O website brasileiro do Coletivo de Mídia Independente (CMI) está disponibilizando, para download, o vídeo “Muito Além do Cidadão Kane”, produção do cineasta inglês Simon Hartog, de 1993, que foi exibida no Channel Four (http://brasil.indymedia.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml).

Trata-se de um documentário sobre o surgimento e a consolidação da Rede Globo e suas ligações com o poder político. O filme cobre o período de 1965 (estréia da Globo) a 1992 (impeachment de Fernando Collor). Nele podemos assistir depoimentos de Chico Buarque, Leonel Brizola, René Dreifuss, entre outros. O documentário jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, foi proibida pelo presidente da República, Itamar Franco.

Desde então circulam fitas de qualidade precária que são exibidas em sindicatos, associações de moradores e diversos eventos sobre o tema da democratização da comunicação. Segundo os organizadores do website, a qualidade do arquivo é boa e o formato é AVI. O tamanho, contudo, é um problema: são 423Mb.

(Gustavo Gindre)