O jornalista Boris Casoy, apresentador do Jornal da Band, tem sido muito criticado desde o dia 31 de dezembro do ano passado, quando foi ao ar o áudio de um comentário preconceituoso sobre garis que desejavam feliz ano novo. Ele disse o seguinte: “Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros… O mais baixo da escala de trabalho”. (veja no youtube) No dia seguinte, o apresentador pediu desculpas pela atitude no mesmo jornal.

Por causa desse fato, o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), José Moacyr Malvino Pereira, resolveu entrar com uma ação civil pública contra o jornalista.
No dia 4 de janeiro, o Sindicato entregou na TV Bandeirantes uma carta de repúdio a Boris Casoy. “Não aceitamos as desculpas do apresentador, que foram meramente formais ao ser pego ao manifestar o que pensa e que, infelizmente, reforça o preconceito de vários setores da sociedade contra os trabalhadores garis e varredores…”


Em uma nota oficial no site do sindicato, a entidade também criticou o desmerecimento dado ao trabalho dos garis. “Lamentavelmente Casoy demonstrou não dar valor ao importante serviço prestado por nossos trabalhadores, humilhando-os publicamente”, diz a nota.
 

Vito Giannotti, em seu twitter @VitoGiannotti, comentou o seguinte: “Qual surpresa de Boris Casoy mostrar seu desprezo pelos trabalhadores? É isso que a burguesia e a classe média empestiada por ela sente”. E também: “Casoy com os garis e Caruso com sua charges no Globo mostram o mesmo desprezo e nojo pelo povo que trabalha ou que vai de isopor na praia”.