miacouto

Do moçambicano Mia Couto, um dos mais repercutidos autores africanos da atualidade, passando por obras do historiador local Maciel Aguiar até os contos africanos de Rogério Andrade Barbosa. Essas são algumas das obras que fazem parte da mais nova biblioteca do Espírito Santo, especializada na história cultura e literatura africana e afrodescendente. É a Biblioteca Joaquim Beato, do Museu Capixaba do Negro (Mucane), inaugurada no final de setembro de 2015.

Não há mapeamentos ainda sobre a quantidade de bibliotecas especializadas na história e cultura do povo negro no Estado. Mas, de acordo com Adelson Ferreira, bibliotecário do espaço, é possível que essa seja a primeira do Espírito Santo. Os livros disponíveis tratam de temas como a mitologia dos orixás, a história do povo negro no Espírito Santo; ciências políticas; literatura infantil com livros de contos africanos; artes; religiões de matriz africana, entre diversos outros gêneros. No total serão mais de 400 títulos que, por enquanto, estão chegando de pouco a pouco na Biblioteca.

A Biblioteca Joaquim Beato está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h; e das 13h às 17h, na sede do Mucane – avenida República, 121, Centro de Vitória. A entrada é livre.