tierra escrava

[Por Ana Prieto / ijnet.org] O projeto de pesquisa investigativa do Eldiario.es, “La Tierra Esclava” (http://latierraesclava.eldiario.es/), vem com uma subtítulo que vai direto ao ponto: “É assim que os países pobres são usados para alimentar os países ricos”.

O projeto envolveu quase duas dúzias de jornalistas trabalhando juntos para descobrir os abusos ocultos por trás de cinco plantações consumidas amplamente na Europa (açúcar, cacau, bananas, café e palmeiras africanas) e que são produzidas graças a condições exploratórias similares a escravidão, práticas comerciais ilegais e danos ambientais contínuos. Os quatro países que foram investigados são Guatemala, Honduras, Colômbia e Costa do Marfim.

As descobertas da investigação incluíram o seguinte: como as poderosas famílias dos barões de açúcar na Guatemala evadiram os impostos graças ao uso de empresas offshore e poderosas conexões políticas; como a monocultura da palmeira africana em Honduras está destruindo o meio ambiente enquanto as autoridades fecham os olhos às leis federais; como os cafeicultores colombianos estão à mercê de especulação; como uma rede política obscura controla a distribuição de terras para cultivo de banana na Colômbia; e como trabalhadores infantis sustentam o comércio de cacau na Costa do Marfim, um país que abastece 40 por cento do cacau mundial.

Saiba mais em:

https://ijnet.org/pt-br/blog/investiga%C3%A7%C3%A3o-sobre-trabalho-escravo-abrangeu-reportagens-em-tr%C3%AAs-continentes