Assuntos

Fisenge e NPC lançam cartilha sobre a Reforma Política

17453552_1843888032552054_1328851962_o

[Por Ívina Costa – NPC]   A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) lançam a cartilha REFORMA POLÍTICA, com o objetivo de fortalecer o debate deste tema tão caro à população e cada vez mais imprescindível no cenário político brasileiro.

“O Brasil adota hoje um sistema político que precisa ser revisto e a cartilha trata disso. Ela explica o atual sistema, que a gente tem profundas divergências, e apresenta algumas bandeiras fundamentais, como, por exemplo, a adoção do financiamento público de campanha”, explica Clovis Francisco, diretor presidente da Fisenge. Para ele, a correlação de forças no país é perversa, uma vez que o capital domina o Congresso Brasileiro.

Para aumentar a representatividade do povo na política, são apresentadas outras propostas, como a democratização da comunicação e a abordagem do sistema político e eleitoral brasileiro nas escolas. “Quem está encastelado hoje no Congresso não quer esse debate. Então, precisamos enfrentar isso nos sindicatos, nas fábricas e em todos os recantos do país”, explica Clovis.

A ideia é popularizar a cartilha e massificar a discussão, principalmente no interior do Brasil. Por isso, o material foi enviado a todos os sindicatos da Fisenge e também será distribuído no Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Além disso, também está disponível na internet.

Esta é apenas uma das iniciativas da Fisenge para pensar coletivamente alternativas à política brasileira. Outra em curso, ainda mais ampla, é o projeto é SOS Brasil Soberano, uma série de quatro simpósios mensais que serão realizados nos Sindicatos dos Engenheiros do RJ, BA, MG e PR. O primeiro será no dia 31 de março e vai discutir o tema ’SOS Brasil Soberano – Contra crise, pelo emprego e pela inclusão’. E não para por aí. O produto desses seminários resultará, posteriormente, em livro e filme.

Saiba mais informações em: sosbrasilsoberano.org.br

Para ler a cartilha, acesse:

http://www.fisenge.org.br/index.php/publicacoes/cartilhas/item/3789-reforma-politica

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *