Boletim do NPC

5 de janeiro de 2018

Notícias do NPC

Confira os Cursos do NPC

Está aberta a temporada dos cursos volantes do NPC. Em 2018 serão oferecidos cursos de Comunicação Sindical, Comunicação Popular, Redação na imprensa sindical, Oratória para Mulheres, História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil e no Mundo e Mídias Digitais. Informações com Lidiane pelos telefones (21) 2220-5618 // 2220-4623 // 98556-3909 ou pelo email npiratininga@piratininga.org.br.

Notícias do NPC

Programação do Espaço Gramsci

A EQUIPE DO NPC está trabalhando em uma programação bonita para o Espaço Gramsci em 2018. Além das já habituais Quintas Resistentes (entrevistas ao vivo sobre a Ditadura Militar), estão previstas entrevistas sobre as cidades. oficinas de transmissão ao vivo, oficinas de redação e um cine-clube. As atividades serão divulgadas no próximo boletim. Obviamente não faltará um belo curso sobre o pensamento de Antonio Gramsci.

Notícias do NPC

Biblioteca Popular do NPC

No dia 31 de janeiro, o NPC inaugura a sua biblioteca popular que funcionará dentro do Espaço Gramsci. Todos poderão ler os livros dentro do Espaço. Levar para casa, porém, só os alunos do Curso de Comunicação Popular do NPC.

Notícias do NPC

Já garantiu a sua Agenda NPC 2018?

Ainda temos algumas unidades dos dois modelos das Agendas NPC 2018: MULHERES DE LUTA e LUTAS POR DIREITOS NO BRASIL E NO MUNDO. As agendas custam R$ 30,00 (cada). Para encomendar a sua, basta enviar um e-mail para npiratininga@piratininga.org.br, informando o tema de seu interesse e a quantidade desejada. Se você for do Rio de Janeiro, é só visitar o Espaço Gramsci e garantir a sia. O endereço é Rua Alcindo Guanabara, 17. Cinelândia.

Entrevistas

Jornal ‘Vias de Fato’ entrevista Claudia Santiago

[Por Emílio Azevedo] Um dos destaques da edição de dezembro do jornal “Vias de Fato”, uma publicação alternativa do Maranhão, é a entrevista com a jornalista Claudia Santiago Giannotti, coordenadora e fundadora do NPC ao lado de Vito Giannotti. Ela fala sobre a articulação da comunicação popular no Brasil e do seminário ocorrido no Maranhão, em 2017, tratando desse assunto. Na pauta também o Curso Anual do NPC, a importância das organizações negras e indígenas para a luta de classes em nosso país, formação política e cinema. | Leia a entrevista completa.

Artigos

Brasil Mulher: luta feminista por liberdade e anistia

[Por Lucas Estanislau e Tiago Angelo - Ópera Mundi] Corria 1975, declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Mulher. No Brasil – que vivia debaixo de forte repressão militar – grupos começam a se organizar cada vez mais em movimentos segmentados. Surge, por exemplo, o Movimento do Custo de Vida, em que grupos de mães da periferia pedem o congelamento dos preços de produtos de primeira necessidade, a criação de creches e reajuste salarial de acordo com a inflação. É neste contexto que é criado o Brasil Mulher, um marco da luta feminista e da resistência à ditadura militar no país. | Continue lendo.

NPC Informa

Inscrições abertas para o Cursinho Popular Vito Giannotti, em São Paulo

Prepare-se para o vestibular das universidades públicas no Cursinho Popular Vito Giannotti, em São Paulo. As inscrições estão abertas! Não cobramos taxa de matrícula, porém a efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento da primeira parcela do curso. Para conhecer mais acesse nosso site: http://cursinhodovito.com/ ou envie uma mensagem inbox em nossa página no Facebook.

NPC Informa

Apoie o MTST – 20 anos de luta e resistência!

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto organiza, há 20 anos, trabalhadoras e trabalhadores das periferias das grandes cidades a lutarem por seus direitos, sobretudo o direito à moradia digna. Nesse período mais de 55 mil famílias já passaram pelas ocupações do movimento. Atualmente, existem no Brasil 6,1 milhões de famílias sem casa e 7 milhões de casas vazias. É contra essa desigualdade que lutamos. Ajude na manutenção do MTST, no crescimento e fortalecimento do movimento e da luta. Saiba mais!

A Comunicação que queremos

Novo site do Cimi pretende aprimorar contribuição à causa indígena

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) está com um site totalmente novo. Em um ano com datas simbólicas e importantes para a entidade, como os 45 anos de fundação, os 30 do martírio de Vicente Cañas e a edição 400 do jornal Porantim (que em 2018 completa quatro décadas), o novo site entra no ar exatos 20 anos depois da inauguração da primeira página do Cimi na internet. Confira!

De Olho Na Mídia

Doutrina do Choque: uma tática de dominação dos golpistas

[Por Reginaldo Moraes] No livro A Doutrina do Choque, a escritora canadense Naomi Klein chama a atenção para uma tática de dominação dos golpistas mundo afora, a tática do choque: aproveitar os momentos de trauma coletivo para aplicar sua política. Mais do que isso: eles querem criar o trauma coletivo, não esperam simplesmente que ele ocorra. Naomi Klein compara as técnicas de dominação política de massas – aquelas que estamos vivendo hoje – com a técnica dos interrogatórios promovidas pelos torturadores. A vantagem do policial, e sua principal arma, é destruir mentalmente o preso. Para isso, isolá-lo de tal maneira que não saiba o que ocorre lá fora – com seu movimento, seus companheiros, suas crenças. Depois de algum tempo, desmoralizado, desmotivado, descrente, ele cede. Desiste de resistir. | Continue lendo.

Proposta de Pauta

PARAÍSOS FISCAIS – os moteis do capital

Sim, já ouvimos falar dos paraísos fiscais. Daquela firma do Panamá que abrigava as aventuras propinescas da Família Marinho e da Globo. Se quiser saber alguma coisa mais sobre isso, que tal assistir a este vídeo de Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda de Portugal? Está no site de notícias do Bloco. Confira!

De Olho nos Sindicatos

Aqui no Espaço Gramsci você encontra diversos materiais da comunicação de vários sindicatos. Passa aqui e confere um pouco do que está sendo produzido! O Espaço Gramsci fica na Rua Alcindo Guanabara, 17. Cinelândia. Rio de Janeiro.

De Olho Na Vida

Reforma Trabalhista segue gerando demissões em massa

A Universidade Castelo Branco (UCB), no Rio de Janeiro, demitiu no dia 28.12, 78 professores da graduação e do colégio de aplicação. Esse número equivale a 16% do quadro total de docentes da instituição de ensino. A direção da Universidade alegou um processo de reestruturação, mas mantém aberto processo seletivo para contratação de professores para graduação.

Memória

HENFIL, PRESENTE! (05/02/1944 – 04/01/1988)

[Por Alvaro Britto] O mineiro Henrique de Souza Filho, o Henfil, nascido em 05/02/1944 em Ribeirão das Neves, foi um dos maiores cartunistas brasileiros. Resistiu à ditadura com desenhos inteligentes e irônicos e é o autor da expressão “Diretas Já”, que marcou a campanha pela volta das eleições populares para presidente e pelo fim dos anos de chumbo. Fez história no semanário O Pasquim, em companhia dos não menos brilhantes Millôr Fernandes, Ziraldo, Jaguar e Ivan Lessa. Henfil morreu em 4 de janeiro de 1988, um mês antes de completar 44 anos, vítima do vírus da Aids, contraído em uma das transfusões de sangue a que era submetido periodicamente. | Continue lendo!

De olho no mundo

Islândia é o primeiro país a tornar ilegal o pagamento de salário menor a mulheres

No dia 1 de janeiro de 2018, entrou em vigor na Islândia uma lei que torna ilegal pagar salários maiores para os homens do que para as mulheres no país. A medida vale tanto para os órgãos governamentais quanto para as empresas do setor privado com mais de 25 funcionários. Todos terão de obter uma certificação especial do governo. Um sela que garanta que ali existem políticas de igualdade salarial. Quem não conseguir a certificação, vai levar multa. A Islândia, que já aparece no topo da lista dos países que apresentam a maior igualdade de gênero no mundo, é o primeiro país a tornar a igualdade salarial lei.

Dicas

Boitempo libera curso completo sobre “O capital”, de Marx, no YouTube

Boa notícia pra começar o Ano Marx! Para marcar a publicação do Livro III de O capital, de Karl Marx, a Boitempo organizou, em 2017, uma edição especial de seu tradicional Curso Livre Marx-Engels dedicada inteiramente à obra-prima de crítica da economia política de Marx. Agora, em 2018, ano que marca os 200 anos do nascimento de Marx, o curso completo está disponível na TV Boitempo. Confira!

Dicas

“Eu, Oxum”: documentário narra a experiência de filhas de santo em terreiro

As sergipanas Héloa e Martha Sales lançaram, em dezembro passado, de maneira independente, o curta “Eu, Oxum”. A obra narra o cotidiano de seis filhas de Oxum, orixá feminino cultuado na umbanda e no candomblé. As diretoras contam as histórias de entrada na religião, respeito às hierarquias, fé e os preconceitos sofridos pelas personagens a partir das experiências no terreiro Ilê Axé Omin Mafé, na pequena cidade de Riachuelo (SE). Helóa, além da diretora, é também uma das filhas de Oxum que conta sua história no curta [Fonte: Brasil de Fato]. | Assista!

Dicas

CCBB RJ recebe exposição sobre a África

O Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro receberá, entre os dias 20.01 e 26.03, a maior exposição sobre arte africana já realizada no Brasil. A Ex África traz fotografias, pinturas, esculturas, performances, vídeos e instalações de 20 artistas (18 africanos e 2 brasileiros), mostrando um efervescente processo de renovação criativa. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66. Centro do Rio. A entrada é gratuita.

Pérolas

Por Cora Coralina

"Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça."

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 356

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link