formiga2

[Por Mônica Santos Francisco] No último sábado (11), aconteceu o lançamento do livro intitulado “Experiências em Comunicação Popular no Rio de Janeiro,Ontem e Hoje: Uma História de resistência nas favelas cariocas”.

A iniciativa do Núcleo Piratininga de Comunicação Popular(NPC) teve a coordenação da jornalista Cláudia Santiago  Giannotti. O livro traz uma série de reflexões  e relatos sobre experiências em Comunicação Popular em diversas favelas cariocas, a partir da atuação do próprio NPC, como é carinhosamente conhecido.

O evento aconteceu na sede do Instituto Trabalho e Cidadania, no Morro da Formiga, uma das favelas presentes nos relatos apresentados pelo livro. Além da Formiga, favelas como Borel, Maré, Alemão, Rocinha, Indiana e iniciativas de diversos coletivos que vêm ocupando a cena urbana e viabilizando cada vez mais o acesso à informação.

O encontro reuniu figuras históricas na luta pela redemocratização do país, mostrando que a comunicação é uma das armas mais poderosas nos processos de transformação das sociedades. Figuras que venceram o medo e possibilitaram que a informação circulasse, a despeito de todos os cerceamentos violentos na época da ditadura e que demonstraram o quanto a favela foi protagonista na luta por uma sociedade mais democrática.

Iniciativas como a Rádio Cipó, TV Tagarela na Rocinha, Grupo Eco no Santa Marta, Folha do Borel, Folha da Formiga, Portal da Cidade de Deus, até os coletivos mais modernos, como o Papo Reto no Alemão, são algumas das experiências que o livro nos apresenta de maneira simples, bem escrita e com uma linguagem clara e direta. Isto, aliado a uma pesquisa séria e profunda, apoiada em uma série de entrevistas emocionantes.

O livro pode ser resumido em uma das frases de Arley Macedo da TV Tagarela da Rocinha, “Para fazer comunicação popular, tem que pensar na responsabilidade e no quanto você vai ter de importância na vida e na construção de mundo das outras pessoas”.

* Mônica Santos Francisco – Consultora na ONG ASPLANDE, Colunista no Jornal do Brasil. Coordenadora do Grupo Arteiras