badaró

[Vito Giannotti, Marcelo Badaró Mattos, Kênia Miranda e Marco Pestana]

Para um dos organizadores da obra, o historiador e professor da UFF Marcelo Badaró, resta da Ditadura Militar no Brasil, no campo da organização dos trabalhadores, uma estrutura sindical atrelada ao Estado que mantém o controle da organização das categorias. “Não devemos perder de vista que o fim da Ditadura foi resultado da luta da classe trabalhadora e dos explorados. Mas o fim do regime não significou que a lutas tenham terminado. O atual regime democrático continua servindo à mesma classe dominante que esteve à frente do Estado brasileiro nos últimos 30 anos”.

Autora de um dos artigos e presente ao lançamento, Kênia Miranda falou da destruição dos materiais produzidos por educadores e trabalhadores da educação popular e alfabetização de adultos, nos anos 1960, pelo regime. “Esse material foi destruído, o que interrompeu toda uma visão de que o analfabetismo é uma questão social e precisa ser enfrentada a partir da luta social. Esse debate só pode ser retomado nos anos 1970 e 1980, quando os profissionais de educação se incorporam ao processo de resistência em suas associações e entidades”.

Outro autor presente no lançamento, Marco Pestana falou do processo de remoção das comunidades e favelas do antigo Estado da Guanabara (atual Rio de Janeiro), a partir do golpe e de como esse processo de dominação de classe ainda se mantém vivo nas remoções e na repressão às classes populares, nas favelas e comunidades das cidades. “A ditadura serviu aos interesses do capital imobiliário, retirando moradores das regiões mais centrais e potencialmente atrativas a determinadas classes de maior renda Ao mesmo tempo, esse capital imobiliário também se beneficia com a construção de conjuntos habitacionais destinados aos moradores removidos”.

O coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, Vito Gianotti, apresentou o debate com os autores e destacou a importância desse tipo de atividade e da necessidade de mais publicações com textos de autores do campo da esquerda. “Precisamos de mais e mais livros. Vamos deixar a preguiça de lado e escrever e divulgar nossas ideias em espaços como este”.

_____________________________________________________________________
O livro Trabalhadores e Ditaduras – Brasil, Espanha e Portugal. Badaró M., Marcello; Vega, Rubén (Orgs). 2014. Consequência Editora. Disponível para compra na livrariagramsci.com.br.
_____________________________________________________________________