A OAB/RS, juntamente com a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS), e a Regional Latinoamericana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA), entregou na noite desta terça-feira (10), o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

Com o tema “30 anos em busca da verdade e justiça”, a premiação tem como objetivo valorizar as matérias jornalísticas mais relevantes em torno da defesa dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. A cerimônia sempre é realizada no dia 10 de dezembro, data da promulgação, pela Organização das Nações Unidas, da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Na cerimônia, realizada na sede da entidade, foram premiados trabalhos jornalísticos nas categorias: Reportagem, Fotografia, Imagem de Televisão, Jornalismo Online, Crônica e Acadêmicos. O concurso foi aberto aos jornalistas e fotógrafos que atuam na área profissional.

Ao abrir o evento, o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer afirmou que “precisamos divulgar a importância dos direitos humanos, debater e informar. Esta noite reconhecemos o belíssimo trabalho de profissionais que relataram matérias envolvendo violações direitos humanos”, salientou o dirigente.

O coordenador-geral da CDH da OAB/RS, conselheiro seccional Rodrigo Puggina, explicou a importância da premiação aos jornalistas. “Este evento estimula a produção de atividades da imprensa no que diz respeito a notícias de direitos humanos. Aliás, tendo como base a participação de estrangeiros, a divulgação ganha grande repercussão e gera valorização para o trabalho produzido pelos profissionais da área da comunicação”, argumentou Puggina.

O presidente do Movimento de Justiça de Direitos Humanos, Jair Krischke, salientou o reconhecimento que os jornalistas têm sobre o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. “A imprensa costuma chamar o evento de ‘Oscar’, isto demonstra a credibilidade que nós, que trabalhamos na promoção do evento, temos dos jornalistas”, avaliou.

Fonte: OAB/RS (http://www.oabrs.org.br/noticias/jornalistas-recebem-premio-direitos-humanos-jornalismo-na-oabrs/13678)