[Por Mário Augusto Jakobskind – Caros Amigos] 

Caros Amigos Qual o objetivo principal da Russia Today e suas principais coberturas?

Victoria Vorontsova – Oferecer outra visão dos acontecimentos e falar daquilo que os jornais e canais convencionais ignoram.

RT cobriu o movimento de ocupação de Wall Street nos Estados Unidos, a violação dos direitos humanos dos prisioneiros de Guantánamo, cobre a crise na Ucrânia, entre outros fatos. Nossos repórteres sempre foram os primeiros  a estar presentes nos locais dos acontecimentos e ofereceram uma variedade de opiniões sobre o ocorrido.

Caros Amigos – Em relação a outros canais, que cobertura feita pela RT destacaria?

Vorontsova – Quando os meios de comunicação convencionais aplaudiam a Primavera Árabe, nós da RT advertíamos sobre os riscos que traziam a instabilidade no Oriente Médio, sobretudo na Líbia e na Sria. Em todo o mundo sentem a necessidade de um panorama informativo completo e estão cansadas de uma cobertura unilateral dos acontecimentos.

Caros Amigos – Alguma informação efetiva sobre o alcance das coberturas da RT em espanhol?

Vorontsova – Segundo pesquisas da Ipsos, a audiência semanal da RT alcança 78 milhões de pessoas em 48 países em todo o mundo. No portal youtube, a RT é líder entre as cadeiras informativas com um número total de visitas que supera os três bilhões.

Diariamente recebemos correios em que pedem para lançar RT em idiomas como portugês, húngaro, romeno e farsi (idioma persa falado no Irã).

Segundo a empresa de pesquisa Com Score, a versão da RT em espanhol passou à frente da CNN em espanhol e na BBC Mundo.

Em mercados chaves, a RT tem sido um dos canais informativos mais populares. Nos Estados Unidos, segundo pesquisas da empresa Nielsen, 1,3 milhão de pessoas sintonizam a RT semanalmente nas sete maiores cidades do país.

O canal RT em árabe, ainda segundo a empresa Nielsen, é um dos três canais com maior audiência semanal em seis países do Oriente Médio e Norte da Áfica, superando as cadeias britânicas BBC Arabic e Sky News Arabia, e a norte-americana Al Hurra e o canal chinês CCTV Arabic.

Caros Amigos – Que coberturas feitas pela RT na América Latina destacaria?

Vorontsova – Fomos quase o único meio de comunicação que cobriu as marchas de protesto em memória dos estudantes desaparecidos do México.