Encontro mulheres petroleiras

[Por Redação – NPC ]    A jornalista, historiadora e coordenadora do NPC Claudia Giannotti participou do 1º Encontro das Mulheres Petroleiras do Espírito Santo, realizado em 22 de março, no Sindipetro-ES. Cerca de 40 mulheres compareceram ao evento, que teve debates, oficinas e palestras. Uma delas, ministrada por Claudia, foi sobre a origem socialista do Dia Internacional da Mulher.

 

Para Mirta Rosa de Souza, vice-coordenadora do Sindipetro-ES e uma das organizadoras, o evento serviu para conscientizar as mulheres da importância da luta sindical. “Como diz Simone de Beauvoir: ‘basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados’. Por isso, nesse momento, precisamos nos manter fortes e unidas para não perdermos nossos direitos. Quanto mais mulheres no sindicato, mais a nossa voz será ouvida”, ressalta.

 

A primeira palestra foi realizada por Cláudia Giannotti. Ela falou sobre o feminismo, o histórico de luta das mulheres e a origem socialista do 8 de março. “O Dia Internacional da Mulher é ainda uma data muito importante, que deve ser lembrada como um dia de luta. Muito mais do que festas e homenagens, este dia serve para nos lembrar de todas as mulheres que lutaram para garantir os direitos que temos hoje, como educação, voto, trabalho. Essas lutas uniram as mulheres, independente de classes, e elas devem ser sempre lembradas e respeitadas”, diz ela.

 

Também participaram do evento Cibele Vieira, coordenadora do Sindipetro-SP, que falou sobre o andamento das políticas e direitos da mulher petroleira, e a psicóloga Thalita Novaes, que ministrou uma palestra sobre como superar o estresse, a ansiedade e a depressão. A parte artística ficou por conta de Iluzinilda Neves Martins, da Academia de Amaletras de São Mateus, que recitou uma poesia para as companheiras.

 

Para a aposentada Dayse de Sousa, o espaço é um importante instrumento de fortalecimento e reconhecimento da luta das mulheres. “Participar desse encontro foi muito satisfatório porque pude perceber os pequenos avanços de nossa longa caminhada de luta”, disse ela.

 

O Encontro foi finalizado com a certeza que todas se divertiram e aprenderam muito com as palestras e uma com as outras. “Somos trabalhadoras mais conscientes do que nos aflige e também de onde queremos chegar. Agora percebemos que não estamos sozinhas. Somos todas mulheres e vamos lutar juntas pelos nossos direitos!”, completa Priscila Patrício, uma das organizadoras do evento e diretora do Sindipetro-ES.