cidadania_internet2

Será lançado nesta quarta (29.03), às 19h, na Livraria Antonio Gramsci, o livro ‘Cidadania e Internet – Entre a representação midiática e a representatividade política’. A obra, escrita pelo jornalista das Nações Unidas, professor e doutor Gustavo Barreto, traz informações sobre a nova dinâmica de comunicação, em curso  desde os anos 1990 com a ascensão da internet.

Como a rede mundial se desenvolveu a partir das ideias de seus primeiros fundadores? E quais rumos está tomando?  Estão são algumas das questões abordadas no livro. Em sua pesquisa, o autor busca explicar como essa nova comunicação pode ampliar a cidadania e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, contextualiza essa relação por meio da breve história dos conceitos que envolvem a reivindicação coletiva por cidadania, a partir da utilização de aparatos tecnológicos e comunicacionais.

Outra questão abordada se refere à forma como a comunicação comunitária ou alternativa tem se beneficiado da rede. Para contribuir com esse debate, o autor toma como exemplo a Revista Viração, publicação que foi tema de diversos estudos e já é considerado um dos mais destacados projetos de comunicação comunitária em nível nacional.

Para se aprofundar neste tema, venha ao lançamento do livro na Livraria Antônio Gramsci (Rua Alcindo Guanabara, 17 – Cinelândia – Rio de Janeiro), nesta quarta (29.03), às 19h. Durante o evento, o autor vai dar uma entrevista, que será transmitida ao vivo pelo Facebook do NPC e, posteriormente, disponibilizada também em nosso site.