Ruth_de_Souza_e_Carolina_Maria_de_Jesus_na_Favela_do_Canindé._São_Paulo_1961

Na imagem, a escritora Carolina Maria de Jesus ajuda a atriz Ruth de Souza na pesquisa para compor a protagonista (chamada Carolina de Jesus) da peça Quarto de Despejo, em 1961.

[Por Redação NPC – 14.06.2017]  Quem são as mulheres na literatura periférica? Movida por esta pergunta, a jornalista Jéssica Balbino desenvolveu uma pesquisa de mestrado, pela Unicamp, que resultou no curso on line “Vozes Femininas na Literatura Periférica“. O curso acontece no período de 19 de junho a 03 de agosto, com carga horária de 40 horas, e trata da literatura marginal/periférica no Brasil, a começar pela publicação de “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, da escritora Carolina Maria de Jesus.

Outras autoras também são ganham visibilidade no curso, como Conceição Evaristo, Elizandra Souza, Luz Ribeiro, Tula Pilar Ferreira, Esmeralda Ribeiro e muitas outras. E, ao apresentar reflexões e discutir a literatura de cada uma, o curso busca responder quem são estas mulheres, como começaram a escrever, que saraus e espaços culturais frequentam e, principalmente, sobre o que escrevem.

Além do curso on line, a pesquisa de mestrado da jornalista Jéssica Balbino também resultou num livro (no prelo) e num documentário, ambos sobre o mesmo tema. O filme tem sido exibido em espaços fechados, escolas, ONGs e festivais. A autora pensa em desmembrá-lo por temas, antes de disponibilizá-lo na internet. Mas, quem fizer o curso vai receber um link exclusivo para assistí-lo.

As inscrições para o curso Vozes Femininas na Literatura Periférica podem ser realizadas até amanhã, dia 15, ao custo de R$ 60,00. Clique aqui para se inscrever.