oglobo_invasao

O coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM), Helion Póvoa Neto, escreveu uma carta ao jornal O Globo que, em diversas oportunidades, utilizou a expressão “invasão” para se referir aos haitianos que vêm ao nosso país desde 2011. O texto questiona a discriminação em relação aos migrantes e não foi publicado pelo jornal. Os que assinam defendem a regularização e o atendimento às demandas dos migrantes e recusam os termos adotados por veículos de imprensa que criminalizam esses povos. 

Segue a carta completa:


Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2014

“Invasão” de haitianos?

Em sua edição de sexta feira, 17/01, O Globo publicou matéria, assinada por Evandro Éboli, com o título “Tião Viana, do PT, critica governo federal após invasão de haitianos”. O jornal reitera, assim, o uso da expressão “invasão”, já empregada há cerca de dois anos (10/01/2012) com referência ao mesmo grupo de migrantes. E também utilizada por setores da imprensa européia e norte-americana referindo-se à chegada de fluxos, numericamente muito mais significativos, de imigrantes e refugiados africanos, asiáticos e latino-americanos.

Ninguém ignora que o Brasil vem sendo destino de um expressivo movimento migratório de haitianos, quantitativamente inferior, aliás, ao de outras nacionalidades, inclusive de origem européia, que mesmo quando em situação irregular, parecem não causar o mesmo alarme. O caso dos haitianos, e de outros migrantes de países do Sul, representa sem dúvida um problema social e humanitário, a ser enfrentado com políticas adequadas de direitos humanos, de inserção no mercado de trabalho, de reforma na atual legislação quanto aos estrangeiros e de uma política imigratória aberta ao futuro. Lidar seriamente com a questão significa estar à altura da posição ocupada pelo Brasil no plano internacional, nem por isso imitando de forma subserviente o vocabulário xenófobo e securitário adotado em muitas nações do Norte, onde forças políticas se aproveitam do pânico criado com a situação dos migrantes para apoiar medidas socialmente retrógradas.

No caso da matéria em questão, o conteúdo sequer indica que a palavra “invasão” foi utilizada pelo governador mencionado. Parece que o uso, no título, de palavra mais adequada a intervenções militares do que a famílias e trabalhadores migrantes, expressou antes uma opção editorial do jornal que um respaldo em declarações de autoridades. Chamar migrantes de  invasores” denota hostilidade, favorece aqueles que apostam na criminalização e no atraso social. Uma terminologia, portanto, que um veículo de comunicação responsável faria bem em evitar.

Atenciosamente,

Helion Póvoa Neto – Professor da UFRJ, coordenador do NIEM

Subscrevem a carta os integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios(NIEM):

Bianka Pires – Professora da UENF
Camila Daniel – Professora da UFRRJ
Fabrício Toledo de Souza – advogado da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro
Gustavo Junger da Silva – Técnico do IBGE
Helion Póvoa Neto – Professor da UFRJ
Isabela Cabral Félix de Sousa – Pesquisadora da Fiocruz
Isis do Mar Marques Martins – Geógrafa, Doutoranda na UFRJ
Joana Bahia – Professora da UERJ
João Henrique Francalino da Silva – Professor e Mestre em Geografia
Miriam de Oliveira Santos – Professora da UFRRJ
Nelly de Freitas – Historiadora, pós-doutoranda na PUC-SP
Patricia Reinheimer – Professora da UFRRJ
Regina Petrus – Professora da UFRJ
Rogério Haesbaert – Professor da UFF
Sofia Cavalcanti Zanforlin – Professora da Universidade Católica de Brasília
Valburga Huber – Professora da UFRJ