Boletim do NPC

18 de dezembro de 2017

Notícias do NPC

Mensagem do NPC

O NPC encerra suas atividade de 2017 na quarta-feira, dia 20 de dezembro, com a festa de formatura dos alunos da turma 2017 do Curso de Comunicação Popular do NPC. Estaremos de volta no dia 2 de janeiro. Muita força! Coragem! Solidariedade! 2018 vai ser de lascar! Mas, em compensação, teremos um espaço privilegiado da reforma agrária no centro do Rio no ano de que vem. Surpresa! Nós somos que nem semente. Boas festas, Equipe NPC.

Notícias do NPC

Boletim do NPC Especial sobre o 23º Curso Anual    

Já está no ar o Boletim do NPC Especial sobre o 23º Curso Anual! Confira a cobertura das mesas, fotos, vídeos e dicas e saiba tudo que rolou nesses 5 dias de muita troca e luta.

Entrevistas

Grupo de pesquisa da UFRJ lista políticos ligados à mídia

[Helena Borges - The Intercept Brasil - 13.12.2017] Os coronéis estão vivos e se adaptaram à modernidade: têm página no Facebook e conta no Twitter, além de programa de rádio e de televisão. É o que explica em entrevista a The Intercept Brasil a professora Suzy dos Santos, da Escola de Comunicação da UFRJ, coordenadora do Grupo de Pesquisa Política e Economia da Informação e da Comunicação. Sua equipe rastreia os políticos que tenham vínculos com a mídia e busca entender como esse vínculos influenciam as pautas nos jornais e no Congresso. | Leia a entrevista.

Opinião

Sobre comunicação sindical e jornalismo: não às demissões

[Por Claudia Santiago Giannotti*] Pelo jeito, parece que, por mais que tenhamos nos esforçado, sindicatos e centrais sindicais não entenderam nada do que significa o jornalismo sindical. Obviamente me sinto sem chão ao me deparar com a recente onda de demissões de jornalistas na área. Afinal, há trinta anos, minha principal ocupação tem sido conversar com os trabalhadores sobre a importância de termos a nossa própria comunicação. Uma comunicação que nos diga respeito e que seja de interesse de nossa classe. Repito esse mantra com esperança dos que acreditam que, um dia, superaremos esse sistema de exploração e injustiça e teremos, ainda na terra, uma sociedade justa e igualitária. De uma hora para outra, vejo tudo o que construímos, começar a cair como um castelo de cartas. Demissões no Sul, no Sudeste, no Nordeste, no Norte. É assim que pretendemos superar a crise a que o fim do imposto sindical levou os sindicatos? | Continue lendo.

Proposta de Pauta

Brasil: maior concentração de renda do mundo  

[Rodolfo Borges, em El País - 04.12.2017] Quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país, a maior concentração do tipo no mundo. É o que indica a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, coordenada, entre outros, pelo economista francês Thomas Piketty. O grupo, composto por centenas de estudiosos, disponibiliza nesta quinta-feira um banco de dados que permite comparar a evolução da desigualdade de renda no mundo nos últimos anos. | Leia mais.

Mundo Digital

EUA mudam regras da internet e favorecem grandes operadoras

Os EUA aprovaram na quinta, dia 14, o fim das regras que demandam tratamento igualitário ao tráfego da Internet. Ou seja, está quebrada a chamada neutralidade de rede. Agora, empresas podem aumentar ou diminuir a velocidade, permitir ou não acessos, dependendo do cliente. | Leia mais.

Radiografia da Comunicação Sindical

Coral dos demitidos protesta em frente ao Bradesco no Paraná  

A Assessoria de Comunicação dos Sindicato dos Bancários de Curitiba nos enviou nota informando que o Sindicato reeditou o coral dos demitidos em frente ao Palácio Avenida, no centro, para denunciar as mais de 9,2 mil demissões que o banco promoveu em um ano, em todo o país. Vagas fechadas, sem reposição. Enquanto isso, o lucro bilionário continua subindo e atingiu R$ 14,16 bilhões de janeiro a setembro de 2017. O Sindicato também alertou a população que o banco é devedor de R$ 465 milhões à Previdência Social. | Leia mais.

Memória

Documentário traz denúncia de trabalhadores de ligação da Volks com a Ditadura

Está previsto para janeiro de 2018 o lançamento do documentário que retrata a luta do movimento "Reparar Já", formado por trabalhadores da Volkswagen no tempo do regime militar. O doc mostra a ligação da empresa com a ditadura, que causou demissões, prisões, torturas e assassinatos, e a luta do movimento pela reparação dos danos sofridos. | Assista o trailer!

De Olho Na Vida

NOTA DO MST: Despejo do acampamento Hugo Chávez, em Marabá (PA)

“Enquanto o latifúndio quer guerra, nós queremos terra!” No dia 14/7/2017, sob chuva e frio, o Comando de Missões Especiais (CME) chegou ao acampamento Hugo Chávez para efetuar o despejo das 300 famílias que ali moram. Esse é mais um despejo dentre os 20 programados na região, todos eles expedido pelo juiz Amarildo Mazzuti, da Vara Agrária de Marabá. Faltando dez dias para o natal as famílias não têm para onde ir, e as crianças não terão como terminar o ano letivo. O governo do estado, assim como os demais órgãos públicos não se posicionaram sobre a situação de violação de direitos humanos e não propuseram nenhuma alternativa para solução do conflito. As famílias resistiram até o último momento, não podendo mais segurar a situação optaram por iniciar o desmonte dos barracos. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Reforma da Previdência: mais trabalho, menos aposentadoria

Se a Reforma da Previdência for aprovada, as pessoas vão ter de trabalhar mais tempo para se aposentar. Isso fará com que algumas não se aposentem nunca. É o caso das mais pobres, que são as que morrem mais cedo. Um gráfico feito pelo blog Desigualdades Espaciais mostra a média de idade com que as pessoas morrem, na cidade de São Paulo. Podemos ver que nas zonas mais ricas, marcadas em azul, os habitantes morrem em média com 75 anos ou mais. Esses são que vão conseguir se aposentar com as novas regras. Nas áreas onde vivem os mais pobres, poucos passam dos 60 anos. Ou seja, esses vão contribuir com a Previdência, mas jamais se aposentarão. Vão morrer antes.

Dicas

Paço Imperial do Rio de Janeiro recebe mostra de fotografia da União Soviética

[Divulgação] Exposição fica em cartaz até fevereiro de 2018. Vladímir Lagrange, Leonid Lazarev, Vladímir Bogdanov, Iúri Krivonossov, Viktor Akhlomov e Antanas Sutkus retratam a complexa relação entre o indivíduo e o Estado na ex-URSS. Na última quinta-feira (14), foi inaugurada, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, a exposição “A União Soviética através da câmera”, com 200 imagens em preto e branco realizadas por seis importantes fotógrafos da antiga URSS. As fotografias retratam a vida cotidiana, os habitantes e a história da Rússia pós-Stálin a partir de 1956 - ano do discurso secreto em que Nikita Khruschov denuncia os crimes cometidos por Stálin - até 1991, quando ocorre a dissolução da União Soviética. Os fotógrafos exibidos são Vladímir Lagrange, Leonid Lazarev, Vladímir Bogdanov, Iúri Krivonossov, Viktor Akhlomov e Antanas Sutkus.

Pérolas

Por Simone de Beauvoir

A RESPEITO DO ENVELHECER: “Para que a velhice não seja uma paródia ridícula de nossa existência anterior, não há mais que uma solução, que é continuar a perseguir fins que dêem sentido a nossa vida: dedicação a indivíduos, coletividades, causas, trabalho social ou político, intelectual, criador. Contrariamente ao que aconselham os moralistas, o desejável em uma idade avançada é conservar paixões fortes o suficiente para evitar que nos voltemos sobre nós mesmos. A vida conserva valor enquanto confere valor à vida dos outros, através do amor, da amizade, da indignação, da compaixão.” BEAUVOIR, S. (1970). La Vejez, p. 667; tradução livre)

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 355

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link