[Por Tele Síntese – 21.06.2014] Em convenção nacional dos Partidos do Trabalhadores, que tornou oficial neste sábado (21) a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, o programa Banda Larga para Todos foi resgatado pela presidente como compromisso de campanha.

Segundo Rousseff, um “ programa decisivo é o Banda Larga para Todos, com o qual vamos promover a universalização do acesso de todos os brasileiros a um serviço de internet barato, rápido e seguro”. O programa pressupõe tanto a expansão da infra-estrutura de fibras óticas e equipamentos de última geração, como o uso da Internet como ferramenta de educação, lazer e instrumento de participação popular, em especial nas decisões do governo”, salientou a presidente.

Em 2008, na metade do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi lançado o programa Banda Larga nas Escolas. Neste plano, lançado em 4 de abril de 2008, o governo alterou as obrigações das concessionárias de telecomunicações (Oi, Telefônica, Sercomtel e CTBC), para que ao invés de orelhões, fossem instaladas redes da banda larga em todos os municípios brasileiros e conexão de todas as escolas públicas urbanas.

Recente edital da Anatel, que vendeu as primeiras licenças de 4G estabeleceu as metas de atendimento às escolas rurais brasileiras, com a tecnologia móvel. Os dois movimentos preveem, porem, oferta de velocidade de banda larga bem baixa – de 1Mbp e de 350 Kbs – que não atendem a contento a demanda média das escolas brasileiras.