William James (1842-1910), filósofo e psicólogo norte-americano

William James (1842-1910), filósofo e psicólogo norte-americano

[Por Régis Moraes] Atribui-se a William James esta frase preciosa:”Muita gente pensa que está pensando, quando na verdade está apenas reorganizando seus preconceitos”. Eu apenas retificaria o quantificador, talvez fosse melhor “todo mundo, muitas vezes”. Pelo menos. Isso depende do que chamamos de preconceito. Muitas vezes (novamente) preconceitos são, apenas, as idéias dos outros (essa é de Diderot, se nao me falha a memória). De fato (essa é de Michael Polanii) vivemos dentro de uma dimensão tácita, tão silenciosamente admitida que sequer damos pela sua existência, sequer cogitamos a existência de alguma alternativa.

Não junto todas essas pérolas para pregar um ceticismo radical, daqueles que levam à paralisia. A utilidade desses alertas serve apenas para recomendar um ceticismo metodológico e preventivo, meio cartesiano. Já seria o suficiente para não pisar no tomate com tanta frequência…

Cultive a dúvida, camarada. Não para ficar parado, não para desistir de se mexer. Para caminhar com mais certeza.

De qualquer modo, a frase de William James talvez nos ajude a entender função essencial das globos da vida: a cada choque da realidade, ela procura reorganizar os preconceitos de seus seguidores, para que sigam sendo aquilo que são.