charge morte jk

Charge de Vitor Teixeira

A Comissão da Verdade da cidade de São Paulo divulgou um documento com evidências que mudam a versão oficial sobre a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O dossiê reúne 90 indícios que contrariam a versão de que Juscelino teria morrido num acidente de carro.

Em agosto de 1976, Juscelino Kubitschek teria morrido num acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Porém, de acordo com Gilberto Natalini, presidente da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, não há mais dúvidas de que o ex-presidente foi vítima de conspiração, complô e atentado político.

A verdadeira versão sobre a morte de Juscelino é investigada pela Comissão Municipal, que ajuda a Comissão Nacional no esclarecimento do caso. O secretário particular do ex-presidente em seus últimos anos de vida, Serafim Melo Jardim, afirmou à comissão que JK vinha sendo vigiado desde que voltou do exílio.

Nos anos de 1970 Juscelino Kubitschek tentava articular a volta da democracia ao Brasil. A tentativa de JK era vista com preocupação entre os agentes da Operação Condor, uma aliança política e militar entre as ditaduras do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai

Fonte: Agência Pulsar.