Rico e detalhado documento sobre a história da imprensa no Brasil, este vídeo se inicia com a publicação do primeiro jornal brasileiro, o clandestino Correio Braziliense, editado em Londres em 1808, e termina nos dias atuais, dominados pela imprensa televisiva. Narrado pelo ator Lima Duarte, o documentário colhe depoimentos de importantes jornalistas que ajudaram a escrever a história da nossa imprensa. Neste time estão, entre outros, Antonio Callado, Joel Silveira, Jânio de Freitas, Mário Lago, Claudio Abramo, Mino Carta, Oneida Lopes, Barbosa Lima Sobrinho e Otto Lara Resende.

O documentário aborda os diversos períodos em que a imprensa brasileira esteve sob censura e as perseguições e assassinatos de jornalistas, no Brasil Colônia, no Império, no Estado Novo e na ditadura militar. Faz referência à imprensa alternativa e de resistência política e refere-se à participação feminina num meio inicialmente dominado pelos homens. Acompanha a evolução da imagem desde a utilização das primeiras fotografias até os últimos avanços tecnológicos na televisão e percorre toda a trajetória do rádio e da televisão brasileira.

Indicação de uso: Jornalistas, escritores, estudantes, professores, pesquisadores e estudiosos de comunicação em geral.

Direção: Mimito Gomes e Ricardo Carvalho; 1986; 90 minutos 

Produção: Ademir Balrioni “Baldochi”, Cássia Mello, Clovis Capinan, Elza Maria Bastos, Jonny Savalla, Mary Diana da Costa, Oswaldo d´Alessio, Sílvio Maurício.

Realização: Globotec e Manduri 35