ele_está_de_volta

O filme alemão Er Ist Wieder Da (Ele Está De Volta) mostra como seria a volta de Adolf Hitler na Alemanha dos dias atuais. O filme apresenta cenas reais de diálogos entre o ator que interpreta o ditador nazista e a população. O ator/personagem é abordado diversas vezes por apoiadores que, sem o menor pudor, declaram que o país precisa novamente de uma experiência nacionalista para trazer de volta “os bons costumes perdidos”.

O filme serve de alerta para a sociedade alemã em tempos de crise. Não apenas para a Alemanha, mas para vários países em que vemos o crescimento de partidos de extrema-direita e de grupos neonazistas, que defendem o uso da violência e o ataque aos direitos para combater a “corrupção” e os “maus costumes”. Para nós, brasileiros, o filme também serve de alerta. Basta lembrar que um parlamentar homenageou recentemente um ex-torturador do regime militar sem pudor algum, em plena Câmara dos Deputados.

O filme faz lembrar outra produção alemã, “A Onda”, sobre a sedução do discurso fascista. Ambos estão disponíveis no Netflix.