Claudia redimensionada

[Por Redação NPC]   A jornalista e historiadora Claudia Santiago Giannotti, coordenadora do NPC, será homenageada com a medalha Chiquinha Gonzaga, no dia 30 de março, às 18h, no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107 – Lapa – Rio de Janeiro). Durante o evento, organizado por Renato Cinco, vereador do PSOL, Claudia falará sobre a luta das mulheres ao longo da história e a origem socialista do “Dia Internacional da Mulher”.

 

Carioca, nascida em 1962, Claudia foi uma destacada jornalista sindical. Nos anos 1990, participou da fundação do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC e se dedicou à elaboração de uma comunicação popular e da classe trabalhadora, mantendo sempre seu compromisso com a luta pela democratização da comunicação. Produziu jornais, revistas, escreveu e editou livros e agendas. Organizou diversos cursos de formação na área de comunicação e contribuiu com a formação de uma legião de comunicadoras e comunicadores populares Brasil a fora.

 

As discussões sobre gênero estiveram presentes nas atividades do NPC desde muito. O cuidado e a dedicação à pauta das mulheres resultaram, depois de anos de pesquisa, na cartilha “A origem socialista do dia da mulher”, escrita por Claudia e Vito Giannotti. Lançada em 2004 pelo NPC, o documento resgata a trajetória da greve das tecelãs em São Petersburgo, iniciada no dia 8 de março de 1917, que daria origem a Revolução Russa.

 

A medalha de reconhecimento Chiquinha Gonzaga foi criada pelo Projeto de Resolução 14/1999, e é conferida a personalidades femininas que tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais no âmbito da União, Estados e Municípios.

 

Para ler a cartilha ‘A origem socialista do Dia Internacional da Mulher’, acesse:

https://nucleopiratininga.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Cartilha-da-Mulher-2016-NPC.pdf

 

Serviço:

Data: 30 de março de 2017

Horário: 18h

Local: Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107 – Lapa – Rio de Janeiro).