aula_favelas

Foi realizado no sábado (01.04) o 4° encontro do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular. Desta vez, os temas estudados foram “Comunicação Popular” e “História das Favelas”, ambos com foco no Rio de Janeiro.

A primeira aula foi ministrada por CLAUDIA SANTIAGO GIANNOTTI. Jornalista, historiadora e coordenadora do NPC, ela explicou que “a comunicação popular deve existir de acordo com a demanda da comunidade e não deve estar desconectada das lutas populares”.

A origem de parte dessas lutas foram assunto na aula seguinte. Historiador e professor da PUC-RJ, MARIO BRUM falou sobre o surgimento das favelas no século 19. Ele explicou que as relações entre o Estado e a Favela foram sempre marcadas por repressão, clientelismo e resistência e destacou os processos de remoções.

Os alunos também assistiram dois vídeos: “Grita Povo” e “Comunicação Popular no Rio: Quem faz”, este último produzido pelo NPC.

E, para se aprofundarem ainda mais nos assuntos estudados, ganharam dois livros: “Das favelas para as favelas”, do repper Fiell, e “Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação”, escrito por vários autores.