cecilia

Foto: Agência Brasil

A série Quintas Resistentes recebe, na próxima quinta-feira, 15 de agosto, a historiadora, psicóloga e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Cecília Coimbra. Ela é uma das fundadoras e membro da diretoria do Grupo Tortura Nunca Mais-RJ. Militante de esquerda, Cecília foi presa, torturada e reconheceu vários de seus torturadores, citados em um depoimento que pode ser lido na íntegra aqui. “A tortura não quer ‘fazer’ falar, ela pretende calar e é justamente essa a terrível situação: através da dor, da humilhação e da degradação tentam transformar-nos em coisa, em objeto. Resistir a isso é um enorme e gigantesco esforço para não perdermos a lucidez, para não permitir que o torturador penetre em nossa alma, em nosso espírito, em nossa inteligência”, afirma Cecília no depoimento.

A entrevista será veiculada ao vivo pelo site do NPC a partir das 19 horas.

As Quintas Resistentes são organizadas pelo Núcleo Piratininga de Comunicação e acontecem na Livraria Antonio Gramsci, no Centro do Rio de Janeiro. O evento é restrito a uma equipe de jornalistas e entrevistadores convidados, mas os internautas podem participar pelo Twitter (@NPC_) ou Facebook.

As Quintas Resistentes acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h. Os próximos entrevistados serão: Carlos Eugenio Clemente (22/08); Zuleide Faria de Melo (29/08);  e Vito Giannotti (05/09). É possível, também, assistir a todas as entrevistas em nosso site.