DeOlhoNoMundo

[Por Rosângela Ribeiro Gil – NPC] Se os Estados Unidos e outros países aliados da política estadunidense festejam a “coragem” da blogueira cubana Yoani Sánchez – quase feita “prêt-à-porter” ao modelo que essas nações defendem –, por outro lado o país-das-bombas-de-Hiroshima-Nagasaki “caça”, vivo ou morto, Edward Snowden, homem que denunciou o forte esquema de espionagem mantido pelos EUA no mundo todo. Especialista espanhol ouvido pela Prensa Latina – na matéria “Experto niega a EE.UU. autoridade moral para juzgar a Snowden” – diz que o governo americano não tem moral para julgar Snowden, que hoje busca asilo político em algum país. O decano da Faculdade de Direito da Universidade de Elche e especialista em criminalidade informática, Fernando Miró Llinares, afirma: “Un violador de secretos informativos no puede juzgar a otro, evidentemente este delito está regulado en todos los países pero es paradójico que Washington pida la extradición de Snowden para juzgarlo.”

Llinares também observa que o “cibercrime” ocorre na mesma velocidade do desenvolvimento de tecnologias e assume várias formas, tais como ciber-guerra, a espionagem cibernética, crime econômico cibernético.

Snowden era colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos e encontra-se, desde o dia 23 de junho último, na zona de trânsito do aeroporto Sheremetievo, de Moscou (Rússia), esperando um acolhimento político.

Fonte: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=1552941