onibus_rio

A Polícia Militar do Rio de Janeiro retirou, no domingo, dia 23, mais de 15 jovens de ônibus que iam em direção às praias da zona sul carioca. Ao passarem por uma blitz no bairro de Botafogo, os adolescentes foram retirados dos veículos e encaminhados para o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciaca), em Laranjeiras. Segundo funcionários do Centro, nenhum dos jovens portava drogas ou armas. O motivo da retirada, portanto, foi apenas o fato de serem negros e pobres e estarem indo para a zona sul.

A ação dos policiais teve muita repercussão e chamou atenção de Conselho Tutelar e da Defensoria Pública. A Defensoria, inclusive, declarou há alguns dias que entraria com uma ação de responsabilidade por danos morais e constrangimento ilegal contra o estado.

Ao comentar o episódio, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, confirmou a inaceitável prática de segregação social. Ele disse que a retirada dos jovens se dá para impedir arrastões e que isso já vem ocorrendo há algum tempo. Ou seja, para o estado do Rio de Janeiro, jovens, negros e pobres são sempre criminosos em potencial e devem ser impedidos de chegar às áreas nobres da cidade. Mais uma face do racismo nosso de cada dia.