5_seminario_pq

Do site CNTE

Confira a programação do evento, que reunirá em Brasília, nos dias 22 e 23/10, representantes de sindicatos de todo o país para debater a comunicação para os movimentos sociais, com apresentação de cases de sucesso e discussão sobre o papel das redes sociais, entre outros temas.

O nome do evento é uma homenagem póstuma a Vito Gianotti, que contribuiu muito para a formação sindical dos trabalhadores em educação.

VITO GIANNOTTI

Nascido em 1943 em Bozzano, no Comune de Lucca, na Itália, Vito Giannotti foi seminarista na infância. Com um grupo de padres operários, foi para a França e, de lá, para Israel, onde viveu experiências comunitárias em Kibbutz. No lugar dos bens materiais, ele aprendeu a valorizar as relações e a formação teórica, política e cultural. Veio para o Brasil em 1966, com o objetivo de ajudar os pobres. Em Vitória, no Espírito Santo, morou no Morro da Garrafa, favela no bairro de Gurigica, onde era pescador e, também, orador: pregava o fim das opressões e a transformação da sociedade. Visado pela ditadura em 1964, foi ser operário em São Paulo para fazer militância dentro das fábricas. Foi metalúrgico durante 20 anos e membro da Oposição Sindical Metalúrgica, onde se destacou pela firmeza na lutapor seus companheiros, chegando a ser preso por seus ideais. Feminista, defendia a igualdade entre os sexos e sempre afirmava que a opressão da mulher pelo homem era tão grave quanto a opressão dos trabalhadores pelos patrões.

A chegada ao Rio e a criação do NPC – Dirigente da CUT, apaixonou-se pela jornalista da Central no Rio de Janeiro, Claudia Santiago. Em 1992 foi para o Rio, onde criou, com a companheira, o Núcleo Piratininga de Comunicação, que defende a comunicação dos sindicatos e dos movimentos sociais. Fizeram palestras, ajudaram a criar jornais, lançaram livros e criaram o Curso de Comunicação Popular, contribuindo para que moradores de diversas favelas se transformassem em produtores de informação e sujeitos de seu próprio discurso.

Autor de dezenas de obras, Vito foi colunista do jornal Brasil de Fato e grande pensador do papel da comunicação na transformação da sociedade. Segundo seus companheiros do NPC, ele era “um cidadão obcecado pelas histórias de luta do Brasil e pela comunicação dos trabalhadores. Alguém que escondia, por trás de tantos palavrões por vezes inacreditáveis, um homem afetuoso, gentil, companheiro, solidário, sempre disposto a ajudar qualquer um que dele necessite”.

Na homenagem a Vito Gianotti, a CNTE reforça a importância de dar continuidade à luta que ele começou e incentivou, na comunicação dos trabalhadores para a transformação do mundo.

Programação do V Seminário Nacional de Comunicação da CNTE “Vito Gianotti”

22/10/2015 – quinta-feira

9h – Abertura

9h30 – Palestra: As potencialidades e limites das redes sociais ante os conglomerados de comunicação
Debatedor: Renato Rovai – Jornalista e Coordenador da Revista Fórum

11h30 – Homenagem póstuma a Vito Gianotti

14h – Palestra: O avanço do ideário fascista na sociedade e na mídia
Debatedor: Paulo Vitor Melo – Jornalista, Doutorando em Comunicação (UFBA); Integrante do Conselho Diretor do Intervozes

16h – Palestra: O protagonismo da TVT- uma TV dos trabalhadores
Debatedor: Luiz Roberto Parise – Diretor de Jornalismo da TVT

23/10/2015 – sexta-feira

9h – As experiências exitosas de comunicação das entidades:
SINPRO – Experiência de programa de tv
SINTESE – Experiência de revista

(outras entidades)

14h – Avaliação do Encontro