Documentário sobre a prática do jongo na comunidade de Tamandaré, município de Guaratinguetá, interior de São Paulo. Ali, a tradição de antigos escravos foi preservada, passando de geração a geração. No jongo, o povo negro escravizado buscava uma forma de expressão genuína, como manifestação de sua cultura, de sua religiosidade, de suas danças e cantos. Antigos e novos jongueiros, estudiosos e simpatizantes prestam depoimento, explicando as origens desta manifestação cultural, a simbologia do fogo, das danças, dos cantos, dos tambores, da culinária.

O sincretismo religioso, as articulações do jongo com a umbanda e com os santos e festas católicos também são abordados por este belo documentário. O vídeo exibe também imagens da Igreja Bom Jesus do Bonfim, de ruínas de antigo cemitério de escravos e dos preparativos da festa de São Pedro, além do encontro realizado em maio de 2000 em homenagem a Ogum e Oxum.

Indicação de uso:

Estudiosos de folclore e de cultura popular, estudantes e professores de música, dança, Sociologia, Comunicação Social e Antropologia, entre outros. Pode agradar também às pessoas interessadas em temas espirituais e religiosos, filosóficos e teológicos. 

Ficha técnica:

Direção: Rubens Xavier; 55 minutos.

Produção: Alejandra Hope e Lina Murano/Núcleo de Documentário Mário Borgneth

Co-produção: Associação Cultural Cachuera

Realização: Fundação Padre Anchieta 

Contato: nudoc@tvcultura.com.br // www.tvcultura.com.br