A idéia é simples, o resultado excelente: enfocando o processo de produção, beneficiamento, industrialização e comercialização do cacau, transformado em chocolate, o diretor Sérgio Goldenberg compara dois mundos sociais inteiramente distintos, mas envolvidos pelo mesmo produto. Em uma fazenda no Sul da Bahia, região tradicionalmente produtora de cacau, o diretor acompanha o dia-a-dia de um peão e sua família e do fazendeiro e sua família. Estabelece um contraponto entre as vidas de pessoas tão próximas e ao mesmo tempo tão distantes. O conhecimento e interesses sobre a lavoura cacaueira, a vida doméstica, o namoro com suas companheiras de vida, o trabalho, o lazer, as dificuldades, os sonhos, as esperanças. 

Da Bahia, diretamente para o Rio de Janeiro. Mais uma vez este paralelo é traçado: de um lado, um menino pobre de uma favela do subúrbio, que diariamente viaja para a Zona Sul do Rio, a fim de vender chocolates num sinal de trânsito, garantindo a sobrevivência a duras penas. De outro, uma bem-sucedida empresária do ramo do comércio, dona de uma loja em um shopping, onde vende chocolates finos envoltos em ricas embalagens. Vidas e realidades tão diversas e contrastantes, unidas por um ponto em comum. 

Indicação de uso:

Entidades de trabalhadores urbanos e rurais, pastorais da terra, movimentos sociais, universidades e escolas, estudiosos da questão agrária e da realidade brasileira. 

Ficha técnica:

Direção: Sérgio Goldenberg, 1997. 43 minutos.

Produção: Cecip – Centro de Criação de Imagem Popular. 

Contato: (21) 2509-3812 // cecip@cecip.com.br // ww.cecip.com.br