Boletim do NPC

6 de setembro de 2017

Notícias do NPC

23º Curso Anual do NPC: não fique de fora!

O 23º Curso Anual do NPC vai acontecer entre os dias 22 e 26 de novembro de 2017, no centro do Rio de Janeiro. Já estão confirmadas as presenças de palestrantes como Flavia Braga, Maria Lúcia Fatorelli, Samuel Pinheiro Guimarães, Igor Fuser, Reginaldo Moraes, Ruy Braga, Francisco Fonseca, Laurindo Leal, Camila Marins, Virgínia Fontes, Mauro Iasi, Ricardo Antunes, Marcio Pochmann, Erika Kokay, Beto Almeida, Sylvia Moretzsohn, José Trajano, Claudia Costa, Guilherme Boulos, Adenilde Petrina, Andrew Fishman e muitos outros! Clique aqui e confira a programação completa. AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS! O valor será o mesmo do ano passado: R$ 1.490,00 (com hospedagem) e R$ 890,00 (sem hospedagem). Baixe a ficha de inscrição! Para mais informações, entre em contato pelos telefones (21) 2220-5618 / 2220-4895 / 996285022 / 985563909 (whatsapp) ou pelo email npiratininga@piratininga.org.br. Não fique de fora! Esse ano temos APENAS 170 VAGAS!

Notícias do NPC

Livro-Agenda NPC 2018: confira os temas e saiba como encomendar!

O NPC já começou a oferecer seu tradicional LIVRO AGENDA para 2018. Temos SETE opções de temas, cinco que já trabalhamos em anos anteriores e estão atualizados e dois temas inéditos: A LUTA POR DIREITOS NO BRASIL E NO MUNDO e TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Cada sindicato ou movimento pode escolher a agenda do tema que preferir e, ainda, personalizá-la. Para isso há uma tiragem mínima de 500 unidades. Agendas individuais NÃO PODERÃO SER PERSONALIZADAS. Nosso LIVRO AGENDA é destinado a lutadores, ativistas sociais e militantes de vários movimentos e sindicatos. Desejamos que esses materiais sejam uma ferramenta para fortalecer as organizações necessárias para concretizar as mudanças que queremos. Necessários para manter direitos já conquistados e conquistar novos. | Clique aqui, confira mais opções de temas e saiba como encomendar!

Notícias

Claudia Santiago participa do 5º Seminário Unificado de Imprensa Sindical

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro será realizado, em Brasília, o 5º Seminário Unificado de Imprensa Sindical. O tema geral é: “Desafios da comunicação sindical na luta contra as reformas e os ataques à classe trabalhadora”. A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, participará da mesa de encerramento, que abordará “O papel do jornalista sindical na luta da classe trabalhadora”. As inscrições acabam hoje, dia 06/09. Entre outros temas, serão debatidos “as reformas e os desafios à classe trabalhadora”; “a conjuntura e a organização dos movimentos sindicais”; “imprensa sindical e alternativa X hegemônica”; “comunicação sindical nos meios digitais”. Para saber mais sobre o encontro, basta acessar aqui.

Notícias do NPC

“Como escrever para trabalhadores?” em Belo Horizonte

Na última sexta, dia 1, Claudia foi a Belo Horizonte dar uma palestra sobre “Como escrever para trabalhadores?” para a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD).

A Comunicação que queremos

Alunos do Curso de Comunicação Popular lançam jornal no Grito dos Excluídos

Já é tradição do Curso de Comunicação Popular do NPC! Todo dia 7 de setembro, durante a manifestação do Grito dos Excluídos, os alunos distribuem o jornal “Vozes das Comunidades”. O veículo é todo feito pelos alunos, desde a escolha da pauta, até a apuração, redação, edição dos textos e diagramação. Em 2017, o jornal chega a sua 13ª edição. Sempre são escolhidos temas de interesse da classe trabalhadora do Rio de Janeiro. Essa edição, por exemplo, conta com matérias sobre os impactos das reformas trabalhista e da Previdência; os efeitos da especulação imobiliária na cidade; a crise do Estado; os problemas na educação; os riscos com a privatização da CEDAE; o perigo gerado pelo uso dos agrotóxicos; cultura e arte das favelas; e muitos outros assuntos. Vem buscar o seu! Nos vemos amanhã, dia 7, no Grito dos Excluídos 2017!

Artigos

Controle de emissoras de rádio favorece políticos, indica pesquisa

[Pulsar Brasil] O uso político de emissoras de rádio no Brasil é quase tão antigo quanto o próprio rádio. Hoje, quase 100 anos depois da inauguração no país, ao menos 40 emissoras de rádio e TV ainda são controladas por senadores ou deputados federais. Mas se, no nível nacional, a grande presença de políticos entre os proprietários de meios de comunicação é ao menos denunciada, pelo fato de desrespeitar diretamente a Constituição, no nível municipal a prática, ainda mais evidente, se banalizou. Nas últimas eleições municipais, no ano passado, exatos 216 proprietários de emissoras locais de rádio (FM) se candidataram a prefeito. Desses, 94 saíram vencedores nas urnas. | Continue lendo!

NPC Informa

Jovens de favelas lançam plataforma e cartilha para discutir política de drogas  

[Com informações da matéria de Luiza Sansão/ Ponte Jornalismo] No sábado, 2 de setembro, foi realizado um evento na Maré, favela do Rio de Janeiro, para o lançamento da plataforma #Movimentos: drogas, juventude e favela. O projeto reúne 15 jovens de favelas brasileiras em torno do debate sobre política de drogas, racismo, desigualdades sociais e outras questões relacionadas à violência de Estado contra a população periférica. O primeiro resultado desse trabalho foi o lançamento de uma cartilha sobre política de drogas. Por meio dessa publicação, os jovens do #Movimentos conclamam a sociedade para debater o tema e defendem a necessidade de os moradores de favelas serem ouvidos neste debate. Para conhecer o projeto, basta acessar http://www.movimentos.org.br.

NPC Informa

Encontro “Mídia Livre. Comunicação, Direitos Humanos e Tecnologia” na PUC-Rio

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2017, ocorre, na PUC-Rio, um encontro organizado por estudantes de comunicação para refletir sobre como tem sido abordado o tema dos Direitos Humanos na mídia em geral e as novas experiências que vêm possibilitando transformações da comunicação no Brasil. O encontro, além de ser um espaço para compartilhar vivências, será uma ponte para fortalecimento de redes. Na programação, estão mesas e debates sobre “mídia e democracia”, “representatividade na mídia”, “comunicação e direitos humanos”, “novas mídias e formatos”, “jornalismo comunitário”, dentre outros. A programação completa está disponível aqui!

Radiografia da Comunicação Sindical

Sinttel-RJ na cobertura do 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular

No dia 25 de maio de 2017, o Núcleo Piratininga de Comunicação realizou o 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Clique aqui e confira a bela reportagem especial realizada pela equipe de comunicação do Sinttel-RJ!

De Olho Na Mídia

Os mistérios dos milionários

[Por Reginaldo Moraes] Você deve ficar espantado quando lê nos jornais e revistas os contratos milionários dos jogadores de futebol ou artistas de cinema. É para ficar mesmo. Ainda mais porque, na maioria desses casos, eles arrumam um jeito de não pagar impostos e de receber a grana em paraísos fiscais. Mesmo assim, guarde seu espanto para coisa melhor. Veja o quadro que traduzi e adaptei do livro de Les Leopold - How to Make a Million Dollars an Hour. Os números são de 2010, um ano depois da grande quebra do mercado financeiro. O mercado pode ter quebrado, mas os banqueiros, não. Pelo contrário. Pegaram o dinheiro que Obama lhes deu “para salvar o país de uma crise sistêmica” e aumentaram seus bônus e prêmios.| Continue lendo!

Democratização da Comunicação

Com apoio da CUT-RS, FNDC organiza 1º Encontro Gaúcho pelo Direito à Comunicação

[Por CUT-RS/FNDC] O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) está organizando o 1º Encontro Gaúcho pelo Direito à Comunicação (EGDC), que será realizado de 27 a 28 de outubro, em Porto Alegre. O evento, que tem o apoio da CUT-RS, é uma iniciativa do Comitê Gaúcho do FNDC. O objetivo é promover um evento regional, a partir das três importantes edições nacionais promovidas pelo FNDC. As duas primeiras aconteceram no Recife (PE), em 2012, e em Belo Horizonte (MG), em 2015. | Saiba mais!

De Olho Na Mídia

Por Sylvia Moretzsohn, palestrante do 23º Curso Anual do NPC

Olha a manchete. Olha a foto. Ligue os pontos. Alguma surpresa? Isto é O Globo.

Proposta de Pauta

Jornalistas estão entre os mais atingidos pela reforma trabalhista, diz professora

Os jornalistas estão entre as categorias mais duramente atingidas pela reforma trabalhista aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer, segundo a professora de Direito do Trabalho da UFMG, Daniela Muradas Reis. Ela avalia que a reforma tornará a profissão de jornalista completamente precária, com graves prejuízos para toda a sociedade, em consequência da baixa qualidade das informações produzidas pela imprensa. Entre as aspectos da reforma que atingem diretamente a categoria, Muradas destaca a precarização da jornada de trabalho e o chamado teletrabalho, que regulamenta o home office. “A informalidade do trabalho agora está amparada por lei e vai valer o que o mercado ditar. Num setor concentrado como esse as consequências serão muito grandes.”, observa. | Saiba mais!

De Olho Na Vida

A tuberculose de Rafael Braga e o sistema prisional brasileiro

[Por Luisa Santiago - NPC] Rafael Braga, ex-catador de latinhas preso em junho de 2013, foi internado no dia 17 de agosto na Unidade de Pronto Atendimento do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro. Depois de quase um ano com uma tosse persistente, no dia 22, ele foi diagnosticado com tuberculose. A SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) deu início ao tratamento e enviou Rafael de volta para a penitenciária. No entanto, segundo advogados do Instituto de Defensores de Direitos Humanos, as condições dentro de uma unidade prisional não favorecem o tratamento dessa doença e por isso foi feito um novo pedido de Habeas Corpus solicitando prisão domiciliar enquanto Rafael se recupera. Na noite do dia 30 de agosto, no entanto, o Tribunal de Justiça negou o pedido. | Continue lendo.

De olho no mundo

Investigação sobre trabalho escravo abrangeu reportagens em três continentes

[Por Ana Prieto / ijnet.org] O projeto de pesquisa investigativa do Eldiario.es, "La Tierra Esclava", vem com uma subtítulo que vai direto ao ponto: "É assim que os países pobres são usados para alimentar os países ricos". O projeto envolveu quase duas dúzias de jornalistas trabalhando juntos para descobrir os abusos ocultos por trás de cinco plantações consumidas amplamente na Europa (açúcar, cacau, bananas, café e palmeiras africanas) e que são produzidas graças a condições exploratórias similares a escravidão, práticas comerciais ilegais e danos ambientais contínuos. Os quatro países que foram investigados são Guatemala, Honduras, Colômbia e Costa do Marfim. | Continue lendo!

Memória

1995: nasce o Grito dos Excluídos

Em 7 de setembro de 1995, em todo o país, militantes sociais saem às ruas na primeira manifestação do Grito dos Excluídos. A ideia é aproveitar o Dia da Pátria para mostrar que não basta a independência oficial: a verdadeira independência passa pela justiça para a imensa maioria do povo. [Fonte: Livro Agenda NPC 2018 - Lutas por Direitos no Brasil e no Mundo]

Dicas

Em São Paulo, exposição homenageia pintor Di Cavalcanti  

A mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos” entra em cartaz na Pinacoteca de São Paulo a partir de 2 de setembro de 2017. Neste mês, comemoram-se os 120 anos do nascimento do artista. Entre pinturas, desenhos e ilustrações, serão exibidas mais de 200 obras, realizadas ao longo de quase seis décadas de carreira. A exposição fica em cartaz até 22 de janeiro de 2018, no primeiro andar da Pina Luz – Praça da Luz, 02. Para saber mais, basta acessar aqui.

Dicas

“Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”

O filme "Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência" reúne a história de 10 mulheres atingidas pela construção de hidrelétricas, de diferentes regiões do país, que fizerem da costura, do bordado, uma ferramenta de luta. No próximo dia 13 de setembro (quarta-feira), o Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107) exibirá essas histórias de resistência a partir das 18h30. Após a exibição do filme, haverá debate com a participação da Brigada do MAB (Movimento de Atingidos por Barragens) e de Talíria Petrone (vereadora de Niterói).

Dicas

‘Ainda é possível’: música para lutadores e lutadoras do Brasil

A canção “Ainda é possível”, do grupo DNA Viana, foi composta e gravada para servir de estímulo aos lutadores e lutadoras do Brasil. A letra é bem atual, pois procura refletir sobre esse momento político e contribuir para as necessárias lutas do povo brasileiro por um país justo e igualitário. No vídeo recém-divulgado, aparecem tristes momentos da nossa história recente, além de imagens de mobilizações e personagens de referência da esquerda nacional e internacional. Em tempos tão difíceis, vale a pena assistir e divulgar. Para conferir, basta clicar aqui.

Pérolas

Por Pilar Del Río, jornalista e presidente da Fundação José Saramago

“A partir do reconhecimento dos direitos de uma pessoa, somos felizes. [Somos felizes] Quando nos sentimentos reconhecidas como seres humanos em nossa dignidade. Quando não se reconhece um horário digno de trabalho, previdência social, ensino, remédio, hospital, escola para nossos filhos... Enquanto isso não existir estaremos combatendo os inimigos. E os inimigos são os que provocam humilhação nas pessoas.” [Trecho da entrevista concedida ao programa Trilha de Letras, da TV Brasil. Para ver o programa completo, clique aqui]

Pérolas

Por Murilo Ramos, professor da Faculdade de Comunicação da UnB

“Como tenho dito ao longo dos anos, parafraseando o grande Antonio Gramsci: pessimistas até podemos ser no pensamento, desde que mantenhamos o otimismo para prosseguir na ação, com um olho no dia de hoje e o outro na História”.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 349

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link