Boletim do NPC

05 de fevereiro de 2018

Notícias do NPC

NPC homenageia Carolina Maria de Jesus ao inaugurar sua Biblioteca Popular    

No dia 31 de janeiro, inauguramos, no Espaço Gramsci, a Biblioteca Popular Carolina de Jesus. Todos que passarem pelo local poderão ler os livros ali mesmo, das 13h às 18h. Já os alunos do NPC poderão levar as obras para casa. Saiba por que resolvemos homenagear a escritora: Nós, do NPC, sempre incentivamos a comunicação popular. Acreditamos que é fundamental os trabalhadores falarem e divulgarem sobre o seu dia a dia. Sobre suas alegrias e tristezas, angústias, dores e sonhos. Foi por isso que decidimos homenagear a revolucionária escritora Carolina Maria de Jesus. Escolhemos seu nome para batizar a Biblioteca Popular que estamos inaugurando semana que vem por acreditar na força de sua literatura. Por entender que sua escrita é um caminho possível para a sensibilização dos leitores e para o despertar do desejo de mudança. | Continue lendo.

Notícias do NPC

Marco Morel lança livro do Espaço Gramsci

Na quarta-feira, dia 31, demos início à programação do Espaço Gramsci em 2018. Junto com a inauguração da Biblioteca Popular Carolina de Jesus, recebemos o jornalista Marco Morel para o lançamento do livro "A Revolução do Haiti e o Brasil escravista - o que não deve ser dito". Com o Espaço cheio de amigos, familiares e admiradores, Morel falou sobre a obra e sobre a Revolução do Haiti. Confira algumas imagens desse encontro.

Notícias do NPC

NPC articula rede de solidariedade na comunicação popular brasileira

[Por Emilio Azevedo] O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) está organizando a Teia de Comunicação Popular do Brasil. Trata-se de uma rede de solidariedade, com objetivo de mapear, mobilizar, potencializar e estimular a articulação de diferentes experiências de comunicação popular, espalhadas pelo país. A Teia pretende fortalecer e dar mais visibilidade às lutas do povo. Nesse começo de fevereiro, o NPC já começa a mapear, nas diferentes regiões do país, as experiências de comunicação próximas aos trabalhadores, periferias urbanas, camponeses, povos e comunidades tradicionais, defesa dos direitos humanos, meio ambiente. “Estamos dando os primeiros passos, ouvindo as pessoas, organizando as sugestões”, explica a jornalista e historiadora Claudia Santiago, coordenadora do NPC. | Saiba mais.

Radiografia da Comunicação Sindical

SindCT lança livro sobre tecnologia de foguetes

Está disponível, na página do Sindicato Nacional dos Servidores da Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT), um livro que tem como objetivo tratar de uma faceta pouco conhecida do parque tecnológico brasileiro. Trata-se do desenvolvimento de foguetes espaciais. O objetivo da publicação é compilar e registrar informações sobre essa área da exploração espacial. O autor, Ariovaldo Felix Palmerio, é um especialista desse assunto. O livro “Introdução à tecnologia de foguetes” está disponível na internet. Acesse aqui.

Democratização da Comunicação

Pesquisa sobre proprietários de mídia é lançada em Brasília

“Quem controla a mídia no Brasil?”. Para responder essa pergunta, o coletivo Intervozes lançou, em Brasília, no dia 2 de fevereiro, um levantamento que identificou os 40 principais grupos de mídia, seus proprietários e os riscos à diversidade e à pluralidade no sistema de mídia do país. Acesse o mapeamento.

De Olho Na Mídia

Mídia veste a toga e condena Lula junto ao TRF-4

[Por Felipe Bianchi/ Barão de Itararé] Fruto de um longo processo de espetacularização midiática, o julgamento do recurso de Lula em Porto Alegre, nesta quarta-feira (24), não fugiu à regra: ao longo das atividades no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), os grandes meios de comunicação fizeram mais papel de torcida do que de imprensa. Deu certo: os três juízes responsáveis pela matéria não só ratificaram a sentença de Sergio Moro como ampliaram a pena de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês. [...] O cúmulo da partidarização dos barões da mídia na cobertura do processo foi a gafe cometida pelo canal Band News, de propriedade do grupo Bandeirantes, pertencente à família Saad. Antes mesmo de os juízes proferirem suas decisões, por volta das 10h, o canal anunciou, em legenda, a condenação de Lula por unanimidade: três votos a zero. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

‘Topa tudo por dinheiro’: Michel Temer participa de programa do SBT para defender Reforma da Previdência

[Por Leandro Uchoas, em sua página no Facebook] O gesto de Michel Temer ao final do programa de Sílvio Santos é mais do que emblemático. Ele entregou uma nota de R$ 50 ao apresentador, querendo fazer piada (ruim) com a natureza do programa. É simbólico. Até o pé da mesa do meu armário sabe que Temer só participou do programa de Sílvio porque as estatais, através da Secon, encheram os cofres do SBT de dinheiro. Com dinheiro público, Temer comprou sua participação na TV. O que nem todos os brasileiros sabem é que, assim como as estatais não pertencem a Temer, o SBT não pertence a Silvio Santos. Trata-se de uma concessão pública e, por contrato, essa participação não poderia ocorrer da forma como ocorreu. É por isso que há décadas falamos em democratização dos meios de comunicação. É o único caminho para contemplar a diversidade de vozes que existe na sociedade, e para se diluir a imensa concentração de poder midiático nas mãos de poucas famílias.

De Olho Na Vida

Publicação põe em debate concentração da riqueza

[PACS] Quem enriquece com nosso trabalho? Por que há tanta riqueza concentrada nas mãos de tão poucos? Pesquisas e relatórios vêm mostrando, a cada ano, o aumento da desigualdade no mundo. De toda a riqueza gerada em 2017 no planeta, 82% ficaram nas mãos do 1% mais rico. No Brasil, o/a trabalhador/a que recebe salário mínimo (cerca de 23% da população) precisaria trabalhar por 19 anos seguidos para ganhar o mesmo que uma pessoa do grupo do 0,1% mais rico da população ganha em um mês. | Confira!

De olho no mundo

Super-ricos ficam com 82% da riqueza gerada no mundo em 2017, diz estudo

Cerca de 7 milhões de pessoas que compõem o grupo dos 1% mais ricos do mundo ficaram com 82% de toda riqueza global gerada em 2017, aponta um estudo divulgado pela organização não-governamental britânica Oxfam antes do Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos, na Suíça. A metade mais pobre da população mundial, por outro lado, não obteve nada do que foi gerado no ano passado. Esse grupo reúne 3,7 bilhões de pessoas, mostra o relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza”. | Continue lendo.

Entrevistas

“Todas as ditaduras do século 20 foram jurídicas”: Entrevista especial com Maria Luiza Quaresma Tonelli

[Por IHU On-Line] Com clareza e objetividade, a advogada e doutora em Filosofia Maria Luiza Quaresma Tonelli afirma que o grande desafio das modernas democracias constitucionais é saber como se tornar uma democracia representativa aberta à participação popular, “sem que a ação do povo através de movimentos sociais, populares, estudantis ou mesmo de entidades civis representativas não sejam criminalizadas quando, em situações de conflitos, eventualmente excederem os limites do Estado de Direito”. Ela apresenta a fórmula: o aprimoramento das práticas democráticas. Isso evitaria que se transferisse a credibilidade e a responsabilidade da política para outras instituições, como o Judiciário. “É necessário que não se confunda Estado de Direito com democracia. Afinal, todas as ditaduras do século 20 foram jurídicas, tendo um Poder Judiciário validando toda espécie de arbítrios praticados pelo Estado”, garante. | Confira a entrevista completa.

Artigos

“Je suis Cajazeiras”

[Por Sônia Meneses/ Jornal O Povo] No dia 7 de janeiro de 2015, dois atiradores, Saïd e Chérif Kouachi, mataram 12 pessoas em Paris, incluindo parte da equipe do jornal Charlie Hebdo. Aquele atentado foi considerado um dos piores que Paris havia presenciado e, imediatamente, uma gigantesca comoção mundial se fez. O clamor, a dor, a indignação tomou conta das redes sociais. No último sábado, um grupo armado metralhou um clube pobre da periferia da capital cearense, Fortaleza, e muito pouco se falou. Os mortos foram adolescentes, mulheres, alguns trabalhadores autônomos num forró. Ninguém mudou o perfil, tão pouco, empunhou algum slogan dizendo, “Je suis Cajazeiras”, “Je suis Fortaleza”... | Continue lendo.

NPC Informa

Coletivo Favela em Foco lança campanha para participar do Fórum Social Mundial    

O Favela em Foco é um coletivo de comunicação popular que, desde 2009, utiliza a fotografia como ferramenta de luta por direitos. O grupo tem divulgado imagens e documentos contra remoções forçadas e violência policial. Para poder participar do Fórum Social Mundial, que será realizado de 13 a 17 de março em Salvador (BA), a equipe abriu uma campanha de financiamento coletivo pela internet. A meta de R$ 6.000,00 é para garantir a presença de 3 participantes, com o custeio de passagens, estadia e alimentação. Para saber mais e colaborar, basta acessar aqui.

NPC Informa

Coletivo Abraço realiza oficina de radiojornalismo em Barra do Corda (MA)

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão promoveu uma oficina de radiojornalismo nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, na cidade de Barra do Corda. O evento é destinado aos comunicadores da região. Durante a oficina foram ministrados conteúdos teóricos e práticos sobre redação da notícia, reportagem e atividade prática com a produção de um radiojornal. “O objetivo da oficina é estimular nos comunicadores o interesse pelo jornalismo nas emissoras comunitárias e fomentar a criação de uma rede de radialistas que possam produzir conteúdo educativo-cultural”, explica o professor da Ufma e presidente da Abraço Maranhão, Ed Wilson Araujo.

NPC Informa

Ciao, querido Caó!

[Revista Raça] Morre em 04/02/2018, no Rio o jornalista e ex-deputado constituinte Carlos Alberto Caó de Oliveira. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e posteriormente alinhou-se a Leonel Brizola, sendo um dos seus mais fiéis colaboradores. Também foi um dos grandes militantes do Movimento Negro Brasileiro, na luta contra o racismo. Caó era baiano, jornalista e advogado, mas desenvolveu toda sua carreira política no Rio. Foi o autor da Emenda Constitucional, (Artigo 5°) em 88, na Constituinte, que transformou o racismo em crime inafiançável. Lei aliás, mais do que necessária para o Brasil atual.

A Comunicação que queremos

O olhar feminista nas HQs curitibanas    

[Por Porem.net] O olhar feminista nas histórias em quadrinhos (HQs) e o cotidiano de ilustradoras, chargistas, roteiristas e cartunistas foram destaques na programação da Gibiteca de Curitiba em comemoração ao Dia Nacional do Quadrinho (30 de janeiro). Para isso, o espaço – que funciona desde 1982 e é ponto de encontro de amantes das HQs – reuniu sete quadrinistas curitibanas de diferentes gerações. Elas falaram de seus trabalhos em um ramo majoritariamente masculino e ainda hostil às mulheres, e do machismo que permeia o “universo Nerd”, que engloba quadrinhos, séries, filmes e jogos. | Saiba mais.

Proposta de Pauta

Dirigente do MST na Bahia é assassinado em casa

Na quinta-feira, 24 de janeiro, o militante Márcio Matos, dirigente do MST, foi assassinado em sua própria casa, no assentamento Boa Sorte, em Iramaia, na região da Chapada Diamantina. Ele era uma referência política na luta pela terra no Estado da Bahia. Em nota, a Direção Estadual do MST lembrou que a “morte do companheiro se soma a um triste cenário nacional de violência contra os trabalhadores e trabalhadoras do campo”. O texto lembra que, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, 2017 foi um ano sangrento para os povos da terra, das águas e das florestas. “Este é um momento de luto, mas também de luta. Por isso, exigimos que a Justiça inicie imediatamente as investigações sobre o assassinato de Márcio. Não permitiremos que essa morte passe impune e daremos continuidade à luta popular travada por ele nas diversas trincheiras”, consta no documento. O fotógrafo Ailton Fernandes registrou o velório do militante para o coletivo Terra Sem Males. | Clique aqui e confira as fotos.

Memória

Opera Mundi publica série especial sobre imprensa alternativa no Brasil

Em uma série de reportagens e vídeos especiais, o Opera Mundi resgata parte da história da imprensa alternativa no Brasil no último século. Conversamos com os fundadores e participantes dos veículos da época a fim de revisitar as histórias de seus jornais, que se misturam com a da resistência no período de exceção democrática no país. Confira!

Dicas

Filme ‘The Post: a guerra secreta’

[Por Sheila Jacob e Tatiana Lima] O novo longa de Steven Spielberg muito interessa a comunicadores e a apaixonados pela história do jornalismo em geral. Ele trata da decisão da dona do “Washington Post”, Kay Graham, de divulgar documentos secretos referentes à Guerra do Vietnã (1955-1975). Ao adotar essa postura, o jornal estaria dando continuidade à visibilidade dos “Papéis do Pentágono” iniciada pelo “New York Times”. Apesar de proibida por lei, a divulgação dos documentos permitiu que a população norte-americana ficasse sabendo que diversos presidentes dos EUA sabiam da impossibilidade de vencer a guerra. Mesmo assim, eles continuaram enviando soldados, com a justificativa de estar “combatendo o comunismo”. O longa é uma aula de bom jornalismo, história, política e mundo. É obrigatório em tempos de notícias falsas e manchetes sensacionalistas. Em tempo de mudança de algoritmos na rede Facebook para privilegiar publicações de gatinhos, passarinhos, memes e a foto da festa da família em vez de notícias. E em tempo da necessidade cada vez maior de checagem de dados para se acreditar em uma simples informação. Ainda nos faz pensar sobre produção de informação jornalística a partir do uso de dados concretos ao invés de mera repercussão de aspas. Assistir “The Post: A Guerra Secreta” é como ler um bom jornal com todas as editorias abertas na tela de cinema. E ainda: com os bastidores do fechamento de uma edição de brinde.

Dicas

Livro ‘A literatura como arquivo da ditadura brasileira’

O livro da pesquisadora Eurídice Figueiredo trata do período da ditadura brasileira a partir da análise de um vasto conjunto de textos, dentre os quais relatos jornalísticos, narrativas de testemunho e textos literários. As obras analisadas foram produzidas desde os anos de 1970 até os dias atuais. Tortura, exílio, guerrilha do Araguaia, Operação Condor e desaparecimento são alguns dos temas abordados. Um grande destaque é o romance “K: o relato de uma busca”, escrito por Bernardo Kucinski e muito indicado pela equipe do NPC. “Diferentemente dos arquivos, papéis de difícil acesso e legibilidade, a literatura, ao privilegiar as subjetividades, desvela melhor que qualquer livro de História ou arquivo, os sofrimentos por que passaram inúmeras pessoas”, afirmou Eurídice em entrevista ao Suplemento Pernambucano. Além de tratar desse período histórico através da ficção produzida sobre ele, ao final do livro há ainda um longo depoimento da professora da UFF sobre o seu exílio.

Pérolas

Por Carolina Maria de Jesus, em ‘O quarto de despejo’

“Eu deixei o leito às 3 da manhã porque quando a gente perde o sono começa pensar nas misérias que nos rodeia. (…) Deixei o leito para escrever. Enquanto escrevo vou pensando que resido num castelo cor de ouro que reluz na luz do sol. Que as janelas são de prata e as luzes de brilhantes. Que a minha vista circula no jardim e eu contemplo as flores de todas as qualidades. (…) É preciso criar este ambiente de fantasia, para esquecer que estou na favela. Fiz o café e fui carregar água. Olhei o céu, a estrela Dalva já estava no céu. Como é horrível pisar na lama. As horas que sou feliz é quando estou residindo nos castelos imaginários.”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 358

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link