Luisa e livro SindipetroNF

Luisa Santiago Vieira Souto, editora e organizadora do livro.

[Redação NPC – 22.06.2017]   Será lançado na próxima semana o livro que conta a história do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense desde sua gestação, na dura e combativa década de 1990, até os dias atuais. O trabalho coordenado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação contou com longa pesquisa de Beatriz Passarelli Gomes e Juliane Furno. A história da entidade é relatada através de depoimentos de petroleiros e de documentos históricos, como atas e listas de presença.

Devemos muito ao jornal Nascente e à revista Imagem, produzidos pela equipe de comunicação do Sindicato. Sem eles, seria impossível contar essa história. O material é de grande interesse para os trabalhadores da região, mas nele estão também pedaços importantes da história do petróleo, da Petrobrás e do Brasil. O livro tem edição e organização de Luisa Santiago Vieira Souto, supervisão de Fernanda Viseu e Tadeu Porto, e projeto gráfico de Daniel Costa.

 

Veja um pedacinho:

“Em 1997, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, através da lei 9.478, conhecida como nova lei do petróleo, revogou a lei nº 2004 de 1953. Assim foi extinto o monopólio estatal do petróleo. A exploração, produção, refino e transporte deixaram de ser monopólio da Petrobrás. No mesmo ano, seguindo a cartilha do neoliberalismo, o governo FHC leiloou a estatal Vale Do Rio Doce. No dia 6 de maio de 1997, em pouco mais de dez minutos, uma das maiores empresas mineradoras do mundo foi vendida. Tratava-se de um patrimônio público, do qual o governo federal era, até então, seu acionista majoritário.”