Por Vito Giannotti – Brasil de Fato

CAPAS_MARINA

Na semana passada as três maiores revistas do país saíram com a mesma capa: uma enorme foto da Marina e quase um hino à nova candidata. Difícil ver as três capas e não se perguntar se isso foi combinado. O pior é que não foi combinado. Foi o resultado lógico da saída que toda a “grande mídia”, a mídia patronal, empresarial estava procurando. Como esta mídia está sempre do lado dos empresários, dos patrões, e não da sociedade com costumam alardear, e estes senhores estavam à procura de uma alternativa à candidatura da Dilma, estava aí a solução para derrotar uma tradição de 12 anos de governo do PT, mesmo que usem para isso alguém que tenha suas origens no mesmo PT.

Parece até engraçado, mas não é.  Banqueiros, donos do agronegócio, exportadores, empresários de mineradoras e de grandes obras privatizada ganharam muito dinheiro nos governos Lula e Dilma. Do ponto de vista econômico, nada perderam.  Mas simbolicamente, perderam. E nunca aceitaram isso. Nunca aceitaram um governo oriundo das classes populares, dos pobres, de quem mora na periferia. É um ódio de classe.

Fariam de tudo para ter um presidente da turma deles.  Apostaram no Aécio, mas não ficaram satisfeitos. Ai apareceu a Marina que topa qualquer parada. Logo subiram na sela da Marina para derrotar quem trouxe várias melhoras aos de baixo. Derrotar quem diminuiu o desemprego e aumentou o salário mínimo. Derrotar quem quer mais médicos para todos os municípios e garantir alguns direitos às trabalhadoras domésticas.

Como conseguir fazer os trabalhadores esquecer estas melhoras concretas na vida deles e votar em qualquer coisa tipo Marina? Como fazer esquecer o bolso e seguir o que nos dá jornalões e as revistas querem nos vender?

Há anos a mídia faz campanha de desmoralização de política e do próprio governo.  E quem poderia mostrar o outro lado da moeda, não mostra. A comunicação de quem está do lado dos trabalhadores é fraquíssima, quase não existe. Cadê jornais , rádios e televisões que mostrem outra coisa que a Veja, Época e Istoé? Outra coisa que O Globo, a Folha e o Estadão?  Cadê um único jornal DIÁRIO de esquerda?  Enquanto isso, a Globo, a Bandeirantes, a Record e todas elas recebem milhões de propaganda oficial do Governo para fazer sua política.

. Nós da esquerda, sem nossa comunicação diária por todos os meios, rádio, TV, jornais e revistas ficaremos sempre na beira da estrada choramingando que “Eles, os outros” enganam o povo, eles mentem.  E nós? Ficamos esperando a cegonha trazer o nené, ou Papai Noel trazer seu presente.