Boletim do NPC

7 de novembro de 2017

De olho no mundo

Continuam abertas as veias da América Latina?

Nesse momento inicial do curso, vamos refletir sobre a situação atual da América Latina. Com o aumento da direita e a perda de governos estratégicos para a esquerda, como Brasil e Argentina, qual a situação do nosso continente? Para participar desse debate, convidamos a socióloga Flavia Braga Vieira, professora da UFRRJ e assessora de movimentos sociais; Olímpio dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro; Igor Fuser, cientista político e professor de relações internacionais da UFABC; e o diplomata Samuel Pinheiro Guimarães, que foi secretário-geral das Relações Exteriores e alto-representante geral do Mercosul.

De olho no mundo

A classe trabalhadora, o Estado e a direita

A classe trabalhadora do Brasil e de diferentes países do mundo vem enfrentando uma série de desafios. O maior, talvez, seja a luta para evitar a retirada de direitos. É importante, portanto, debatermos a relação entre a atual classe trabalhadora, o Estado e o crescimento da direita. Para este debate, convidamos o cientista político Reginaldo Moraes, professor da Unicamp e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu); e Marcio Pochmann, economista, professor da UNICAMP e presidente da Fundação Perseu Abramo. Na ocasião, acontecerá o lançamento do livro "Capitalismo, classe trabalhadora e luta política no início do século XXI", de Marcio Pochmann e Reginaldo Moraes.

Democratização da Comunicação

Agências de notícias, conglomerados globais e a concentração da informação

Enfrentar a concentração da informação pelos conglomerados globais segue sendo um desafio para sociedades como a brasileira. Apenas algumas famílias, comprometidas com os interesses dos patrões e do capital, dominam os meios de comunicação. Para debater esse tema, convidamos Francisco Fonseca, professor da FGV de São Paulo, especialista em políticas públicas, liberalismo, democracia, hegemonia e imprensa no Brasil; Laurindo Leal, jornalista e sociólogo, apresentador do Ver TV, da TV Brasil; a jornalista Renata Mielli, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; e Murilo Ramos, jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da UNB.

De Olho nos Sindicatos

O papel da comunicação na organização sindical

De que forma a comunicação pode apoiar a organização dos trabalhadores e trabalhadoras? Quais são os desafios da comunicação e da organização popular no século XXI? Para debater essas questões vamos receber três jornalistas comprometidas com as lutas da classe trabalhadora. Camila Marins, jornalista da Federação Interestadual de Sindicatos dos Engenheiros (FISENGE); Claudia Santiago, jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC); e Maisa Lima, jornalista da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO).

A Comunicação que queremos

O papel da comunicação e da educação na organização popular

Qual o papel e quais são os desafios da educação e da comunicação na organização popular no século XXI? Para fazer esse debate, vamos receber Claudia Santiago, jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC); Emilio Azevedo, jornalista e editor do jornal Vias de Fato e autor do livro "Uma subversiva no fio da história", entre outros; Inessa Lopes, do Movimento das Comunidades Populares e jornal Voz das Comunidades; e Mayra Ribeiro, psicóloga e militante da UneAfro.

De Olho Na Classe Trabalhadora

A classe trabalhadora no século XXI

Diante de tantos ataques a direitos conquistados com muita luta, como a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência, e a dificuldade de uma reação organizada da classe trabalhadora, surge a questão: quem é a classe trabalhadora do século XXI? Quais as suas características? Como se organiza? Para fazer esse debate fundamental para nossa conjuntura atual, receberemos Guilherme Boulos, uma das principais lideranças do MTST; Mauro Iasi, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ; Ricardo Antunes, sociólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas; e a historiadora Virgínia Fontes, professora da UFF e da Escola Politécnica da Fiocruz.

De Olho Na Mídia

A comunicação em tempos de golpe

Em 2016, um governo democraticamente eleito foi retirado da presidência da república por meio de um golpe. Os meios de comunicação que fazem parte dos grandes conglomerados desempenharam um papel fundamental neste processo, reforçando o discurso golpista e deslegitimando os movimentos de resistência. Por outro lado, a comunicação alternativa, produzida pelos trabalhadores, se mostrou indispensável à luta contra os desmandos das elites políticas e econômicas do país. Para debater esse tema, convidamos Beto Almeida, jornalista e um dos fundadores do Brasil de Fato e da Telesur; Ed Wilson Araújo, professor da UFMA e presidente da Abraço-MA; Sylvia Moretszohn, jornalista e professora da Universidade Federal Fluminense.

De Olho Na Vida

O papel da mídia na criminalização dos sindicatos, dos movimentos sociais e da pobreza

A mídia tradicional desempenha há tempos um papel de destaque no processo de criminalização dos sindicatos, dos movimentos sociais e da pobreza. Militantes sindicais e de movimentos sociais e moradores das favelas e periferias do Brasil sentem, diariamente, o peso deste esforço de criminalização de suas lutas. No 23º Curso Anual do NPC, esse tema será debatido por Cecilia Olliveira, jornalista do The Intercept; Claudia Costa, jornalista da Conlutas; Gizele Martins, comunicadora popular e pesquisadora; e Kleber Mendonça, jornalista e professor da UFF.

De Olho Na Vida

A comunicação e a cultura na luta de classes e na luta de cada um

A centralidade da comunicação e da cultura no dia a dia das lutas dos trabalhadores e dos movimentos populares é um tema importante de ser debatido num contexto de necessidade de reinvenção das formas de luta e resistência. Para isso, receberemos Rafael Calazans, MC do Rio de Janeiro; Douglas Belchior, fundador e professor no Movimento Uneafro-Brasil; Adenilde Petrina, do Movimento Negro de Juiz de Fora; Tatiana Lima, pesquisadora, professora da UFRRJ e colaboradora do NPC; e Renata Souza, moradora da Maré e pesquisadora da UFRJ.

OFICINAS

As oficinas práticas são espaços muito importantes dos cursos anuais do NPC. Em 2017, no 23º, teremos novidades. Os participantes poderão participar da oficina sobre JORNAL IMPRESSO, com as jornalistas Najla Passos, Kátia Marko e o jornalista Mario Camargo; MANUAL DO GUERRILHEIRO DIGITAL, com Gustavo Barreto; REDAÇÃO, com a jornalista Sheila Jacob (NPC); e COMUNICAÇÃO POPULAR, com Elaine Dal Gobbo; UM ESTUDO DE CASO DO SITE TERRA SEM MALES, com Paula Zarth Padilha (Terra Sem Males).

Proposta de Pauta

A comunicação na Era dos Robôs e a nossa comunicação

Para encerrar o 23º Curso Anual do NPC, vamos debater “A comunicação na Era dos Robôs e a nossa comunicação”, com Arthur William, Andrew Fishman, Gustavo Barreto e Camila Maciel. A proposta é falar sobre a comunicação na era da internet, sua possibilidades e limitações, questões de segurança, o que vemos e o que não vemos, o que é real e o que são os robôs, e como a nossa comunicação se coloca diante desse cenário. Andrew Fishman é repórter do The Intercept e editor-chefe do The Intercept Brasil; Arthur William é jornalista multimídia da TV Brasil; Gustavo Barreto é jornalista da ONU e autor do livro “Cidadania e internet entre a representação midiática e a representatividade política”; Gustavo Gindre é jornalista e membro do Coletivo Intervozes; e Raquel Junia é jornalista do Brasil de Fato.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 353

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link