criação.| Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Repórter da Rede Brasil Atual vence Troféu Mulher Imprensa

Marilu Cabañas, jornalista da Rede Brasil Atual, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Repórter de Rádio. Única representante da mídia alternativa, ela concorreu com Michelle Trombelli (BandNews), Lenise Klenk (BandNews Paraná), Cátia Toffoletto (CBN) e Kelly Matos (Rádio Gaúcha). A cerimônia de entrega troféu será realizada no dia 10 de julho, em São Paulo (SP).

De Olho Na Vida

Camponeses do MPA abrem casa de produtos agroecológicos no Rio

Para dispensar intermediários que ficam com a maior parte dos lucros, camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) abriram, em maio, no bairro de Santa Teresa, região central do Rio, uma casa de produtos agroecológicos. A loja se chama Raízes do Brasil e está aberta ao público de segunda à sexta, entre 9h e 18h, na Rua Aurea, nº 80.| Saiba mais.

De olho no mundo

FRANÇOIS, PRESENTE! Pensador de um mundo diferente

Sacerdote católico, Houtart, nascido na Bélgica, ativo em todas as partes do mundo e vivendo em seus últimos anos no Equador, foi um dos sociólogos mais influentes do pensamento altermundista. Uma vez, Frei Betto, referência brasileira da Teología de la Liberación, disse que a diferença entre Deus e Houtart é que Dios está em todas as partes, e que François já havia estado em todas elas, pois seu trabalho o levou da Europa às Américas, à África, à Ásia, experiência que lhe concedeu a legitimidade de falar sobre o tema da humanidade. Em 2011 a Fundação Rosa Luxemburgo em Bruxelas publicou seu ensaio De los bienes comunes al ‘Bien común de la humanidad’.| Leia o ensaio.

Democratização da Comunicação

Coronéis da mídia perdem um gol

A jornalista Bia Barbosa informa em rede social que o Tribunal Regional Federal da Primeira Região acatou recurso do Ministério Público Federal e suspendeu a concessão de rádio do senador Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho, ambos do PMDB. “Com a decisão, o Tribunal fez valer a norma constitucional, que veda que políticos no exercício de mandato sejam proprietários de concessões. Uma vitória histórica da luta pelo controle social da mídia e contra o monopólio dos meios de comunicação”. afirma Bia.| Leia mais.

Memória

Helena Grecco fundou o Movimento Feminino pela Anistia

Nasceu em 15 de junho de 1916, em Abaeté (MG), HELENA GRECCO, ativista política contra a ditadura de 64 e em defesa dos direitos humanos e das mulheres. Fundou e dirigiu o Movimento Feminino pela Anistia e o Comitê Brasileiro de Anistia (CBA) de Minas. Sofreu diversos atentados. Foi uma das responsáveis pela investigação de médicos acusados de falsificar laudos de militantes mortos nos porões da ditadura. [Fonte: Agenda NPC 2017]

Memória

Jornalista pioneira no Brasil conta sua história à BBC

Ana Arruda Callado, jornalista, escritora e primeira mulher a ocupar a chefia de reportagem de um jornal no Brasil, nos anos 60, conta parte de sua história de pioneirismo no jornalismo à BBC.| Leia a matéria.

NPC Informa

Abertas inscrições para nova turma do Cursinho Vito Giannotti

O Cursinho Popular Vito Giannotti foi construído a fim de conciliar a preparação para as provas dos vestibulares e auxiliar estudantes com sua formação, enquanto fomenta uma perspectiva crítica da sociedade, com atividades que buscam a problematização de questões como classe, trabalho, cultura, opressões, dentre outras questões.| Adquira informações sobre o curso.

Dicas

Criolo dá o recado: “Meninos mimados não podem reger a nação”. Veja o clipe:

Kleber Cavalcante Gomes ficou conhecido no país inteiro como o artista Criolo. Famoso com seu rap de protesto, suas composições estão cheias de críticas sociais e apresentam um retrato da periferia das grandes cidades, valorizando aqueles que dão duro para (sobre)viver. Afinal de contas, para ele, “Di Cavalcanti, Oiticica e Frida Kahlo/ Têm o mesmo valor que a benzedeira do bairro”.| Continue lendo.

Dicas

Pedro Amaral lança Meninas más, mulheres nuas– as máquinas literárias de Adelaide Carraro e Cassandra Rios

Meninas más, mulheres nuas– as máquinas literárias de Adelaide Carraro e Cassandra Rios, de Pedro Amaral, recentemente lançado pela editora Papéis Selvagens, aqui do Rio.| Saiba mais.

Dicas

Irmãos Viana lançam a música ‘Ainda é possível’

Nilton, Adilson e Dario, os Irmãos Viana, divulgaram recentemente uma música para servir de incentivo e estímulo aos lutadores e lutadoras do Brasil. Trata-se de “Ainda é possível”. A letra é bem atual e procura refletir sobre os desafios do atual momento político. Diz a letra: “Tempos difíceis estamos vivendo, mas não é hora de lamentar Agora é refazer o caminho, corrigir o passado, unir e lutar”.| Confira!

Pérolas

Sérgio Domingues, em 15.06.2012

“A Rio+20 custou ao governo cerca de R$ 575 milhões. Desse total, R$ 145 milhões vieram de empresas como Petrobras e Vale. Seria cômico, não fosse estúpido, mesmo. Mostra a farsa em que vai se tornando a maior “conferência de desenvolvimento sustentável” do mundo.” [Por Sérgio Domingues - Sociólogo e coautor do “Dicionário de Politiquês, com Vito Giannotti].

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 337

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@piratininga.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Ívina Costa e Sheila Jacob

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link