Boletim do NPC

22 de setembro de 2017

Notícias do NPC

O papel da comunicação na organização popular é tema do 23º Curso Anual do NPC

Gente querida de todo o Brasil, estamos firmes trabalhando na organização do 23º Curso Anual do NPC. Todos os palestrantes estão confirmados. O local é o mesmo do ano passado. O valor da taxa de inscrição também. A única coisa que muda é o número de participantes. Achamos que ficou meio apertado em 2016. Então teremos que ser muito rígidos e ter coragem de dizer não, se por acaso a procura for maior do que o número de vagas oferecidas. São 170 vagas. Não deixe para se inscrever na última hora. Temos algumas ideias para apresentar a vocês, mas só faremos isso durante o curso. Venha! É útil! É necessário! Você não vai se arrepender. Vamos nos fortalecer! Desde já agradeço o incentivo e a solidariedade recebida em nossos 23 anos de vida. Rumo ao jubileu de prata! | Clique aqui e saiba mais sobre o 23º Curso do NPC.

Notícias do NPC

Livro-Agenda NPC 2018: confira os temas e saiba como encomendar!

O NPC já começou a oferecer seu tradicional LIVRO AGENDA para 2018. Temos SETE opções de temas, cinco que já trabalhamos em anos anteriores e estão atualizados e dois temas inéditos: A Luta por Direitos no Brasil e no Mundo e Trabalhadores da Educação no Brasil. Cada sindicato ou movimento pode escolher a agenda do tema que preferir e, ainda, personalizá-la. Para isso há uma tiragem mínima de 500 unidades. Agendas individuais não poderão ser personalizadas. | Clique aqui, confira mais opções de temas e saiba como encomendar!

Notícias do NPC

Claudia Santiago participa de debate sobre disputa de narrativas no jornalismo

A coordenadora e fundadora do NPC, Claudia Santiago, participará de um debate sobre a produção jornalística na internet, o papel e a importância das redes em tempos de fake news. A mesa “Jornalismo e disputa de narrativas: blogs, redes sociais e contra-hegemonia” também pretende debater o papel da imprensa no processo de desmonte do país e as possibilidades de organização para a luta e defesa da soberania nacional frente ao capital estrangeiro. Além de Claudia Santiago, o evento contará com a participação de João Roberto Ripper, fotojornalista e professor. O debate será realizado no dia 5 de outubro (quinta-feira), às 18h, na Sede do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio: Av. 13 de Maio, nº 13, 8º andar, Centro do Rio.

A Comunicação que queremos

Programa 100 Roteiro estreia na TV Comunitária de Brasília

Já está no ar o programa 100 roteiro e sem censura, apresentado pelo jornalista Rodrigo Couto, na TV Comunitária de Brasília, canal 12 da Net. Independente, a produção é exibida aos sábados, às 17h30, e às segundas-feiras, às 18h. Entrevistas exclusivas sobre a atual situação política do país são o carro-chefe dos bate-papos. As cantoras e ativistas Beth Carvalho e Daniela Mercury já foram entrevistadas pelo programa, além da professora, filósofa, escritora e artista plástica Marcia Tiburi, que recentemente lançou o livro ‘O Ridículo Político’. Também já participou a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), bancária e defensora das trabalhadoras e trabalhadores e das minorias no Congresso Nacional. Quem não é de Brasília, pode acompanhar o programa 100 Roteiro pelo site. Acesse!

Artigos

A concentração dos meios de comunicação como uma barreira para a democracia

[Emílio Pio/FNDC] A concentração dos meios de comunicação é uma das barreiras enfrentadas pela democracia do Brasil. A mídia tradicional é controlada por conglomerados empresariais que estão ligados não somente a interesses editoriais, mas também a interesses privados de uma elite influente. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), a TV é o meio de comunicação mais acessado pelos entrevistados, sendo mencionada pela quase totalidade da amostra. Pouco mais de três quartos dos entrevistados assistem TV todos os dias da semana. As emissoras da TV aberta são as mais assistidas, principalmente a Rede Globo. Aproximadamente 73% dos entrevistados afirmaram assistir a TV Globo. Por volta de um em cada três respondentes afirma ler jornal. Apesar do recente crescimento de meios digitais e novas mídias, a principal fonte de informação da maioria da população brasileira sobre política nacional continua sendo os jornais da mídia tradicional. O Globo e a Folha de São Paulo são os jornais mais lidos do país. Apenas 26% da população afirmam se informar sobre o que acontece no Brasil pela internet. | Continue lendo.

NPC Informa

Enecom 2017: inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o 38º Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (ENECOM). Não fique de fora! Clique aqui e saiba mais!

Do manual do ativista escaldado

“A elite do poder”: durma-se com um barulho desses…

Nesta semana, o ativista escaldado rememora alguns parágrafos instigantes do livro de Charles Wright Mills – A Elite do Poder (1956). “Muito pouco do que julgamos saber da realidade social do mundo foi verificado diretamente. A maioria dos "quadros mentais" que temos são produto desses meios de comunicação — a tal ponto, que muitas vezes não acreditamos realmente no que vemos à nossa frente, enquanto não lemos a respeito no jornal ou ouvimos no rádio. Os meios de comunicação não nos proporcionam apenas a informação — orientam nossas experiências mesmas. Nossos padrões de credulidade tendem a ser realidade, determinados por eles, e não pela nossa experiên­cia pessoal fragmentária. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Luis Fernando Veríssimo é demitido do Zero Hora

O jornalista Luis Fernando Veríssimo foi demitido do jornal Zero Hora, onde começou a atuar há 45 anos. Sua saída ocorreu há duas semanas, mas foi revelada somente na noite do dia 15.09. O contrato rompido com o escritor era para a produção de colunas locais. A primeira versão apresentada é que a razão da demissão teria sido contenção de custos. O escritor ainda não se pronunciou.

Proposta de Pauta

Ascensão e queda da comunicação pública

[Por Lalo Leal Filho/RBA] A construção foi longa e demorada. A destruição rápida. Falo da comunicação pública brasileira representada pela EBC, a Empresa Brasil de Comunicação, responsável pelas TV Brasil nacional e internacional, por oito emissoras de rádio e duas agências de notícias. Ao contrário do que ocorreu na Europa e nos Estados Unidos, onde as emissoras públicas se constituíram na primeira metade do século passado, por aqui só conseguimos esse feito no final de 2007 com a criação da EBC. Tentativas anteriores fracassaram. A mais arrojada delas ocorreu quando o segundo governo Vargas, no início dos anos 1950, se dispôs a outorgar um canal de televisão à Rádio Nacional, emissora líder de audiência no país, controlada governo federal. Com a morte do presidente o processo foi interrompido. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Negros, mulheres, cultura e periferia em Belém são os temas do volume I de “Arenas Amazônicas”

O professor Rogério Almeida, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), acabou de lançar o primeiro livro da série “Arenas Amazônicas”,, assinado também pelos jornalistas Daniel Leite e Lilian Campelo. Sete narrativas dão corpo ao livro, focando em ações coletivas nos campos da cultura, política, direitos humanos e cidadania. Grafiteiros, DJs, educadores, professores, estudantes, biscateiros, aposentados e desempregados são personagens dos textos, que a partir de inúmeros coletivos se impõem como protagonistas de sua própria história. Nos textos aqui reunidos, eles afirmam suas identidades coletivas ou individuais como negros, artistas, cidadãos das “quebradas”, que em Belém são conhecidas como baixadas. A obra em PDF pode ser baixada livremente aqui.

De Olho Na Vida

Pré-Fórum Social Panamazônico chegou a 7 países através da radio web

[Por Marly Tavares - Ascom/Sindsep-AP] Discutindo um dos assuntos mais em pauta no Brasil e no mundo, a Amazônia, o pré-FOSPA reuniu centenas de pessoas ligadas a diversas organizações que defendem minorias como associações quilombolas, indígenas, LGBTs, também de mulheres, extrativistas, centrais sindicais e sindicatos, bem como representantes do comitê do Fospa internacional e local. O evento aconteceu dia 21/09 no Centro Diocesano em Macapá/AP e faz parte da agenda de preparação para o Fórum Panamazônico que acontecerá em 2018 em Salvador, Bahia – Brasil. Com temas relevantes como Devolutiva Fospa – frutos e sementes, RENCA – lutar e resistir, trouxe também diálogos por eixos temáticos como: soberania popular; megaprojetos e extrativismo; educação comunitária intercultural e, comunicação Pan-Amazônica para a vida. | Continue lendo.

Memória

Nos 40 anos de sua invasão, PUC diplomará cinco alunos mortos pela ditadura

[Por José Arbex Jr.*, especial para o Blog do Sakamoto] Os estudantes Carlos Eduardo Fleury, Cilon Cunha Brum, José Wilson Lessa Sabbag, Luiz Almeida Araújo e Maria Augusta Thomaz jamais completaram os seus cursos na PUC-SP, onde estudavam, no final dos anos 60. Foram assassinados pela ditadura militar. Os corpos de Luiz Almeida (Lula) e de Cilon Brum ainda não foram encontrados. Nesta segunda (18), eles serão homenageados pela Comissão da Verdade criada pela universidade, que, com a cerimônia, encerrará formalmente seus trabalhos. A PUC lhes concederá um diploma simbólico, como parte de uma semana dedicada a lembrar os 40 anos desde que a universidade foi invadida, com grande selvageria, por tropas da Polícia Militar comandadas pelo coronel Erasmo Dias. | Continue lendo.

Dicas

Boitempo promove seminário internacional “1917: o ano que abalou o mundo”

A Boitempo e o Sesc São Paulo realizam, no Sesc Pinheiros, o seminário internacional “1917: o ano que abalou o mundo”. Durante 4 dias, mais de trinta conferencistas, nacionais e estrangeiros, discutirão o centenário da Revolução Russa, um dos acontecimentos históricos definidores do século XX, durante curso, debates, conferências e lançamento de livros. | Clique aqui e saiba mais.

Dicas

Gilberto Gil e Zezé Motta retratam orixás em mostra inédita

Está em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal a exposição "Orixás: quando o mito veste o corpo". As fotografias de Daryan Dornelles e Stefano Martini ficam até 5 de novembro. Nas imagens, voluntários de peso como é o caso de Zezé Motta, Gilberto Gil, Vidal Assis e João Donato aparecem em meio à trajes e elementos da natureza que compõe o ambiente de cada orixá. A mostra idealizada por Margo Margot pode ser visitada de terça a domingo, sempre das 12h às 19h. O Centro Cultural da Justiça Federal fica na Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro.

Pérolas

Por Sérgio Domingues

O enorme número de notas de rodapé em “O Capital” pode tornar sua leitura ainda mais difícil. Mas algumas delas servem como paradas divertidas em meio às acrobacias dialéticas do autor.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 350

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link