II Marcha (Inter)Nacional Contra o Genocísio do povo Negro

II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro acontece no dia 22 de agosto, sexta-feira.

Com o objetivo de combater o racismo e lutar contra o genocídio do povo negro, a II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro será realizada em 17 estados brasileiros e 13 países, no dia 22 de agosto, sexta-feira, às 15h. Países como Espanha, África do Sul e Alemanha também participam.

Mais de 50% da população brasileira é composta por negros, ou seja, pretos e pardos, de acordo com o Censo Demográfico 2010, realizado pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas o mesmo censo mostra que mesmo sendo maioria, a população negra ocupa menos cargos de gestão em empresas públicas e privadas, faculdades e universidades públicas, e, consequentemente, em programas de fomento  ao ensino no exterior,  em níveis de graduação, mestrado e doutorado.

As mortes e as violências que sofrem as famílias negras no Brasil são realidades e não contos ou construções teóricas. De acordo com Sistema de Vigilância à Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, a campanha do desarmamento iniciada em 2003 reduziu a frequência de homicídios entre jovens brancos, enquanto que houve um aumento das mortes entre jovens negros. Em 2008 os dados apontaram que jovens negros tinham 138% mais chance de ser abatidos de maneira violenta quando comparados com jovens brancos na mesma faixa etária.

Estes e outros questionamentos serão levantados pela marcha, que busca um novo posicionamento das diretrizes governamentais, privadas e institucionais frente às disparidades sociais, econômicas e até mesmo subjetivas que acompanham o povo negro no Brasil e no mundo. A marcha defende, ainda, o reconhecimento do apartheid sociorracial e, por isso, a exigência de um compromisso de uma nova conduta do Estado em recorrimento da igualdade racial e dos direitos da pessoa humana.

No Rio de Janeiro, a concentração tem início às 14h, na região do Manguinhos, em frente à estação de trem, na rua Leopoldo Bulhões. Na Bahia, o grupo se reune no Largo dos Aflitos, no mesmo horário, e segue em protesto até a Praça da Piedade em frente à sede antiga do Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia. Durante a concentração, os ativistas realizam atos simbólicos e atividades culturais.

Serviço

II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo
Quando: 22 de agosto de 2014, às 15h
Rio de Janeiro
Concentração: Região de Manguinhos, em frente à estação de trem, na Leopoldo Bulhões.

Bahia
Concentração: Largo dos Aflitos