Boletim do NPC

29 de Junho de 2017

Notícias do NPC

Quintas Resistentes recebe Caique Tibiriçá Miranda

O Programa Quintas Resistentes do NPC está de volta no mês de julho! Dessa vez nosso entrevistado será o economista Carlos Henrique Tibiriçá Miranda, militante histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Ele é filho da militante política, Maria Augusta Tibiriçá Miranda; e neto de Alice Tibiriça Miranda. Maria Augusta escreveu um livro que está esgotado e tem como tema a nacionalização da indústria farmacêutica brasileira. Sua principal luta, porém, foi a defesa da Petrobrás, desde a campanha “O Petróleo é Nosso”. Através da história de Caíque, vamos conhecer também essas duas mulheres maravilhosas. O programa vai ao ar, ao vivo, no próximo dia 6 de julho às 18h, e depois estará disponível na internet. Para assistir ao vivo o Programa Quintas Resistentes, basta clicar em nucleopiratininga.org.br/aovivo. Não perca!

Notícias do NPC

Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) lança plataforma de comunicação via Whatsapp

Para participar, basta mandar uma mensagem para o número (21) 98556 3909. Com essa nova plataforma é possível enviar mensagens, áudios e vídeos para a redação do NPC. Através do WhatsApp do Núcleo Piratininga de Comunicação será possível fazer sugestões para matérias, marcar cursos, receber informações e notícias do NPC. Nossa equipe irá selecionar todo material que será transformado em matérias para publicação. Nosso objetivo central é melhorar a comunicação dos trabalhadores para construir um mundo com justiça e sem exclusão. Para isto criamos o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). O ponto de partida é a certeza de que sem comunicação não há possibilidade de os trabalhadores lutarem para alcançar a hegemonia política na sociedade.

Notícias do NPC

NPC conversa com jovens na Fiocruz

A jornalista Claudia Santiago Giannotti participa de aula sobre comunicação na Fiocruz, no Rio de Janeiro, na próxima quarta, dia 5. Na ocasião serão exibidos os filmes “Fala Povo” e “Comunicação Popular no Rio de Janeiro: quem faz”.

Notícias do NPC

Sindipetro-NF: 20 anos de histórias reunidas em livro editado pelo NPC

Foi lançado nesta terça, dia 27/06, durante o 13º Congrenf, o livro "20 anos do Sindipetro-NF: uma história de lutas". O livro foi produzido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação em parceria com o Sindipetro-NF e conta a história do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense desde a sua gestação, na dura e combativa década de 1990, até os dias atuais. | Confira a cobertura!

Notícias do NPC

NPC participa do encontro Cultura Viva nas cidades da América Latina

Começa nesse sábado, dia 1 de julho, o encontro Cultura Viva nas cidades da América Latina, em Campinas, São Paulo. Durante quatro dias, representantes de várias cidades do Brasil e de outros países da América Latina vão debater cultura, cidade, política públicas e conjuntura. A pesquisadora do NPC, Luisa Santiago, participará do encontro.

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Popular teve aula sobre mídia digital

Neste sábado, dia 24, teve aula de aplicações da mídia digital no Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular. Os alunos aprenderam técnicas de transmissão ao vivo, através do uso do streaming, com o jornalista multimídia Arthur William, e receberam informações sobre como criar um aplicativo. A aula foi realizada no auditório do SISEJUFE/RJ, no Centro do Rio. No próximo sábado, 1º de julho, vamos realizar uma oficina sobre segurança da informação, de 9h às 17h, no mesmo local. Estarão presentes os professores Pedro Braga, Arthur Castro, Arthur Guilherme e Pedro Graças.

Notícias do NPC

Claudia Giannotti representa o NPC em roda de conversa do I Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária

A Agência de Notícias das Favelas (ANF) realiza em Niterói, de 6 a 9 de julho, o 1º Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária.. No dia 7, nossa coordenadora Claudia Giannotti participa de uma Roda de Conversa, das 9h às 12h no Solar Jambeiro. O tema será "Memória Histórica, Direito à verdade e Comunicação Popular na América Latina”. Estão programadas de conversa, oficinas e atrações culturais em oito espaços culturais da cidade: Entrada gratuita. | Saiba mais!

Artigos

Quem controla o que você vê ou não na internet?

[Por Tatiana Carlotti] O princípio de relevância cria um mundo sob medida para você. Antes de comemorar vale conhecer o alerta de quem afirma que isso mais asfixia do que liberta. Você já reparou que seus amigos de direita desapareceram do seu “feed” no Facebook? Percebeu como os anúncios do Google resolveram ofertar justamente aquilo que você pensou em comprar, mas viu o preço e acabou desistindo? Pois saiba que seus amigos continuam na ativa, malhando a esquerda nas redes sociais, mesmo com as revelações sobre o Aécio Neves. A diferença é que eles não aparecem mais no seu Facebook, da mesma forma que você não aparece mais no deles. | Leia o artigo completo!

Entrevistas

Como a casta política controla o que o brasileiro sabe

No livro “Brasil e as suas mídias regionais - estudos sobre as regiões Norte e Sul”, lançado em 21 de junho, Pâmela Araújo, pesquisadora da UFRJ, revela as relações íntimas entre os parlamentares e as TVs e rádios pelas quais o país se (des)informa. Ao contrário do que se pensa, o fenômeno não se limita às regiões mais pobres - é o que fica claro nesta entrevista concedida ao portal Outras Palavras. | Leia a entrevista completa!

Proposta de Pauta

Fisenge alerta para importância de cláusulas específicas para população LGBT

O Coletivo de Mulheres da Fisenge publica histórias mensais sobre gênero, por meio do projeto Engenheira Eugênia, e já publicou uma história em quadrinhos sobre transfobia, sobre o Estatuto da Família e combate à LGBTfobia. Confira abaixo: Engenheira Eugênia debate sobre o Estatuto da Família | Engenheira Eugênia combate transfobia nos espaços | Engenheira Eugênia conversa com a filha sobre respeito à famílias homoafetivas. | Clique aqui e leia mais.

De Olho Na Mídia

O que o filho do Roberto Marinho não disse

Foi inaugurada no dia 19, no Rio de Janeiro, a nova sede do jornalismo da Rede Globo. A redação agora conta com 1.370 m², o dobro do tamanho anterior, e integra as equipes de TV e internet. No centro do novo espaço, está localizado o estúdio do Jornal Nacional, um cenário giratório, com o que há de mais moderno em tecnologia da informação. Um dos exemplos é o vidro de quinze metros, em curva, que recebe projeções em alta resolução e tela retrátil de led, ao fundo, que dá aos recursos gráficos uma perspectiva em 3D. Em seu quadro TV Afiada, o jornalista Paulo Henrique Amorim lembrou as ações executadas pela emissora, que feriram a democracia do país ao longo da história. Essas, é claro, não constaram no discurso de inauguração da nova sede, feito por Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo e filho do fundador da emissora. | Para assistir ao vídeo, acesse aqui!

Radiografia da Comunicação Sindical

Rádio Web da CUT Goiás chega a 104 rádios comunitárias

O programa Rádio em Movimento, produzido pela CUT-Goiás traz em destaque matéria sobre a Greve Geral nesta sexta, dia 30/06. É a rádio web da CUT Goiás que chega a 104 rádios comunitárias em Goiás! A Abraço Goiás participa do projeto. | Clique aqui para ouvir!

A Comunicação que queremos

Cada Caminho Uma História: A patroa, o porteiro e a empregada

Foi lançado recentemente o 1º episódio da websérie documental “Cada caminho uma história”, que busca denunciar situações de racismo e desconstruir estereótipos. Nos episódios, o jornalista Ricardo Brasil, produtor e idealizador da websérie, viaja de carona para contar histórias inusitadas. Nesta entrevista, a funcionária pública Heloisa Marcondes fala sobre o seu dia a dia num condomínio de classe média, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ricardo Brasil é apresentador do “Cultne na TV”, programa da TV Alerj em parceria com o Acervo Digital de Cultura Negra, o Cultne. | Assista aqui!

NPC Informa

Julho é mês de aulas abertas no Cursinho Popular Vito Giannotti

No mês de julho, o Cursinho Popular Vito Giannotti dá início às aulas abertas de férias. De 03 à 14/07, os professores aprofundam temas importantes, que não puderam ser desenvolvidos nas aulas regulares. Alguns deles são: “Mulheres e a ditadura no Brasil”, “A linguagem da propaganda” e “A crise econômica brasileira atual: de Dilma a Temer”. As aulas acontecem de segunda à sexta, de 19h às 22h, e são gratuitas. Para se inscrever, acesse a página do curso no Facebook ou entre em contato pelo WhatsApp (96627-7136). O Cursinho Popular Vito Giannotti está localizado na rua Rua Gravi, 60 - Ao lado do Metrô Praça da Árvore - São Paulo - SP.

De Olho Na Vida

Do manual do ativista escaldado – Parte 1

[Por Régis Moraes] Atribui-se a William James esta frase preciosa:"Muita gente pensa que está pensando, quando na verdade está apenas reorganizando seus preconceitos". Eu apenas retificaria o quantificador, talvez fosse melhor "todo mundo, muitas vezes". Pelo menos. Isso depende do que chamamos de preconceito. Muitas vezes (novamente) preconceitos são, apenas, as idéias dos outros (essa é de Diderot, se nao me falha a memória). De fato (essa é de Michael Polanii) vivemos dentro de uma dimensão tácita, tão silenciosamente admitida que sequer damos pela sua existência, sequer cogitamos a existência de alguma alternativa. |Continue lendo.

De olho no mundo

O Muro

Vídeo produzido pela Agência Pública explica em dois minutos o projeto de Donald Trump, presidente dos EUA, para construção de um muro na fronteira entre o México e os Estados Unidos. | Assista aqui!

Democratização da Comunicação

Programa Sala de Imprensa discute a regulação da mídia no Brasil

Como é a regulamentação da mídia no Brasil? Quais os problemas da legislação atual? E em outros países, como se dá a regulamentação? - estas e outras perguntas são discutidas no Sala de Imprensa, programa da TV Assembleia, de Minas Gerais. Participam desta edição os jornalistas Aloísio Lopes, integrante do FNDC, e Ana Paola Amorim, pesquisadora do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros da UFMG e organizadora de um livro sobre a história da regulação (em produção). Assista aqui!

Memória

100 anos de fotografia online

Mantida pela União Européia, a Plataforma Europeana é uma biblioteca de arte on-line, que tem como parceiros a Biblioteca Britânica, o Museu do Louvre, a Biblioteca Nacional da França, entre outros. Em maio, a plataforma lançou a coleção Europeana Photography, que conta com imagens e documentos de 50 instituições europeias de 34 países que documentam os 100 primeiros anos da fotografia no continente europeu. A coleção reúne mais de 2,2 milhões de fotografias.

Dicas

Livro discute os impactos da ditadura militar em Sobral

Buscando compreender questões decorrentes do golpe e da ditadura em Sobral, interior do Ceará, localizada a 235 km da capital, dois historiadores cearenses organizaram o livro A ditadura civil-militar em Sobral: aliança, “subversão” e repressão (Edições UVA; SertãoCult). [Fonte: Comissão da Anistia e História da Ditadura]

Dicas

O legado de Nelson Mandela

Palestra do Programa de Pós-graduação em Economia e Departamento de Economia, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, no dia 5 de julho, às 19h, no Anfiteatro A (FCLAr). Informações sobre o evento (16) 3334-6214 e eco@flcar.unesp.br.

Dicas

Filme cearense ‘Os pobres diabos’

[Por Socorro Acioli/ O Povo] Rosemberg Cariry acaba de lançar um filme novo. Chama-se “Os pobres diabos” e é um poema. Daqueles curtos e exatos. “É um filme muito simples”, ele disse na pré-estreia, o que é uma qualidade clara desse trabalho. É no chão seco e rachado de um pedaço do Aracati que se monta o palco da história que Rosemberg nos conta. O Gran Circo Teatro Americano chega à cidade, para tentar mais uma vez a sorte de sobreviver. Vejam bem: a palavra é sorte. Como se sobreviver fosse mesmo algo que ninguém garante a ninguém, nesses pedaços ermos do mundo. O filme estreia em 6 de julho. | Continue lendo.

Dicas

Cinema Africano pela Descolonização das Telas

De 3 a 11 de julho, o Cinemaison, no Rio de Janeiro recebe o minicurso “Cinema Africano pela Descolonização da Telas”. A iniciativa é do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro, e as aulas serão ministradas pela coordenadora do fórum, Janaína Oliveira. O minicurso é gratuito e haverá emissão de certificado. Serão 4 encontros, nas duas primeiras semanas de julho, sempre às segundas e terças-feiras, das 19h às 22h. Além das aulas, haverá projeções de filmes. A inscrição é feita pelo e-mail: contato@cinefrance.com.br. Para saber mais, acesse aqui.

Pérolas

Por João Guimarães Rosa, no conto ‘Com o vaqueiro Mariano’

‘Narrar é resistir’

Pérolas

Por Dalcídio Jurandir

Quando se ouve a frase “defender as instituições”, fiquem logo sabendo: é a defesa dos ricos. As instituições são o governo deles, a polícia deles, a instrução deles, os jornais deles, as leis deles. [Dalcídio Jurandir (1909-1979), romancista, jornalista e professor paraense]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 339

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895
www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Ívina Costa e Sheila Jacob

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link