Boletim do NPC

22 de junho de 2017

Notícias do NPC

CLAUDIA GIANNOTTI no cursinho popular VITO GIANNOTTI

Nesta sexta, (23/06), em São Paulo, CLAUDIA GIANNOTTI, do Núcleo Piratininga de Comunicação - NPC, conversa sobre Comunicação Popular com estudantes do cursinho Vito Giannotti. Diariamente somos (des) informados pelos grandes veículos de comunicação, que juntos, pertencem praticamente a apenas onze famílias. O que fazer?| Saiba mais.

Artigos

A reforma trabalhista aumenta a desigualdade social

[Por Guilherme Boulos - Carta Capital - 19.06.17] (...) Recentemente me atentaram a um ponto pouco debatido e seguramente dos mais absurdos na reforma trabalhista. Trata-se do chamado "tabelamento dos danos extrapatrimoniais", que estabelece que o cálculo das indenizações trabalhistas será proporcional ao salário da vítima. Dito assim, parece algo normal. Vejamos então no concreto.| Continue lendo.

Entrevistas

Mino Carta critica omissão de governos petistas na democratização da mídia

Em entrevista publicada pelo jornal Brasil de Fato nesta quarta-feira, 21 de junho, o jornalista Mino Carta, fundador e diretor de redação da Carta Capital, revista semanal criada em 1994, fala sobre a atual crise econômica sofrida pela revista e formas enfrentamento desse desafio. O jornalista também explica o asfixiamento das mídias alternativas, realizado pelo governo Temer, e critica o governo do PT, que esteve durante 13 anos no poder e se portou como os demais em relação à democratização da mídia.| Leia a entrevista.

Proposta de Pauta

Entrevista com Maria Lucia Fatorelli, símbolo da Auditoria Cidadã da Dívida

Na 3ª edição do Viva Roda, programa produzido por veículos de mídias alternativas, o jornalista Felipe Pena entrevista Maria Lucia Fatorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida. Ela explica como o governo Temer tem trabalhado para cortar diversos de nossos direitos. Também participam desta edição, como entrevistadores, Daniel Kosinski, cientista político da UFRJ; Marcos de Oliveira, diretor de redação do jornal Monitor Mercantil; e Sérgio Souto, subchefe do departamento de jornalismo da UERJ.| Assista aqui!

De Olho Na Mídia

STJ libera site ‘Falha de São Paulo’

A Quarta Turma do STJ decidiu liberar o site de humor "Falha de São Paulo", criado pelos irmãos Lino e Mario Bocchini para satirizar a cobertura jornalística do jornal "Folha de S. Paulo". O entendimento do STJ foi majoritário: quatro ministros da turma, composta por cinco, votaram a favor dos irmãos Bocchini.

Radiografia da Comunicação Sindical

História do Sindipetro-NF é contada em livro editado pelo NPC

Será lançado na próxima semana o livro que conta a história do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense desde sua gestação, na dura e combativa década de 1990, até os dias atuais. O trabalho coordenado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação contou com longa pesquisa de Beatriz Passarelli Gomes e Juliane Furno. A história da entidade é relatada através de depoimentos de petroleiros e de documentos históricos, como atas e listas de presença.| Saiba mais.

A Comunicação que queremos

Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular

Professora Tatiana Lima e os alunos do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular em aula de reportagem no Complexo do Alemão, no dia 10 de junho.

NPC Informa

Eu sei aonde você foi na noite passada

[Por Gustavo Gindre-22.-06.2017] Cabify comprou o Easy. Começa o inevitável processo de concentração e internacionalização do mercado de gestão de transporte privado. Em disputa uma montanha de dados de deslocamento.

NPC Informa

Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal rejeita mudanças na EBC

[Por Redação NPC - 20.06.2017] Na última quarta-feira, dia 14 de junho, o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal lançou uma nota “em repúdio às mudanças em curso na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que impedem o livre exercício da profissão e aprofundam as práticas de censura”.| Continue lendo.

De Olho Na Vida

Pesquisadora diz que moradores rejeitam Exército e polícias na Maré

Em entrevista publicada pela revista Carta Capital no dia 17 de junho, Eliana Silva, pesquisadora e diretora da Redes da Maré, ONG que atua no conjunto de favelas, explica a rejeição da maioria dos moradores à presença do Exército e das polícias na favela. Eliana explica por que espaços como o Complexo da Maré são vistos pelas forças de segurança pública como “arenas de guerra e extermínio” e os moradores como inimigos do poder público.| Leia a entrevista aqui.

De olho no mundo

Revolução e contrarrevolução no Oriente Médio

Acontece no dia 28 de junho próximo, às 10h, no Facebook do Programa San Tiago Dantas, transmissão ao vivo de 'Uma janela para o mundo: visões do Programa San Tiago Dantas'. O convidado é Reginaldo Nasser, professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP. O tema abordado é “Revolução e contrarrevolução no Oriente Médio”.

Democratização da Comunicação

Intervozes e Repórteres Sem Fronteira no monitoramento da mídia

Brasil será o 11° país a receber o projeto do Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançado em 2015 - Media Ownership Monitor (MOM) - que tem como objetivo responder a perguntas que ajudam a ampliar a transparência no setor de mídia. O "Monitor de Propriedade de Mídia" mapeia os maiores grupos controladores das empresas de comunicação, seus interesses econômicos cruzados e o uso das verbas públicas no setor.| Saiba mais.

Memória

Vigário Geral: histórias ainda contadas sobre a chacina

Vinte quatro anos depois, a chacina de Vigário Geral que, em 1993, resultou na morte de 21 moradores inocentes assassinados pela Polícia Militar, é relembrada pelos jornalistas Marcelo Migliaccio e Fábio Lau no mini-documentário “Contos de Vigário (Geral)”. Ambos eram repórteres dos jornais Folha de São Paulo e o Dia, respectivamente, quando ocorreu a chacina. Com duração de 10 minutos, o curta narra histórias de bastidores e que não foram levadas ao público.| Assista aqui!

Dicas

Autobiografia de ex-escravo no Brasil é lançada em português

Lançada em maio pela Editora Uirapuru, a “Biografia de Mahommah Gardo Baquaqua” é o único registro conhecido feito por um ex-escravo do período colonial brasileiro. Mahommah nasceu em Djagou, atual Benim, no início do século XIX e foi escravizado no Brasil entre 1845 e 1847, ano em que conquistou a liberdade. Ele pertencia a uma família de muçulmanos. Estudou o Corão, matemática e literatura e se envolveu em conflitos políticos. Após ter sido vítima de uma emboscada, foi embarcado a força para Pernambuco, onde foi escravizado. Em 1964, sua autobiografia foi publicada nos EUA e, 160 anos depois, foi traduzida em português.

Dicas

Direitas emergentes na América Latina

O terceiro programa da série “Uma nova Era de Extremos?”, do Programa Sem Diplomacia, tem como temas 'Direitas emergentes na América Latina. Percepções desde México e Cuba'.| Saiba mais sobre esta edição e veja o programa aqui.

Pérolas

Por Leonardo Boff, em 29 de maio de 2017

"Nós nunca fomos uma sociedade no sentido moderno, pois nunca saímos da situação colonial e neocolonial a que fomos submetidos desde a chegada dos europeus em nossas terras. Somos sócios menores e agregados ao projeto das grandes potências que dominam o mundo. Nunca pudemos elaborar um projeto autônomo e soberano de país”. [Leonardo Boff, em entrevista ao El País, em 29 de maio de 2017. Para ler a entrevista completa clique aqui.]

Pérolas

Por Murilo César Ramos, em 25 de maio de 2017

"A internet hipnotiza, paralisa, é fascinante. Mas a questão é política, ética, e tem que ser discutida. Dados pessoais são a disputa do futuro". [Murilo Ramos é professor da Faculdade de Comunicação da UnB].

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 338

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@piratininga.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Ívina Costa e Sheila Jacob

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link