Mídia tradicional não retrata a realidade brasileira

Escrito por: Vanessa Ramos – CUT São Paulo

Caderno de Cinema/ Divulgação

Caderno de Cinema/ Divulgação

Todas as entidades e movimentos sociais devem ter direito à voz no Brasil, com espaço nas rádios, televisões e jornais. Mas, no país, os veículos de comunicação estão sob responsabilidade de apenas seis famílias (entre elas Marinho, Mesquita, Frias e Civita), que decidem como serão noticiadas as informações.A CUT São Paulo é contrária ao modelo atual no qual se observa a manipulação dos fatos e entende ser urgente ampliar o debate sobre mídia no Brasil e a necessidade de uma lei que regulamente e coloque em funcionamento os artigos 220 ao 224, da Constituição Federal.

Os artigos da comunicação, aprovados em 1988, na chamada Constituição Cidadã, não foram transformados em lei. Eles poderiam controlar o monopólio e oligopólio nos meios eletrônicos de empresas e meios de comunicação, bem como impedir a concessão para políticos, entre outros, além de defender a pluralidade de opiniões e a diversidade cultural e regional. Ou seja, democatrizar a comunicação é preciso!

Clique aqui para assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica (Lei da Mídia Democrática)

Dicas

A internet, neste sentido, representa um canal de diversidade e pluralidade de vozes. Nela não estão apenas os veículos tradicionais da grande mídia, mas também sites, blogs e canais, como a Rede Brasil Atual, a TVT, que retratam a realidade política, econômica e social com outro olhar: à esquerda. Há também as redes sociais, como espaço comum para que as pessoas possam expressar as suas opiniões.

Por isso, para compreender a conjuntura atual, a CUT São Paulo sugere alguns portais de informação aos internautas. Confira:

Rede Brasil Atual – www.redebrasilatual.com.br
TV dos Trabalhadores (TVT) – www.tvt.org.br
Brasil de Fato – www.brasildefato.com.br
Portal Vermelho – www.vermelho.org.br
Repórter Brasil – http://reporterbrasil.org.br
Carta Maior – www.cartamaior.com.br/
Conversa Afiada – www.conversaafiada.com.br
Fórum – www.revistaforum.com.br
O Cafezinho – www.ocafezinho.com 
Jornal GGN – www.jornalggn.com.br 
Tijolaço – http://tijolaco.com.br/blog/
Diário do Centro do Mundo – www.diariodocentrodomundo.com.br  
Le monde diplomatique Brasil – http://www.diplomatique.org.br
O Escrevinhador – http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/geral/37912/