Boletim do NPC

27 de julho de 2017

Notícias do NPC

23º Curso Anual do NPC: inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o 23º Curso Anual do NPC, que neste ano será realizado entre os dias 22 e 26 de novembro. O tema geral desta edição é “Comunicar com todos os meios e falar para milhões. O papel da comunicação na organização popular”. Já confirmaram presença palestrantes como Flavia Braga, Maria Lúcia Fatorelli, Reginaldo Moraes, Ruy Braga, Francisco Fonseca, Laurindo Leal, Camila Marins, Maisa Lima, Marcela Cornelli, Virgínia Fontes, Mauro Iasi, Ricardo Antunes, Marcio Pochmann, Erika Kokai, Beto Almeida, Sylvia Moretzsohn, Claudia Costa, Guilherme Boulos, Adenilde Petrina, Camila Maciel, Andrew Fishman e Elaine Dal Gobbo. E vem mais por aí! O curso acontecerá na Lapa, centro do Rio de Janeiro. A hospedagem será no próprio local do curso. O valor da taxa de inscrição será o mesmo do ano passado: R$ 890,00 sem hospedagem e R$ 1.490,00 com hospedagem. Para mais informações, entre em contato pelo email npiratininga@piratininga.org.br ou pelo telefone/whatsapp (21) 985563909.

Notícias do NPC

Um espaço de resistência. Sim. É possível!

[Por Eric Fenelon] Foi inaugurado na última segunda-feira, dia 24/07, o Espaço Gramsci. Um espaço de resistência do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Idealizado pela coordenadora do NPC, Claudia Santiago Giannotti, o Espaço Gramsci foi criado para manter viva a memória de luta do nosso mestre e coordenador, Vito Giannotti. Vito lutou enquanto viveu por uma comunicação dos trabalhadores para a transformação da sociedade e libertação das amarras do capitalismo. Agora, para dar continuidade à sua luta, o Espaço Gramsci vai promover debates, entrevistas, aulas e manter uma biblioteca para sindicatos e movimentos populares que desejem construir e aprimorar seus veículos de informação. Desde a pauta e a linguagem até a diagramação, para que esses veículos sejam atrativos e compreendidos pela maioria da classe trabalhadora. A luta continua, porra!

Notícias do NPC

Primeiro “Papo de cultura” é com Adriana Facina

Nesta sexta, 28/07, às 15 horas, o Espaço Gramsci recebe a antropóloga e professora da UFRJ, Adriana Facina, para um papo sobre culturas populares, ocupação da cidade e o histórico de tentativas de criminalização do funk. A entrevista será transmitida ao vivo pelo facebook do Espaço Gramsci. Acompanhe!

Notícias do NPC

Entrevista e fotografia são temas das aulas do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular do NPC  

A 14ª aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular aconteceu no sábado, dia 22 de julho, no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (SENGE/RJ). A professora da UFRRJ, Ana Lúcia Vaz, falou sobre entrevista. Ela nos mostrou como algumas técnicas de entrevista podem facilitar o comunicador popular a conseguir boas respostas de suas fontes e, dessa forma, dar vida a suas matérias. Para a professora, a entrevista é a alma do jornalismo. É uma habilidade que se aprimora através da experiência. Ana Lúcia falou sobre o uso de gravadores e da importância em ouvir seu entrevistado. Na parte da tarde, foi a vez do professor de fotografia Naldinho Lourenço. Naldinho há anos vem ministrando essa disciplina com os comunicadores populares do NPC. Fotógrafo e "cria" da favela da Maré, Naldinho explicou como nasceu a fotografia e depois apresentou a parte técnica da atividade. Segundo Naldinho, para uma boa foto é preciso o domínio dos três pilares da fotografia: Diafragma/Obturador/ISO. | Confira as fotos da aula.

Entrevistas

Livro lançado pelo NPC recupera percurso de lutas realizado pela classe trabalhadoras  nas  últimas décadas

[Por Claudia Santiago Giannotti] O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) lançou no dia 24 de julho, no Espaço Gramsci, no Rio de Janeiro, o livro “Da organização pela base à institucionalização - Associações de Trabalhadores: o resgate de uma experiência classista”, da socióloga Giuseppina de Grazia. O livro tem prefácio de Vito Giannotti e apresentação de Ricardo Antunes e Claudia Santiago Giannotti. Além de recuperar momentos importantes da história geral das lutas dos trabalhadores no Brasil, o trabalho de Giuseppina joga luz sobre experiências de organização popular que ocorreram na cidade de São Paulo das décadas de 1970 e 1980. | Leia aqui entrevista com a autora.

NPC Informa

Seminário Internacional ‘1917: o ano que abalou o mundo’ será realizado em setembro    

Entre os dias 26 e 29 de setembro, a editora Boitempo e o Sesc São Paulo realizam, no Sesc Pinheiros, o Seminário Internacional “1917: o ano que abalou o mundo, sobre o centenário da Revolução Russa”, um dos acontecimentos históricos definidores do século 20. Mais de trinta conferencistas, nacionais e estrangeiros, incluindo alguns dos maiores nomes das ciências humanas, abordarão o tema durante quatro dias de cursos, palestras, debates, filmes e lançamentos de livros. O seminário pretende ir além da discussão acadêmica e promover um balanço do último século tomando a história da Revolução Russa e seus desdobramentos como ponto de partida para instigar novos caminhos para o pensamento contemporâneo. Entre os convidados internacionais estão Tamás Krausz (Hungria), biógrafo de Lenin; Tariq Ali (Paquistão); a historiadora Wendy Goldman (EUA); o filósofo marxista Domenico Losurdo (Itália) e o sociólogo Michael Löwy (França), entre outros. | Saiba mais.

Democratização da Comunicação

Maranhão sedia seminário sobre comunicação nas administrações públicas  

A capital do Maranhão, São Luís, sedia, nos dias 25 e 26 de agosto, o seminário “Os desafios da comunicação nas administrações públicas”. Promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o evento tem como proposta extrair ensinamentos – dos acertos e, principalmente, dos erros - e refletir sobre as experiências em comunicação nos governos, levando em conta que esta frente é estratégica para qualquer administração pública. O público alvo do seminário são governadores e prefeitos, secretários de comunicação, jornalistas e assessores de várias prefeituras e governos estaduais. Uma oportunidade para sistematizar estas experiências e para impulsionar uma comunicação mais saudável no país. | Saiba mais!

Radiografia da Comunicação Sindical

WebTV Sinttel-Rio lança série especial sobre situação do trabalhador de Call Center

[Sinttel-Rio] No mês do teleoperador, o Sinttel-Rio preparou uma série especial que vai abordar a situação atual do trabalhador de Call Center, bem como os aspectos políticos e do bem estar desses profissionais. Neste episódio, o professor e pesquisador da UFRJ, Fernando Gastal, fala sobre saúde no trabalho e formas de adoecimento no teleatendimento.

De Olho Na Mídia

Jornal do Grupo Globo assume campanha por adiamento de eleições?

[Por Marina Schneider] “Eleições podem impor retrocesso às reformas”. Um artigo de opinião com esse título publicado em um jornal tido com um dos mais importantes do país já seria de chocar qualquer pessoa que valorize, minimamente, a democracia. Deixaria mais pasmo ainda aquele leitor que, de alguma forma, julgue que a mídia tem um papel a prestar na sustentação desse tipo de regime. Pois bem. Isso não é um artigo em que algum reacionário ultraconservador consegue espaço para expor sua opinião e defender as “reformas” do desgoverno Temer. É a coluna da repórter especial do Valor Econômico, Angela Bittencourt, da editoria de economia, publicada no dia 24 de julho. Ela começa dizendo que a eleição de 2018 “poderá minar o esforço empreendido até agora para aprovar reformas estruturais com o objetivo de promover uma recuperação econômica, capaz de minimizar os efeitos inquestionáveis da Operação Lava-Jato sobre a atividade”. Além de adotar como seu o discurso do governo e afirmar que tais reformas têm o intuito de recuperar a economia – o que sabemos ser bastante duvidoso já que a única certeza possível com as reformas trabalhista e da previdência é o fim de direitos conquistados com muita luta – a autora dá a entender, com a maior naturalidade, que eleições podem ser um problema para o bom andamento da economia. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

40% de todas as crianças e adolescentes no Brasil vivem em situação de pobreza…

[Do UOL, em São Paulo 25/07/2017] Dentre a população brasileira de zero a 14 anos, 40,2% se encontra em situação de pobreza. O percentual corresponde a mais de 17,3 milhões de jovens pobres no Brasil. É o que aponta um levantamento da Fundação Abrinq, divulgado nesta terça (25), que compara a situação da infância no Brasil com as metas assumidas pelo país nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). | Continue lendo.

De olho no mundo

FARC se transformarão em partido político a partir de 1º de setembro

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram na segunda-feira (24/07) que se transformarão em partido político a partir do próximo dia 1º de setembro. "Em 1º de setembro estaremos lançando publicamente o novo movimento político", disse o guerrilheiro de codinome "Carlos Antonio Lozada", membro do Estado Maior das FARC, em uma entrevista coletiva de imprensa. "Temos uma proposta de modelo econômico, a política de gênero que será realizada por nosso partido, as propostas que faremos ao setor da juventude, bem como a defesa do meio ambiente, a política do partido frente à questão urbana e, igualmente, para a parte agrária", acrescentou o líder guerrilheiro. | Continue lendo.

Memória

Marco Aurélio Garcia visto pela Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo

[Por Sebastião Neto] O Marco Aurélio Garcia retratado na grande imprensa hoje não é o que conhecemos. Na vida de cada revolucionário que nunca saiu da trilha há muitas fases. Muitos descobriram hoje que Marco Aurélio foi vereador pelo PCB. Poucos sabem da sua militância no Chile. Muitos o conheceram exilado em Paris. Muitos lembram do Marco Aurélio do Em tempo, do Arquivo Edgard Leuenroth, das secretarias da cultura… Nós o conhecemos como um dedicado e brilhante intelectual revolucionário, absolutamente solidário com uma peãozada que se construía como classe. | Continue lendo.

Dicas

Filme ‘Cúmplices? A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil’

Foi lançado, pela TV pública alemã, o documentário “Cúmplices? A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil”. O filme é centrado na história de Lúcio Bellentani, figura central no inquérito que corre no Ministério Público Federal. A produção está tendo grande repercussão na Alemanha por apresentar a cumplicidade da empresa com o regime de torturas e opressões que se instalou no Brasil em 1964. Os documentos apresentados no filme são fruto do trabalho da Comissão Nacional da Verdade, continuado pelo IIEP. Além da Volks, outras empresas serão investigadas. O filme, com legenda em português, pode ser visto aqui.

Dicas

“Marx ha vuelto”

[Com informações do Opera Mundi] A minissérie argentina “Marx voltou” trata-se de uma criação do coletivo audiovisual Contraimagen e do Instituto de Pensamento Socialista (IPS). Ela mostra o encontro do filósofo alemão com um jovem sindicalista argentino que também deseja transformar o mundo. São quatro episódios, com duração de 15 minutos cada, e estão disponíveis no youtube. E o melhor: com legendas em português. Os nomes dos episódios são: “Burgueses e proletários”, “O mercado e as crises capitalistas”, “O Estado e a revolução” e “O comunismo”. As ideias de Marx são expostas na minissérie com a ajuda de filmes antigos, achados audiovisuais na internet e animações, entre outros recursos. | Acesse para assistir!

Pérolas

Por Ana Maria Gonçalves

“Acho que essa é até uma palavra melhor que tristeza, a palavra conformismo, porque é uma palavra que acaba com os sonhos das pessoas”. [Trecho do romance ‘Um defeito de cor’, que conta a história da Revolta dos Malês e as trajetórias de Luiza Mahin e de Luiz Gama de forma romanceada]

Pérolas

Por Angela Davis

"Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela, porque tudo é desestabilizado a partir da base da pirâmide social onde se encontram as mulheres negras, muda-se a base do capitalismo" [Trecho da palestra na UFBA no dia 25.07.2017]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 343

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link