Claudia redimensionada

[Por Redação NPC]   A jornalista e historiadora Claudia Santiago Giannotti, coordenadora do NPC, será homenageada com a medalha Chiquinha Gonzaga nesta quinta (30.03), às 18h, no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107 – Lapa – Rio de Janeiro). Durante o evento, organizado por Renato Cinco, vereador do PSOL, Claudia falará sobre a luta das mulheres ao longo da história e a origem socialista do “Dia Internacional da Mulher”.

Carioca, nascida em 1962, Claudia foi uma destacada jornalista sindical durante 20 anos. Coordenou os departamentos de Comunicação da CUT, Feteer, Sintuperj. Nos anos 1990, participou da fundação do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC e se dedicou à elaboração de uma comunicação popular e da classe trabalhadora, mantendo sempre seu compromisso com a luta pela democratização da comunicação. Produziu jornais, revistas, escreveu e editou livros e agendas. Organizou diversos cursos de formação na área de comunicação e contribuiu com a formação de uma legião de comunicadoras e comunicadores populares Brasil a fora.

As discussões sobre gênero estiveram presentes nas atividades do NPC desde muito. O cuidado e a dedicação à pauta das mulheres resultaram, depois de anos de pesquisa, na cartilha “A origem socialista do dia da mulher”, escrita por Claudia e Vito Giannotti. Lançada em 2004 pelo NPC, o documento resgata a trajetória da greve das tecelãs em São Petersburgo, iniciada no dia 8 de março de 1917, que daria origem a Revolução Russa.

A medalha de reconhecimento Chiquinha Gonzaga foi criada pelo Projeto de Resolução 14/1999, e é conferida a personalidades femininas que tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais no âmbito da União, Estados e Municípios.

Link: https://nucleopiratininga.org.br/claudia-giannotti-coordenadora-do-npc-sera-homenageada-com-a-medalha-chiquinha-gonzaga/